segunda-feira, março 16, 2009

PAINEL

Classificados Infraero


Folha de S. Paulo - 16/03/2009
 

Superavitária pela primeira vez em anos e dona de generosos recursos para reformar aeroportos, a Infraero entrou na mira do PMDB. A presidência ficará vaga em julho, quando o brigadeiro Cleonilson Nicácio voltará para a FAB -movimento obrigatório para que ele fique em condição de suceder o comandante Juniti Saito em 2010.
Nicácio defende uma blindagem da cúpula da estatal, vetando indicações políticas para quatro de suas cinco diretorias. A proposta será analisada pelo Conselho de Administração. Em 2008, a Infraero teve R$ 400 milhões para investimentos.

Alhos e ....
Causou mal-estar entre jornalistas no encontro Lula-Obama a presença do grupo humorístico do "CQC", credenciado pelo Itamaraty. No hotel Four Seasons, em Washington, eles atrapalharam os repórteres ao entregar a Lula camisa de basquete com as cores da seleção e o nome de Obama. 

...bugalhos
Na entrevista coletiva na residência do embaixador do Brasil, foi deles a última pergunta, sobre a volta à cena política de Collor, com ajuda de Sarney. Lula respondeu: "As pessoas que são eleitas precisam ser respeitadas porque os eleitores delas têm a mesma importância dos que votaram em mim." 

Freezer
Vendido meses atrás como ideia genial, o programa Bolsa-Geladeira patina no governo. Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Carlos Minc (Meio Ambiente) não se entendem. 

Sem rastro
Investigado na Corregedoria da Câmara por suspeita de uso irregular da verba indenizatória, Edmar Moreira, o deputado do "castelo", desde janeiro não declara seus gastos à Casa. 

Prêmio
José Serra (PSDB) anunciará na quarta que mais de 70% das escolas da rede paulista cumpriram em 2008 as metas da política de bônus por mérito. Professores e funcionários das escolas que atingiram as metas receberão 2,4 salários a mais até o final do mês. Nas que superaram, o bônus será de 2,9 salários.

Patamar
Além de pedir a entrada da Polícia Federal no caso, a bancada do PT na Assembleia gaúcha levará as denúncias de escutas ilegais no governo para a CPI dos Grampos, onde, acredita-se, Yeda Crusius (PSDB) não teria como interferir na investigação. 

Memória
Em 2008, quando se filiou ao PSDB, o então ouvidor da Segurança Pública do RS, Adão Paiani, afirmou: "Yeda tem coragem para enfrentar os problemas e dá espaço para o cidadão". Foi ele quem apontou um esquema de grampos no governo. 

Baralho
A súbita convergência de petistas em torno da pré-candidatura a governador do prefeito de Osasco, Emídio de Souza, indica que o PT-SP não quer jogar com uma carta só. Caso a opção Antonio Palocci não se materialize, o partido evita ficar refém de uma indicação "vinda de cima". Como Fernando Haddad. 

Heterodoxo
Enquanto o partido discute nomes, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, defende que o PT analise a hipótese de abrir mão de encabeçar uma chapa se os aliados viabilizarem um candidato. 

Tudo por ela
Marinho sugere que se faça uma pesquisa para testar a ideia e que o PT priorize a formação de um palanque robusto para Dilma Rousseff no Estado. "O partido poderia abrir mão de ter candidato em São Paulo, se houver um nome aliado que o eleitorado aprove." 

Em tempo
O
s apoiadores do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em vias de se filiar ao PSB, vendem sua pré-candidatura como "segundo palanque da Dilma em São Paulo". 

Tiroteio

"O PSDB trata o PT como quem acredita que se der alface o leão vira vegetariano. Quando abrir a jaula, o animal engole o dono sem cerimônia." 
Do deputado 
RONALDO CAIADO (GO), líder do DEM na Câmara, criticando o que chama de "cardápio light" da oposição tucana.

Contraponto

Modéstia à parte

Congressistas do DEM e do PSDB chegaram a Brasília empolgados, na terça, depois de assistirem em São Paulo a uma palestra do neurocientista norte-americano Drew Westen, autor do best-seller "O Cérebro Político" e um dos consultores de Barack Obama na campanha.
-Foi ótimo! Ele explica erros e acertos com exemplos muito concretos-, elogiou o "demo" José Carlos Aleluia.
Aloizio Mercadante (PT-SP) entrou na conversa:
-Esse livro é realmente imperdível! Mas a melhor parte é a apresentação da edição brasileira...
Os repórteres que estavam por perto quiseram saber de quem era a introdução, e Mercadante, solícito, informou:
-Minha! Espero que os tucanos tenham gostado...

Nenhum comentário: