sábado, março 21, 2009

INFORME JB

 Mudanças à vista na exploração mineral

Leandro Mazzini

Jornal do Brasil - 21/03/09

O governo está em alerta com a dependência externa do país com adubos e fertilizantes. Num país como o Brasil, considerado um dos celeiros do mundo, isso é preocupante, lembra o senador Gerson Camata (PMDB-ES) (foto). Daí o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter proposto a fabricação estatal de fertilizantes. Mais de 80% são importados. Os senadores pretendem mudar o Código Nacional de Mineração para mudar o quadro. Camata lembra que quatro multinacionais detêm o domínio sobre a exploração de reservas minerais no país. "O pior é que elas nem chegam a iniciar a exploração, e o governo assiste a tudo, passivo", protesta. Ele defende uma mudança radical na lei. Quem não explorar sua reserva no prazo de um ano perderá o alvará ou a licença.

Cidadão... ... do mundo

Engana-se quem pensa ser mole a vida do presidente Lula quando fica o dia inteiro no gabinete do Planalto. Na quinta à tarde, entre uma audiência e outra, recebeu o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, para quem foi todo ouvidos.

Depois, o presidente recebeu ligação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que desejava um lero-lero com Lula.

Parceiros

Um detalhe. Patrick Manning está no quarto mandato. Não que Lula queira um terceiro...

Surpresas

Os integrantes do Iron Maiden chegaram de surpresa ao pub O´Rilley, quinta à noite, em Brasília, e fizeram a festa da turma. Ontem, o guitarrista Janick Gers, do Iron, fez demorado tour pelo Congresso. Vá entender!

Tá difícil

Houve acordo de não-agressão entre os senadores Tião Viana e José Sarney. Um suspeita do outro sobre vazamento de denúncias.

Loyola reloaded

Gustavo Loyola, ex-presidente do BC, faz palestra dia 27 para o grupo Líderes Empresariais em São Paulo, no Hotel Intercontinental.

Lembrete

Está mesmo nas mãos do STF o destino do italiano Cesare Battisti, que ganhou refúgio no Brasil via Ministério da Justiça. Se a corte decidir por sua extradição, assim será feito. Mas um dos mais antigos ministros da corte lembra que "não existe decreto de extradição".

Lembrete 2

O presidente da República só tem competência constitucional para decretar expulsão (e não extradição) de estrangeiro.

A volta...

O ex-deputado federal Reinaldo Gripp (PL-RJ) é o novo secretário de Saúde de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Em 2006, a CPI das Sanguessugas recomendou seu indiciamento por suspeita de envolvimento na máfia das ambulâncias.

... dos que não foram

Outra envolvida no escândalo, Maria José Gouveia, ex-assessora do ex-deputado Itamar Serpa, também foi nomeada em Belford Roxo. Vai cuidar da captação de recursos em Brasília.

Notícia & música

A Video Clipping, uma das maiores empresas de clipping do país, completa 21 anos na terça. O Música no Museu fará concerto-homenagem às 12h30 no Real Gabinete Português, no Rio.

Nenhum comentário: