quinta-feira, março 05, 2009

ILIMAR FRANCO

Mudança

Panorama Político 

O Globo - 05/03/2009
 

A Agência Espacial Brasileira deve transferir seu centro de lançamento de satélites da base de Alcântara (MA) para outro local do Nordeste, com condições similares. O plano se deve à destinação de 78,1 mil hectares de Alcântara para remanescentes de quilombolas, o que restringe a expansão do projeto espacial brasileiro aos 8,7 mil hectares da atual base da Aeronáutica. 

Canibalismo 

Os dissidentes do PSDB vão pedir uma prestação de contas dos 116 cargos de confiança da liderança do partido na Câmara. Querem saber quem são os comissionados e onde trabalham. É o troco por não terem sido indicados para comissões de sua preferência. Eles receberam ofício de Aníbal para saber de que comissões gostariam de participar, mas não responderam porque não o reconhecem como líder. Foram indicados então à revelia. O deputado Julio Semeghini (SP), por exemplo, que era da Comissão de Ciência e Tecnologia e gostaria de continuar, foi para a de Finanças. Agora pediu ao PT para ceder uma vaga. 

Lula falou que tinha 300 picaretas no Congresso. Agora Jarbas disse que é só no PMDB. Então reduziu" - Roberto Requião, governador do Paraná, para o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) 

POÇO DE MÁGOA. A bancada do PT no Senado é um poço de mágoa com o governo. Considera que o Palácio do Planalto foi omisso na disputa entre Ideli Salvatti (PT-SC) e Fernando Collor (PTB-AL) pela presidência da Comissão de Infraestrutura. Os petistas afirmam que ela foi abandonada depois dos serviços prestados ao governo na liderança do partido, principalmente durante a crise do mensalão. 

Jogo de cena 

O Senado está cobrando de seus funcionários declarações de renda de anos anteriores. A norma que exige a prestação de contas anual é ignorada. Em tese, a documentação é enviada ao TCU para análise da evolução patrimonial.

Mudança de ares 

Derrotado para a Prefeitura de Salvador, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) deve assumir a Casa Civil ou a Secretaria de Planejamento do governo do estado. Ele tem conversa marcada com o governador Jaques Wagner amanhã.

Faca no pescoço 

Em almoço de líderes da base aliada com o ministro José Múcio (Relações Institucionais) ontem, o PMDB disse que não abria mão de ampliar o parcelamento e o perdão de dívidas tributárias com a União na medida provisória 449. Múcio chegou a dizer que o presidente Lula vetaria. Depois, baixou o tom. Afirmou que a crise é muito maior, que a arrecadação do governo está caindo e apelou para um acordo. 

Para inglês ver 

O Senado montou uma comissão para reformar seu regimento. A intenção era dar mais objetividade ao funcionamento da Casa. Mas as principais propostas do relator, Gerson Camata (PMDB-ES), não foram aceitas. Eram elas: apenas os senadores que apresentassem emendas a projetos poderiam discuti-los; quando houvesse mais de três medidas provisórias, a sessão começaria pelas votações, e não pelos discursos; e, no caso da formação de blocos partidários, haveria apenas um líder para todos os partidos integrantes. 

NOVIDADE. O PT vai tentar transformar o fato de a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) nunca ter disputado uma eleição em um ponto positivo, devido ao desgaste da classe política. 

ENTRE AS PRIORIDADES do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, está a mudança de regra para a eleição de suplente de senador. 

DO DEPUTADO Silvio Costa (PMN-PE), desafiando o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE): "Eu proponho uma novela da ética, por capítulo".

Nenhum comentário: