sexta-feira, fevereiro 20, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

De volta ao jogo

Paulo Filgueiras


O lobista Marcos Valério voltou à ativa. Depois de passar tês meses no xilindró, ele foi solto há um mês e já se reuniu por três vezes com representantes do empresário Walter Faria, dono da Cervejaria Petrópolis. A última ocorreu na semana passada. Foram justamente essas relações que o levaram à prisão. As reuniões com os executivos de Faria tiveram lugar no escritório que o operador do mensalão divide com o advogado Rogério Tolentino. Marcos Valério também tem mantido contatos frequentes com o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade, seu antigo sócio nas agências de publicidade SMPB e DNA.

 

O novo porto de São Paulo

Roberto Barroso/ABR


O governo paulista cogita ressuscitar o projeto de construção de um porto no município de Peruíbe, no Litoral Sul do estado. O primeiro a propô-lo foi o empresário Eike Batista, que pretendia investir 2 bilhões de dólares no que chamou de Porto Brasil. O plano foi abortado em razão da crise econômica e de problemas fundiários da área, localizada em frente a uma aldeia indígena. Pode ser desengavetado por Claudio Vaz, presidente da recém-criada Investe São Paulo, a agência de desenvolvimento do estado. Vaz acredita que a Petrobras só explorará as jazidas da Bacia de Santos a partir de São Paulo se tiver um porto exclusivo no estado, e Peruíbe é um dos poucos lugares disponíveis.

 

No ombro presidencial

Raul Junior


Foi carregada de emoção a reunião que tiveram na semana passada o empresário Eugênio Staub, da Gradiente, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Staub fez um apelo comovido para que o governo ajudasse sua empresa a atravessar a crise na qual se encontra. A certo momento, desatou a chorar. Entre comovido e constrangido, Lula enxugou as lágrimas do empresário com lenços de papel.

 

Guerra ao Morumbi

Almeida Rocha/Folha Imagem


A cartolagem paulista concluiu que é inviável o projeto de reforma do Estádio do Morumbi apresentado à Fifa pelo presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. O orçamento está subestimado e o projeto não preenche todos os requisitos exigidos das arenas candidatas a sediar a abertura ou a final da Copa de 2014. Por isso, os cartolas pressionam a prefeitura e o governo estadual a aceitar a ideia de erguer um estádio na Zona Norte da capital.

 

O regra-três

Joedson Alves/AE


O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) anda magoado com o Palácio do Planalto. Muito paparicado no passado, ele chegou a ser cotado para vice na chapa do presidente Lula em 2006. Agora, aparece na bolsa de apostas palaciana em terceiro lugar entre os possíveis vices de Dilma Rousseff. Perdeu a primazia para dois peemedebistas: o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

 

O pequeno segredo dos Schürmann

Arquivo pessoal


O próximo longa-metragem do cineastaDavid Schürmann, integrante da família que viaja o mundo em um veleiro, abordará a doença e a morte de sua irmã adotiva, Katherine. Filha de amigos da família, Katherine morreu de aids pouco antes de completar 14 anos. Havia contraído o vírus de sua mãe, contaminada em uma transfusão de sangue. Schürmann pretende contar o drama da irmã por meio de quatro histórias que convergem para o momento em que Katherine fez 9 anos e sua família lhe contou que ela havia sido infectada. O filme, que custará 5 milhões de reais, já tem título: O Pequeno Segredo. Parte dos custos de produção será coberta pela Volkswagen e pela Hering.

Nenhum comentário: