segunda-feira, fevereiro 16, 2009

INFORME JB

PMDB ainda sonha com Aécio Neves

Jornal do Brasil - 16/02/09

Karla Correia

O discurso dentro do PMDB arrepia as penas de uma boa parte do tucanato. "O tapete vermelho continua estendido para Aécio", diz o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), dando o peso que teve a visita do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), a Brasília, na semana passada. Aécio cumpriu uma agenda protocolar, indo aos gabinetes dos presidentes da Câmara e do Senado, Michel Temer e José Sarney. Mas ao dar um prazo para a realização das prévias para escolha do candidato ao Palácio do Planalto, mandou o sinal de que o PMDB ainda está entre suas opções. Mesmo que seja só para se cacifar dentro das hostes tucanas, onde faz de tudo para não ser atropelado pelo governador de São Paulo, José Serra.

‘Muy’ aliado Prévias?

A possibilidade de uma candidatura própria não invalida o discurso de que o PMDB estará ao lado de Lula em 2010, diz Henrique Eduardo Alves. "Continuará sendo a candidatura de um aliado do governo", esclarece. Ah, tá.

Nem um pouco disposto a deixar acontecerem em seu partido as prévias para escolha do candidato tucano à Presidência da República em 2010, o governador de São Paulo, José Serra, confabulava com companheiros de legenda em visita a uma exposição rural em Cascavel (PR). De Minas, o governador Aécio Neves tem dito a quem queira ouvir que tem o apoio de 90% dos diretórios do PSDB para sua candidatura.

Estou podendo

Serra faz pouco caso. "Ninguém vence eleição só com apoio interno. Ele tem os diretórios, mas eu tenho o povo. Quem vier com esse argumento comigo vai ter de enfrentar as pesquisas de intenção de votos, que estão ao meu favor", disse o paulista a aliados.

‘L’argent‘

A ministra da Justiça da França, Michele Alliot Marie, prometeu abrir os cofres do Tesouro de seu país para turbinar o Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), carro-chefe de toda a política de segurança nacional. A preocupação do governo francês é com a região de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.

Acordo

Num encontro, quinta-feira, em Paris, Marie disse ao ministro Tarso Genro que a França quer investir em parcerias na capacitação de policiais, na linha de um acordo existente de combate ao crime ao norte do Oiapoque.

Oratória

É consenso que o estilo duro das falas da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (foto), melhorou muito nos últimos tempos, mas a roupa de candidata ainda custa a se ajustar à ministra, dizem dois petistas que assistiram ao seu discurso no aniversário do partido.

Oratória 2

Em Salgueiro (PE), por exemplo, a ministra recebeu uma ajudinha do presidente Lula que, percebendo que sua fala estava longe de empolgar a plateia, mandou um bilhetinho para ela pedindo ênfase ao programa habitacional, ainda no forno do governo, que contemplará famílias com renda de até 10 salários mínimos. Deu certo.

Aviso aos navegantes

Depois do Carnaval, a líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), passa por cirurgia para retirada de um aneurisma no cérebro. Mas não deixa o cargo, como ao menos dois colegas de partido tanto desejavam.

’Low profile‘

"Ela é muito discreta", comentava a mulher de um prefeito, em Brasília, durante o encontro de prefeitos organizado pelo Planalto. "Nem sei qual é o cargo que ela ocupa". Referia-se à primeira-dama, Marisa Letícia, e ao que considerava ser a modéstia de sua atuação no governo Lula.

Nenhum comentário: