sábado, fevereiro 14, 2009

INFORME JB

Juras de fidelidade no bunker do blocão

Jornal do Brasil - 14/02/09

O blocão da Câmara – que reúne os 14 partidos apoiadores da vitória do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Casa – fez a festa da conquista, quarta-feira à noite, no restaurante La Torreta, na Asa Sul de Brasília. A turma foi parar na seleta adega subterrânea da casa, um espaço exclusivo onde uns 30 deputados – entre eles os líderes dos partidos – comemoraram a ascensão. Quem estava lá relata que o jantar foi um festival de juras de fidelidade a Temer, de deixar constrangido qualquer ministro do TSE que julga traição partidária. Temer aproveitou o encontro e discursou: "Independentemente das diferenças partidárias, espero que haja respeito e união". E, para alegria de todos, o presidente da Casa terminou com um "quero construir um Parlamento forte".

Panelinha Mea-culpa

Estavam lá, e se esbaldaram nos bons vinhos, entre outros, os deputados: José Aníbal (PSDB-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Cândido Vacarezza (PT-SP), Albano Franco (PSDB-SE), Ronaldo Caiado (DEM-GO), ACM Neto (DEM-BA), o carioca Miro Teixeira (PDT) e o paulistano Jilmar Tatto (PT).

O ex-presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP), um dos promoters do jantar, exaltou avanços da gestão. E fez, digamos, um mea-culpa sobre o que faltou. Mas nem assim deixou de ser aplaudido.

Que notas?

No encontrão da adega-bunker, diante de preocupação geral, surgiu o consentimento entre os líderes: nada de polêmica ou CPI sobre notas fiscais de prestações de contas. Claro, todo mundo tem rabo preso.

Maldição do Edmar

É que o DEM e o PSOL cobram do ex-corregedor-relâmpago Edmar Moreira, deputado do DEM-MG, as notas de prestações de contas. A polêmica vai parar nisso.

Roriz, o retorno

O ex-senador Joaquim Roriz (PTB-DF), que renunciou para escapar da degola, inaugura dia 8 de março escritório político no Setor de Indústrias Gráficas de Brasília. Para atender aliados e líderes comunitários.

Corpo docente

O governo federal criou grupo de trabalho interministerial para propor soluções para o aprimoramento do ensino superior. A medida atende a determinação do TCU, depois de auditoria em 16 universidades federais.

Rosinha reloaded

Depois da campanha pela instalação de refinaria no estado do Rio, a ex-governadora Rosinha Garotinho, prefeita de Campos (RJ), promete entrar na luta contra a redistribuição dos royalties.

Pajelança

A ex-governadora ainda tem bom trânsito no PMDB, ao contrário do marido, Anthony Garotinho. Foi recebida em Brasília pelos presidentes da Câmara e do Senado, Michel Temer e José Sarney. Que prometeram apoio.

Cofrinho

Rosinha voltou para Campos com dinheiro no cofre: R$ 30 milhões do Ministério da Integração Nacional para a recuperação dos canais da Baixada Campista e outros R$ 50 milhões da Secretaria Nacional dos Portos para a dragagem do Canal das Flechas

Reciclagem

De 2007 para o ano passado, a Tetra Pak reciclou cerca de 5 mil toneladas mais de embalagens pós-consumo – aumento de 7%. Ao todo, 52 mil toneladas de embalagens voltaram a ser matéria-prima para outros produtos como telhas, canetas, parafina para indústria de cosméticos.

Água municipal

O prefeito de Duque de Caxias, Zito (PSDB), tem um levantamento técnico dos bens da Cedae na cidade, inclusive redes de tubulação instaladas e histórico de ligações de água. Promessa de campanha, quer municipalizar a água.

Lentão

O Sedex normal, cujos Correios prometem entregar no dia seguinte em qualquer lugar, está chegando ao destino em algumas cidades com até três dias de atraso. E de capital para capital.

Nenhum comentário: