quinta-feira, fevereiro 19, 2009

FERNANDA KRAKOVICS

Além PAC

Panorama Político 

O Globo - 19/02/2009
 

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vai incluir as empresas estaduais de energia no fundo garantidor de empreendimentos do setor elétrico. Os governos estaduais, no entanto, terão de pôr dinheiro. Cunha é relator da MP que cria o fundo, considerado fundamental para o PAC. Há ainda forte lobby para que as garantias dadas a financiamentos concedidos por instituições financeiras federais sejam estendidas a fontes de financiamento privado e organismos multilaterais. 

Inversão de papéis 

A oposição reclama que a base do governo usurpou suas funções no Senado desde a abertura do ano legislativo. Os partidos da base aliada estão obstruindo os trabalhos devido à disputa por cargos e comissões. Primeiro foi PTB x PDT por um cargo na Mesa Diretora, agora é PTB x PT pela presidência da Comissão de Infraestrutura. "Estou achando extremamente interessante. É Kramer x Kramer", ironizou o líder do DEM, senador José Agripino (RN). O PTB, pivô da discórdia, é o partido do ministro José Múcio, responsável pela articulação política do governo. Ele não tem ascendência sobre o partido. 

Se fosse uma ata do Banco Central sobre a taxa de juros, diria que é mais do mesmo, com tendência de piora acentuada" - Arnaldo Madeira, deputado (PSDB-SP), sobre a proposta de reforma política do governo 

FALTA ROSQUINHA. O ministro Guido Mantega (Fazenda) discorria ontem sobre a recuperação de alguns setores da economia, na reunião do conselho político, quando foi interrompido pelo líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO). "Na minha empresa estamos trabalhando até aos domingos", disse o deputado. "Está faltando rosquinha no Brasil. Isso é que dá não acreditar na política econômica brasileira", brincou Mantega. 

Ladainha 

O presidente Lula prometeu aos aliados ontem, mais uma vez, diminuir o uso de medidas provisórias. Mas alegou que elas são necessárias devido ao ritmo do Congresso, onde um projeto de lei leva mais de um ano para ser aprovado.

Incansável 

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aproveitou reunião com parlamentares italianos anteontem, no Ministério da Justiça, sobre o caso Cesare Battisti, para distribuir exemplares de seu livro sobre a renda básica de cidadania. 

Presidente Lula dialoga com o PSDB 

Em almoço no Itamaraty anteontem com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, o presidente Lula pediu ao líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. O tucano reiterou que seu partido é contra. "Mas são R$6 bilhões de fluxo comercial entre os dois países", insistiu Lula. Virgílio defendeu que a manutenção das relações comerciais não depende da entrada da Venezuela no bloco. 

Contrapartida ambiental 

Assim como as centrais sindicais, que exigiram garantia de emprego, o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), pediu ontem ao governo condicionantes ambientais nas medidas anticrise. No pacote da construção civil, defendeu que as casas tenham aquecimento solar. O ministro Guido Mantega pediu a ele uma planilha de custos. E nos incentivos para a indústria automobilística, o deputado defendeu como contrapartida a pesquisa de combustíveis menos poluentes. 

CARNAVAL. Além de assistir ao desfile da Beija-Flor, o presidente Lula deve ficar no Rio nos quatro dias de Carnaval. Ele deve passar o feriado na base da Marinha na Restinga da Marambaia. 

ESTREIA. O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), estreou ontem no conselho político. Preferiu uma atuação discreta. Ficou calado. 

DREW WESTEN, um dos coordenadores da campanha de Barack Obama, fará palestra para PSDB e DEM em março. Ele é autor do livro "O cérebro político: o papel da emoção na decisão dos destinos do país".

Nenhum comentário: