sábado, janeiro 31, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

 

Os inimigos da Vale

Germano Luders


No front nacional, uma das maiores preocupações da Vale é com dois sindicatos de Minas Gerais: os Metabase de Itabira e de Ouro Preto. Eles nem sequer responderam à proposta da empresa de reduzir salários para evitar demissões. Ambos são ligados ao PSTU e à central sindical Conlutas, que reza pela cartilha do MST. O presidente da Vale, Roger Agnelli, teme que a empresa seja apresentada pelo PSTU como vilã da crise econômica ou que sofra em Minas problemas como os que já teve no Pará, onde suas propriedades foram invadidas.

 

Por Serra, até licença

Mario Rodrigues


É o que basta para dirimir qualquer dúvida que ainda reste sobre o grau de envolvimento do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no projeto de eleger o governador José Serra à Presidência da República em 2010. Para coordenar a campanha do padrinho, Kassab não descarta pedir licença do cargo. Ressalte-se: o prefeito não pretende deixar o posto. Apenas avisa que está disposto a fazê-lo caso seja necessário. Se isso ocorrer, fará um agrado extra ao PMDB, partido de sua vice, Alda Marco Antonio.

 

Meu querido paiol

Marcello Casal Jr/ ABR


A maioria dos funcionários do Ibama em Brasília não sabe, mas dá expediente sobre 2 toneladas de armas e munições. O arsenal é destinado à defesa dos fiscais, que têm porte de armas e se envolvem em operações perigosas. Até aí, tudo bem. O problema é que o paiol foi acondicionado em uma das salas do instituto, sem nenhuma segurança, e cresce a cada dia. Em dezembro, recebeu 85 000 cartuchos. Assustado, um grupo de servidores resolveu pedir ao presidente do instituto, Roberto Messias, que transfira o material para um lugar adequado, com vigilância e sem risco de explosão acidental.

 

Cheio de energia

A geradora Tractebel acredita que pode passar incólume pela crise. Neste ano, pretende manter os seus investimentos no mesmo nível do ano passado: 1,1 bilhão de reais. O presidente da empresa de eletricidade, Manoel Zaroni, prevê desembolsos ainda superiores em 2010, quando a empresa estará envolvida na construção da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. Na contramão do mercado, Zaroni planeja ainda fazer novas contratações neste ano.

 

Com os dentes em Dentinho

Fernando Pilatos/AE


A Traffic, empresa de agenciamento de jogadores parceira do Palmeiras, aposta, agora, no rival Corinthians. Já comprou 25% dos direitos econômicos do meia Lulinha e está prestes a fechar a aquisição de 50% do passe do atacante Dentinho, o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Traffic já pegou a estrela da equipe de juniores do Timão, o atacante Marcelinho, e promete levar três outros jogadores do clube para fazer um estágio no poderoso Manchester United.

 

Pedida a falência da afilhada de Lula

Filipe Redondo/Folha Imagem


Tramita na 2ª Vara de Falências de São Paulo um pedido de falência das advogadas Larissa eValeska Teixeira, filhas do advogado Roberto Teixeira, o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Larissa e Valeska, afilhada de Lula, são proprietárias formais de uma empreiteira chamada Triza. Essa empresa estaria envolvida na falência fraudulenta de outra construtora, a FGS. Segundo o advogado Marcelo Delmanto, os bens da FGS foram transferidos para a Triza sem nenhum pagamento. O responsável pela operação, Roberto Teixeira, era advogado das duas construtoras. A relação de Teixeira com a Triza é um tanto confusa. Há um ano, o advogado disse a VEJA que considerava a empresa "uma extensão da sua pessoa física".

Nenhum comentário: