terça-feira, janeiro 20, 2009

ILIMAR FRANCO

Cai a receita

Panorama Político 
O Globo - 20/01/2009
 

Os efeitos da crise econômica também chegaram às prefeituras. A estimativa para janeiro é de uma queda real no repasse do Fundo de Participação dos Municípios de sete pontos percentuais. Esse é o primeiro efeito do pacote fiscal beneficiando a indústria automobilística. Estima-se que esse repasse tenha nova redução em fevereiro, devido à alteração na tabela do Imposto de Renda.

TÁ DOMINADO. Ao ser nomeado para a Secretaria estadual do Desenvolvimento, o ex-governador Geraldo Alckmin se engajou no projeto José Serra 2010. O cargo era ocupado pelo vice-governador Alberto Goldman. Serra unificou as principais lideranças do PSDB paulista. Ele garante o comando de seu processo sucessório e fecha as portas para seu adversário interno na corrida para o Palácio do Planalto, o governador Aécio Neves. 

O governo faz bondade com o nosso chapéu (IPI e IR), porque não usou a Cofins" - Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios 

Na outra vez, Gilmar perdeu de 9 a 1 

Na condição de presidente do STF, Gilmar Mendes quer repetir com Cesare Battisti seu entendimento no caso Olivério Medina. Relator do caso e voto vencido, Gilmar entendeu, na ocasião, que a concessão de refúgio pelo Executivo não suspenderia o processo de extradição. Para ele, o tribunal deveria analisar a natureza do crime e referendar ou não a decisão do Conare. Mas a jurisprudência é a de que a concessão de refúgio arquiva o processo de extradição. Gilmar volta a carga e quer que o STF analise o pedido de extradição, depois de concedido o refúgio, à luz da constitucionalidade da legislação sobre refugiados. 

Tratamento VIP 

As equipes do Itamaraty e de seguranças do presidente Lula viajaram em pé, no vôo de uma hora entre Caracas e Maracaibo, na quarta-feira, porque o governo venezuelano resolveu levar dois blindados no avião da Força Aérea Venezuelana.

Para o mundo 

Enquanto Belém sediará o Fórum Social Mundial, mais de 30 cidades ao redor do mundo realizarão atividades descentralizadas. Na França, haverá protesto contra a privatizações; e no Iraque, encontro de líderes tribais para a paz. 

A agricultura e a crise 

A execução do Plano Safra cresceu 23,1% no segundo semestre de 2008, comparado ao mesmo período de 2007, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. No investimento, o aumento foi de 38,2% e no custeio, de 18,6%. O crescimento foi maior nas regiões Sul e Sudeste. Nessa última, o crescimento foi de 63,8%, e no Sul, de 51,3%. Do total de contratos de investimento no país, 44% foram para aquisição de tratores. 

Um outro mundo é possível 

Foram fechados 654 mil postos de trabalho em dezembro, e as estimativas são de aumento do desemprego por causa dos efeitos da crise econômica. Mas na página do PSDB na internet há um alentado texto afirmando que Alagoas está imune à crise e que o governador Teotônio Vilela trabalha com a criação de 20 mil novos empregos em seu estado até 2010. O governo tucano diz que as oito obras de grande porte do PAC em Alagoas estão indo de vento em popa. 

FALA A LÍDER do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC): "A candidatura do senador Tião Viana à presidência do Senado é irreversível. Vamos para o voto". 

O JORNALISTA de economia predileto da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é o inglês Martin Wolf, colunista do "Financial Times". 

O MINISTRO Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) fará um périplo pelo Nordeste nesta semana. Ele quer discutir um novo modelo de desenvolvimento para a região.

Nenhum comentário: