terça-feira, janeiro 13, 2009

ILIMAR FRANCO

Centrais divididas

Panorama Político 
O Globo - 13/01/2009
 

As centrais sindicais dos trabalhadores vão entrar divididas hoje na reunião com os empresários, na Fiesp, para debater medidas contra a crise. O setor patronal está fechado com a proposta de flexibilizar a legislação trabalhista. Já o presidente da CUT, Artur Henrique, está batendo na Força Sindical: "Acordo sem luta é inaceitável". Ele critica acordo fechado por sindicatos da Força que combina redução da jornada e de salário. 

Centrais criticam Mantega 

As centrais dos trabalhadores estão unidas apenas no que se refere à postura do governo Lula. Todas elas cobram do governo que exija a manutenção dos empregos para socorrer as empresas. "Eles tinham se comprometido, mas o (Guido) Mantega continua fechando benefícios sem contrapartida para os trabalhadores. O governo não avançou nada", critica o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força. Por causa disso, a expectativa é de que em janeiro os números do emprego sejam ainda piores que os de dezembro, cuja estimativa do Ministério do Trabalho é de 600 mil postos fechados. 

Se Garibaldi Alves for mesmo candidato à presidência do Senado, por razões potiguares votarei nele" - José Agripino, líder do DEM no Senado

CAMPANHA ANTECIPADA. Como a propaganda é a alma do negócio, o governador José Roberto Arruda (DF) está faturando em cima da reforma do estádio do Bezerrão. A obra foi feita de olho na Copa de 2014 e, pelo visto, na reeleição de Arruda ou na sua ida para o Senado. No amistoso entre o Gama e o Atlético Goianense, sábado, via-se uma imensa faixa onde lia-se: "Obrigado Arruda pelo novo Bezerrão".

Battisti 

O jurista Dalmo Dallari enviou parecer ao ministro Tarso Genro (Justiça) contra a extradição do italiano Cesare Battisti. Tarso vai decidir nesta semana. Dallari diz que os supostos crimes seriam políticos, e o julgamento, irregular.

Na sala de espera 

Está na Casa Civil a indicação para a recondução de Alayde Sant"Anna para a Ouvidoria da Anac. É a única sobrevivente da antiga direção da agência, que foi toda para o espaço depois que um acidente com a TAM evoluiu para o caos aéreo. 

Esperneio 

O ministro Fernando Haddad (Educação) ameaçou pedir demissão, em reunião com o 
ministro Paulo Bernardo (Planejamento), no fim do ano passado, devido ao corte de R$1 bi em seuorçamento. Ficou acertado então que o governo baixaria uma portaria para que o MEC fique com os recursos da venda de imóveis da Rede Ferroviária Federal, neste ano, para compensar a tesourada. A portaria ainda não saiu... 

Aldo, Vieira e o sermão dos peixes 

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) resolveu fazer uma campanha cercada de sigilo para a presidência da Casa. Diz que "a Câmara é um oceano infestado de tubarões" e que precisa proteger os seus. Em carta enviada aos deputados, cita o Sermão de Santo Antonio aos peixes, do padre Antonio Vieira: "A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros (...) Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos". 

O SENADOR José Sarney (PMDB-AP) já tem na ponta da língua sua fala quando se reunir com o presidente Lula. Vai perguntar se o presidente não quer que ele seja o presidente do Senado. 

OS CALL CENTERS das telefônicas, das TVs por assinatura e das empresas de ônibus são campeãs de reclamação. O ministro Tarso Genro (Justiça) decidiu visitar uma dessas empresas. 

NA COUROMODA, ontem, o governador José Serra e a ministra Dilma Rousseff conversaram enquanto o presidente Lula era paparicado na sala vip.

Nenhum comentário: