quinta-feira, janeiro 08, 2009

ILIMAR FRANCO

Enfrentar a crise

Panorama Político

O Globo - 08/01/2009
 

O governo Lula vai reunir empresários, trabalhadores e personalidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para atualizar a agenda de desenvolvimento do país. O governo espera que surjam propostas novas para superar os efeitos da crise. Seminário semelhante em 2006 resultou no PAC. Virão ao Brasil, em março, participar desse debate os economistas James Galbraith, Robert Guttmann e Ignacy Sachs.


Serra não quer nem marolinha 

Líder nas pesquisas de intenção de voto e com 90% de conhecimento, a tarefa eleitoral prioritária do governador José Serra, neste ano, é governar bem São Paulo. Acredita, dizem os serristas, que assim imporá com naturalidade sua candidatura ao PSDB. Com um programa de investimento de R$18 bilhões, Serra vai acompanhar com lupa a evolução das receitas estaduais. No campo político, já tem amarrado ao seu projeto o DEM, o PPS e parcela do PMDB. Internamente, agirá com cautela e paciência para costurar a aliança interna, sobretudo com o governador Aécio Neves (MG), que também postula concorrer à Presidência. 


A fragilidade jurídica impede que os senadores e partidos assumam compromisso" - Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara (RN), sobre a reeleição do primo Garibaldi Alves (PMDB-RN) para a presidência do Senado 

PREOCUPAÇÕES DE LULA. No programa de rádio "Café com o presidente", canal direto de Lula com a população, o tema mais abordado por ele em 2008 foi a geração de empregos, citado 21 dias. Em segundo lugar está o PAC, bandeira do segundo mandato, levantado em 17 programas. Depois vem a crise internacional e a dos alimentos, acarretada pelo aumento do preço das commodities, presente em 15 dos 51 programas. 

Pragmatismo 


Além de prestar um serviço ao Palácio do Planalto, o PDT quer garantir um cargo de suplente na Mesa Diretora e a presidência de uma comissão ao apoiar Michel Temer (PMDB-SP) para presidente da Câmara, abandonando Aldo Rebelo (PCdoB-SP). "Somos intrépidos para defender nossos direitos", disse o deputado Mário Heringer (PDT-MG), que até o fim do mês passado era líder do Bloco de Esquerda. 

CNJ e cartórios 


Nota técnica do Conselho Nacional de Justiça recomenda a rejeição, pela Câmara dos Deputados, da proposta de emenda constitucional que permite a efetivação de titulares de cartórios sem concurso público. Para o CNJ, a proposta "caminha na contramão" do sistema de recrutamento de pessoal para o poder público e seria um "descompasso histórico". O documento afirma ainda que o STF já considerou a medida inconstitucional ao julgar outras matérias.

Bate-boca 

Michel Temer (PMDB-SP) ligou ontem para Osmar Serraglio (PMDB-PR) e pediu que ele retire sua candidatura à presidência da Câmara. "Se eu conversar muito com você, fico sem ânimo para fazer campanha", encerrou Serraglio. 

Sem discurso 

Serraglio, aliás, terminou o dia ontem desanimado. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados discutiu e encampou uma de suas principais propostas de campanha: a concessão de plano de saúde para funcionários comissionados. 


A PREFEITA de Natal, Micarla de Sousa, declara hoje situação de calamidade pública na saúde, o que lhe permitirá dispensar licitação para a contratação de médicos e compra de material. 

TROCA-TROCA. Rogério Guedes assumiu ontem a diretoria-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) no lugar de Marcelo Lopes, que será o novo superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul. 

O PRESIDENTE da Fundação Milton Campos, Francisco Turra, quer o PP fora do governo. Diz que o partido virou coadjuvante na política nacional.

Nenhum comentário: