terça-feira, janeiro 06, 2009

ILIMAR FRANCO

A hora do emprego

Panorama Político 
O Globo - 06/01/2009
 

A crise fez os governos despejarem dinheiro em bancos e empresas. Agora, eles se preparam para garantir o emprego. Na próxima semana, o secretário da OIT, Juan Somalia, vai reunir os ministros do Trabalho de México, Brasil, Argentina e Chile para estudar medidas. No mês que vem, em Roma, o G-8 vai debater providências a favor do emprego, com a presença de ministros do Trabalho de países emergentes, entre os quais o do Brasil. 

Conflito de interesses 

Com o patrocínio do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco da Amazônia e das Centrais Elétricas do Pará, juízes se reunirão em Belém para o 5º Fórum Mundial, de 23 a 25 de janeiro. O evento ainda conta com o apoio da Unimed, da Federação das Indústrias do Pará, da Eletronorte e do Belém Convention and Visitors Bureau. O fórum é promovido pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A abertura será com o presidente do TSE e ministro do STF, Carlos Ayres Britto. 

Enfatizo minha posição contrária à gana legiferante do Executivo, de que o excesso de Medidas Provisórias seria a perfeita ilustração" - Tião Viana, senador (PT-AC), em carta aos senadores 

COISAS DA TRANSIÇÃO. Ao entrar no gabinete da prefeitura de Almadina (BA), a equipe do prefeito eleito, Raimundo Laudano (PMDB), se deparou com uma cobra coral. "Começou todo mundo a gritar: olha a cobra!", contou Laudano, que sucedeu a William Santana (PTB), seu adversário. "Eu sou católico, mas vou fazer uma prece colegiada. Vou chamar os evangélicos e vamos exorcizar o gabinete", afirmou o prefeito. 

Trampolim 

Os Picciani mudaram seus planos. O presidente da Assembleia, Jorge Picciani, não vai mais tentar o Senado em 2010. O filho, Leonardo, deputado federal e secretário estadual de Habitação, é quem irá tentar uma das duas vagas.

Point 

Além do presidente Lula, que ficou quatro dias, e de Carlos Minc (Meio Ambiente), que está lá desde sexta, outros dois ministros chegam a Fernando de Noronha esta semana, de férias: José Temporão (Saúde) e Guido Mantega (Fazenda). 

Será que o Bloquinho vai se unir? 

O PDT deve anunciar sua posição em relação à eleição para a presidência da Câmara em 22 de janeiro, data do aniversário de Leonel Brizola, quando haverá um ato em Brasília. O líder na Câmara, Vieira da Cunha (RS), afirma que havia uma tendência de apoiar Michel Temer (PMDB-SP), mas diz que a candidatura de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é um fato novo e tem que ser avaliado. Mas ele alerta: "O bloco nunca foi unanimidade no partido e não foi uma boa experiência nas eleições municipais". 

Anastasia na linha de frente 

O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, vai sair da casca. Os tucanos pretendem dar maior visibilidade ao vice, candidato a sucessor de Aécio Neves. Ele vai começar a viajar pelo interior do estado e será colocado à frente de importantes projetos de investimentos regionais. Um aecista informou que Anastasia, que vai concorrer ao cargo de governador, será, a partir de agora, "impulsionado e projetado". Os tucanos não querem deixar espaço aberto para 2010. 

ESTIMATIVA do Ministério do Trabalho para a redução do emprego em dezembro: "A expectativa é a de que fique na média histórica de 300 mil empregos". 
A CAIXA de e-mails do ministro Tarso Genro (Justiça) está congestionada. Tudo por causa do pedido de refúgio político para Cesare Battisti, cuja extradição é pedida pela Itália. 

O PRESIDENTE do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), vai procurar o PDT. Quer que os trabalhistas revejam o apoio ao senador Tião Viana (PT-AC).

Nenhum comentário: