quarta-feira, janeiro 07, 2009

ANCELMO GOIS

Aécio vai à luta


O Globo - 07/01/2009
 

O governador Aécio Neves recebeu pesquisa na qual tem 83% de intenções de voto, em Minas Gerais, para a Presidência da República. Concluiu que não tem como abdicar da disputa para ser o candidato do PSDB. Neste ano, pretende tornar-se mais conhecido no país, e sua primeira investida será no Nordeste. Os aecistas já avisaram à cúpula tucana: os mineiros não vão votar naquele que derrotar Aécio Neves no PSDB. Muitas emoções. 

Múcio e Erenice cotados para o TCU 

Depois da indicação do ex-senador José Jorge (DEM-PE) para o Tribunal de Contas da União no final do ano passado, feita pelo Senado, haverá mais uma vaga para o TCU até o meio deste ano, com a aposentadoria do ministro Marcos Vilaça. Desta vez, a indicação cabe ao presidente Lula. Estão na roda os nomes do ministro José Múcio (Relações Institucionais) e da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra. Ela esteve no centro do escândalo do dossiê com gastos do governo FH. É uma oportunidade para Lula tentar equilibrar a correlação de forças no tribunal. Ele tem reclamado da predominância da oposição no TCU. 

O Brasil é o país mais ecológico do universo. O lugar das ONGs é na Holanda, na Alemanha..." - Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura 

O ESTRANGULAMENTO. O trabalho apresentado pela Embrapa ao ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) revela que apenas 33,14% do território nacional (2,8 milhões de km²) podem ser explorados economicamente sem infringir a legislação ambiental. A área do país com maior disponibilidade de terras para a produção é o Centro-Oeste, com 1,1 milhão de km², ou 41,6% do Cerrado. A área total dos biomas brasileiros é de 8,5 mi de km². 

Cadeia para um milhão 

O grupo de trabalho formado pelos ministérios de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Agrário para a revisão do Código Florestal vive um impasse. O clima azedou de vez quando os ambientalistas propuseram pena de prisão de três anos para quem descumprir a legislação ambiental. Presente na reunião, o deputado Assis do Couto (PT-PR) deu um pulo. Disse que isso levaria à prisão de um milhão de pequenos e médios produtores no Centro-Sul do país. 

O governo Lula e o triunfalismo da crise 

O presidente Lula não é o único analista de mídia em seu governo. Numa entrevista para o Instituto Humanitas, da Unisinos (RS), o chefe-de-gabinete Gilberto Carvalho critica a cobertura da crise: "A reação de Lula é uma reação à maneira como a imprensa e a oposição estão abordando a crise (...). Mal disfarçam a torcida para que a crise venha e crie problemas para o governo. O ar triunfalista com que certos veículos da imprensa anunciam a chegada da crise trai essa atitude". 

Campanha 

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), ligou para o líder do PDT, Osmar Dias (PR), pedindo apoio para ser reconduzido ao cargo. Não dele levar. "O apoio a Tião Viana é irreversível", adverte Cristovam Buarque (PDT-DF).

Cabo-de-guerra 

Em meio à briga para a validação automática do diploma de formados em medicina em Cuba, o PT abriu ontem seleção para bolsistas do curso na ilha. O governo Lula é a favor do reconhecimento; e o Conselho de Medicina, contra. 

O PRESIDENTE do PMDB, deputado Michel Temer (SP), esteve ontem com o vice-presidente, José Alencar. Pediu apoio para a presidência da Câmara. 

CABO ELEITORAL. O principal cabo eleitoral da eventual candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) para o Senado não é mais a ala do PMDB comandada por Renan Calheiros (AL), e sim o DEM. 

JOÃO SALGUEIRO está assumindo a Embaixada de Portugal no Brasil. Seu posto anterior foi representar os interesses portugueses na ONU.

Nenhum comentário: