sábado, dezembro 27, 2008

INFORME JB

 A fatura, enfim, começou a chegar


Dificilmente o presidente Lula escapará em 2009 do debate sobre a flexibilização das leis trabalhistas, cobrada por empresários como medida para evitar o corte de vagas e execrada por entidades sindicais pelo temor de que se abra uma janela para a redução sem critérios dos direitos do trabalhador. Capital político para azeitar a discussão, Lula tem. O problema é que, para muitos dentro do governo, a oportunidade foi perdida lá atrás, quando naufragou o diálogo tripartite governo- empresas-trabalhadores sobre as reformas sindical e trabalhista – esta última, de tão emperrada, sequer chegou a ir para o papel. Diante dos primeiros reflexos da crise no mercado de trabalho, Lula começa a se deparar com o dever de casa que deixou de fazer.

Um cajado... ...E dois coelhos

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), não pode ouvir a hipótese de ser o candidato do partido ao governo do Rio em 2010 sem se assanhar todo. Lindberg está em constante campanha para tentar emplacar o governador Sérgio Cabral como a melhor opção para vice em uma possível chapa com a ministra Dilma Rousseff para a Presidência da República, em 2010.

Dessa forma, o petista não teria empecilhos para sair candidato ao governo do Estado. Sem ter Cabral como adversário e ainda tendo o apoio dele e de Dilma.

A todo vapor

Lindberg lançou uma frente de prefeitos do PT do Rio, na semana passada, já de olho no fortalecimento de sua candidatura. A quem quiser ouvir, ele jura já ter adesão de outros 15 prefeitos numa lista suprapartidária. Todos da Baixada Fluminense e do Norte do Estado. Vale lembrar que só a Baixada concentra 23% dos votos do Rio. Se for verdade...

Cena 1

Em Brasília, tal como Cosme e Damião, os inspetores da Anac caminhavam de dois em dois pelo aeroporto lotado. A despeito do caos instalado, dois deles conversavam calorosamente sobre a biografia de um líder religioso de uma igreja brasileira. Enquanto isso, filas cresciam, atrasos se multiplicavam.

Cena 2

Uma fila enorme se rebelava no guichê da Gol. Mais de 30 pessoas para comprar passagens e apenas três atendentes se revezavam no atendimento dos clientes. Dois passageiros foram à Anac. A resposta? "Não há regulação na Anac para fila grande". Ah tá, diria o sábio.

E aí?

A reunião de ontem entre Anac e Gol/Varig vai mesmo mudar alguma coisa?

Levante

Na tradicional Faculdade de Direito da USP, o diretor João Grandino Rodas comprou briga contra servidores, que ruminam contra ele nos corredores da faculdade e exigem do sindicato da USP uma posição mais dura contra Rodas. O motivo é que ele trocou praticamente todas as chefias dos departamentos administrativos e está alterando lotação de servidores e substituindo-os.

Demandas

Outra queixa dos servidores é a outorga de um espaço privilegiado dentro da Faculdade para que a Editora Saraiva abrisse uma filial e um point de cafeteria. Apesar da filial andar às moscas, os servidores consideram que Grandino Rodas deveria ter sido mais transparente na escolha da Saraiva, abrindo espaço para competição com outras editoras jurídicas.

Por outro lado...

Apesar das queixas, Grandino Rodas tem conseguido obter recursos para a manutenção e reforma da Faculdade do Largo do São Francisco, com uma campanha de doação de livros pelas grandes editoras e a formação de um grupo de apoiadores institucionais, entre escritórios de advocacia e ex-alunos da USP, para captação de dinheiro no mercado.

Laços

O corpo diplomático da China – representantes de Brasília, São Paulo e Rio – comandado pelo cônsul no Rio, almoça hoje em Búzios em clima de confraternização com empresários brasileiros.

Nenhum comentário: