domingo, dezembro 07, 2008

COLUNA PAINEL

Sem dó nem piedade

Folha de S. Paulo - 07/12/2008
 

O Poder Judiciário será especialmente atingido pelos cortes que a crise vai impor ao Orçamento de 2009. Cerca de 80 obras espalhadas pelo país, em especial novas sedes para a Justiça Federal, estarão entre as primeiras a entrar na tesoura.
A cúpula do Judiciário já pressiona a Comissão Mista de Orçamento a rever pelo menos parte dos cortes. Deputados e senadores, porém, não se mostram nem um pouco preocupados em acalmar a aflição dos juízes, que em seu entender avançaram sobre funções do Legislativo em decisões recentes a respeito de temas como fidelidade partidária e nepotismo.

Clareira
Na contramão da ambiciosa meta de redução do desmatamento anunciada dias atrás pelo governo federal, a verba prevista no Orçamento de 2009 dentro da rubrica "desenvolvimento sustentável do agronegócio" é 7,54% inferior à deste ano. 

Adeus às ilusões
Um experiente intérprete de pesquisas olhou o Datafolha mais recente -70% de ótimo/bom para Lula; 42% da população confiando que a crise no Brasil será só "marolinha"- e resumiu a situação com um ditado popular: "Quanto mais alto o coqueiro, maior o tombo". Como assim? "As pessoas acharem que não haverá crise é muito ruim para o Lula". Por quê? "Porque haverá". 

S.O.S
Aécio Neves recebe na terça-feira representantes de toda a cadeia produtiva ligada à mineração, que tem peso expressivo na economia de Minas. Ainda nesta semana, o governador tucano pretende anunciar medidas nas áreas de impostos e de tarifas de energia para estimular o setor, particularmente exposto aos efeitos da crise global. 

Demolândia 1
O aeroporto de Congonhas é hoje o lugar mais fácil para encontrar políticos do DEM de todo o país. Com a eleição de Gilberto Kassab, eles não batem mais ponto só em Brasília. 

Demolândia 2
Deputados federais do PSDB-SP temem pela reeleição em 2010. Kassab vem aí, dizem, com chapa do DEM capaz de batê-los em seus próprios redutos.

Bateu...
Do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), alinhado com o PMDB da Câmara, sobre a insistência de senadores do partido em disputar a presidência da Casa: "Eles precisam parar de tratar o Sarney como moleque. Se um homem da estatura do Sarney diz que não é candidato apenas para depois fazer o contrário, seria molecagem. Não posso acreditar nessa possibilidade". 

...e bateu
Sobre Renan Calheiros (PMDB-AL), animador maior de uma candidatura que confronte a de Tião Viana (PT-AC), Geddel diz: "Em nome de uma vingança contra quem supostamente lhe fez algo de ruim, ele é desleal com Michel Temer, que foi leal com ele". O pleito de Renan & cia. dificulta a eleição de Temer na Câmara. 

A partilha
Em busca de apoio mais ou menos homogêneo nos grandes partidos, os negociadores da candidatura de Temer desenham uma Mesa Diretora em que o PT ocuparia a vice-presidência, o PSDB, a primeira-secretaria (que cuida do orçamento da Câmara), e o DEM, a segunda vice ou a corregedoria. 

Franciscano
Paulo Okamotto, amigo do peito de Lula e presidente do Sebrae, foi modesto na campanha deste ano. As prestações de contas registram apenas R$ 1.000 destinados pelo "doador universal" a Marcos, filho do presidente que tentou se eleger vereador em São Bernardo. 

Migração
A rede hoteleira do litoral do Rio Grande do Sul detectou aumento de 30% na demanda por vagas para o verão. Em muitos casos, são turistas que abandonaram o plano de ir a Santa Catarina, castigada pelas enchentes. 

Tiroteio


"Se algo assim fosse dito em qualquer Legislativo do país, o caso iria parar no Conselho de Ética. Mas se trata do presidente da República." 

Do senador 
JARBAS VASCONCELOS (PMDB-PE), sobre o "sifu" de Lula ao mencionar a crise econômica em discurso no Rio de Janeiro.

Contraponto

Sangue do meu sangue

Em 1962, concorriam a deputado estadual na Bahia os dois filhos do então governador, Juraci Magalhães: Jutahy e Juracy Júnior. Como demonstração de unidade, Juracy propôs ao irmão:
-Eu voto em você, e você vota em mim.
Jutahy não topou:
-Eleição é coisa séria!
No dia da votação, Juracy voltou a procurar o irmão:
-Mesmo sem acordo, dei meu voto a você.
Mas a alegada nobreza do gesto foi logo desmascarada. Na seção de Juracy, seu irmão não recebeu nenhum voto.
Para o bem da harmonia familiar, ambos foram eleitos.

Nenhum comentário: