quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Num reino murilíssimo - LUCAS MENDES

Nova York para a BBC Brasil - 07/02


Em Juiz de Fora, "nasceram dois dos maiores escritores brasileiros do século 20: Murilo Mendes e Pedro Nava", escreve Rachel Jardim, juiz-forana, mineira da memória e do tempo.


O livro da Rachel, Num Reino à Beira do Rio, foi lançado em segunda edição, com uma nova apresentação de Pinho Neves, um murilista extraordinário. A edição tem parceria com o não menos extraordinário Museu de Arte Moderna Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujas sementes brotaram num jantar em Lisboa na casa de Rachel Mendes, sobrinha-neta do poeta.

Estavam presentes, entre outros, o embaixador José Aparecido e outros murilistas empenhados em convencer a viúva do poeta, Maria da Saudade, a levar seus quase 3 mil livros - muitos em primeira edição - e a pinacoteca dele para Juiz de Fora. Mas isto é outra história.

Pedro Nava e Murilo Mendes não sentiram saudades de Juiz de Fora, mas a cidade aparece como pano de fundo naIdade do Serrote, um livro autobiográfico publicado em 1968.

O livro da Rachel faz parte da série "Sabor Literário", criada em 2006 e aos cuidados da editora Maria Amélia Mello, da José Olympio. Saborosíssimo.

O livro da Rachel Jardim é uma doce viagem. A mãe dela, Maria Luiza, era belíssima. Ela e Murilo Mendes eram vizinhos na rua da Imperatriz, ela tinha 17 e ele 18 anos quando Maria Luiza pediu a Murilo Mendes para transcrever algumas poesias no caderno literário dela.

Isto era comum entre amigos e namorados na época, o ano é 1919, e Murilo, com uma caligrafia preciosa, deixou no livro da irresistível vizinha, 37 poemas de 27 poetas apaixonados, como ele. Na recatada Juiz de Fora, puramente platônicos.

Ele se mudou para o Rio aos vinte anos, onde se viram algumas vezes, mas o romance murchou e ela nunca apareceu nos versos nem na prosa de Murilo. Quando morreu, aos 88 anos, deixou um envelope com seu caderno de poemas.

Esta é a plataforma do livro em que Rachel nos lança por uma surpreendente Juiz de Fora romântica e industrial, das jabuticabas, dos biscoitos de polvilho, onde gente fina e empregadas negras viviam em per feita harmonia: "A cidade que conheci tinha o tom vermelho, como a Albi de Toulouse-Lautrec, como a Nova York do começo do século 20, com suas casas de brownstones (influência da velha New Amsterdam), da própria Manchester com suas casas e fábricas de tijolos vermelhos reelaborados e ornamentados (ver colégio Santa Catarina) pela firma Pantaleone Arcuri. As manhãs eram uma festa..."

Rachel Jardim saiu de Juiz de Fora ainda jovem e quando voltou no reconheceu a cidade. Eu nunca conheci esta Juiz de Fora por onde passei tantas vezes com a família para ir ao Rio e raramente parávamos para visitar outros Mendes. Não ter conhecido melhor a cidade não é um pecado grave, mas não me perdoo por não ter conhecido melhor meu tio Murilo.

Ele vivia no Rio e era endeusado pelos parentes. Minha mãe falava sempre nele, mas nunca nos levou para visitá-lo quando estávamos no Rio. Não era um tio fácil. Eu o descobri na adolescência, no poema Por Causa de Jandira: "O mundo começava nos seios de Jandira/Depois surgiram outras peças da criação". Para um jovem obcecado com sexo, aquele Mendes era dos meus.

Só uma vez minha conexão com ele não foi pelos livros. Ele tinha acabado de chegar ao Rio, vindo de Roma, onde morava, e eu, de Nova York. O tio escritor e guru, José Guilherme Mendes, promoveu o encontro, num almoço no hotel Paissandu, único hotel onde se hospedava. Era maniado.

No almoço surgiu um quarto convidado, um editor da revista Veja que fazia uma entrevista com ele para as "páginas amarelas". As considerações literárias e artísticas do poeta, colecionador e crítico de arte, dominaram a refeição. Nunca chegamos no prato pessoal. Como era o dia a dia dele em Roma, como tinha sido a vida no Rio e em Juiz de Fora...

As muriladas: era verdade que bateu na porta de um casarão e disse ao dono que morava na casa mais feia do Rio? Que abria o guarda-chuva no meio de concertos quando maltratavam Mozart? Quem era a Jandira dos seios onde começou o mundo?

Eu me lembro que fiz um comentário debochado sobre Minas levei um olhar indagativo repreensivo e fechei meu bico.

Combinamos que iria visitá-lo em Roma e ele disse que viria a Nova York, mas o bestalhão aqui nunca foi adiante no combinado e naquele dia ele foi para Belo Horizonte, onde se hospedou na casa de meus pais. Minha mãe estava feliz com a visita, o irmão Onofre se tornou assistente e motorista.

No começo da noite, perguntou se o tio queria tomar um uísque. Ele consultou o relógio de bolso: "São sete e cinco. Se fossem 7 horas eu aceitaria". Mais tarde, ele ficou assombrado com a rapidez que foi levado pelo irmão, num Fusca, até a casa de um amigo. Os aloprados motoristas romanos eram menos assustadores do que o sobrinho-neto mineiro.

Pedro Nava e Murilo Mendes tinham quase a mesma idade e cresceram numa cidade pequena. Na infância não se cruzaram. Pedro Nava mudou para o Rio na adolescência, se encontraram no Rio. Cobrei, por escrito, uma resposta de Pedro Nava: "Cadê o Murilo nas suas memórias?". Me deu uma resposta fina, mas frouxa. Rachel conta a história: não se amavam.

Tio Murilo economizava palavras, mas tio José Guilherme me contou que ele adorava superlativos e costumava usá-los em bilhetes e situações extremas. Sempre com precisão.

Sobre Num Reino à Beira do Rio, Murilo Mendes, inventor dos murilogramas, hoje teria tuitado: "Murilíssimo".

As regras do bem viver - CONTARDO CALLIGARIS

FOLHA DE SP - 07/02


A polidez excessiva é diretamente proporcional à violência do desejo que ela mascara e contém


Um pré-adolescente me contou que ele sempre deixa as mulheres passarem primeiro nas portas, nas catracas e em todos os limiares da circulação social, segundo ele foi instruído pelos pais e pelos avós.

No entanto, esse gesto cavalheiro é acompanhado por um pensamento que ele não consegue evitar e que, um dia, ele receia, poderia explodir como um grito indomável, impossível de ser mais uma vez reprimido.

Deixo você imaginar as consequências que esse grito teria, pois, a cada vez que ele, nobremente, estende a mão para convidar uma mulher (moça ou idosa, tanto faz) a passar antes dele, o que insiste na sua mente é a frase: "Empina a bunda, sua vaca!".

Não acho estranho: as boas maneiras existem, provavelmente, para reprimir pensamentos, condutas e desejos, que, se liberados, tornariam desagradável a nossa convivência social.

Não conheço estudos sobre o costume de deixar as mulheres passarem primeiro. Algumas más línguas dizem que nasceu como uma precaução masculina, caso houvesse assassinos esperando o homem do outro lado da porta. Outras más línguas afirmam que era um jeito de os homens controlarem as mulheres, pois, se elas fossem autorizadas a ficar atrás, fugiriam na primeira ocasião.

No que me toca, aprendi que a mulher deve passar sempre antes do homem, salvo na descida de uma escada, quando o homem, indo na frente, tapa a perspectiva inconveniente de quem, a partir do piso inferior, procurasse olhar por baixo da saia da mulher. Esse deve ser um preceito recente, de quando as saias se encurtaram, mas a própria regra de deixar a mulher passar primeiro tampouco é antiga.

Seja como for, há uma distância notável entre, no meio de um saque, jogar a mulher em cima do ombro e levá-la embora, para estuprá-la mais tarde, com calma (quem sabe, entre amigos) e, no extremo oposto, abrir a porta para a mulher passar primeiro. Como ilustra a dificuldade do jovem que mencionei, a polidez excessiva é diretamente proporcional à violência do desejo que ela mascara e contém.

Em suma, as regras de boas maneiras podem parecer risíveis e são quase sempre hipócritas, mas, justamente por isso, elas são úteis e necessárias -porque não poderíamos conviver sem repressão e hipocrisia.

Norbert Elias escreveu "O Processo Civilizador" (Zahar) em 1939. Pobre, exilado em Londres no momento da maior barbárie do século 20, Elias procurou e encontrou a origem da subjetividade e da liberdade modernas logo nos tratados de boas maneiras.

Isso porque as regras de etiqueta nos ensinam a domesticar os impulsos mais perigosos e, mais ainda, porque a preocupação com o olhar do vizinho de mesa nos obriga a sermos minimamente graciosos.

Chato? Talvez. Mas a novidade moderna é que a elegância é uma qualidade social permitida a todos -basta querer. Se o requisito é a elegância (e não a nobreza, que não depende da gente), qualquer um pode ter o que precisa para ser convidado a qualquer jantar.

Engraçado: criticamos as aparências e a etiqueta como se fossem leviandades, sem pensar que seu triunfo nos libertou das barreiras intransponíveis de uma divisão social decidida pelo berço no qual cada um tinha nascido.

Parêntese: estou lendo "Consider the Fork: A History of How We Cook and Eat" (pense no garfo: uma história de como cozinhamos e comemos, Basic Books), de Bee Wilson, que conta muito bem como fomos transformados pela evolução dos costumes de cozinha e de mesa.

Enfim, estava no meio dessas reflexões quando, sábado passado, fui assistir a "As Regras da Arte de Bem Viver na Sociedade Moderna", de Jean-Luc Lagarce, no Sesc Ipiranga, em São Paulo (imperdível, e atenção: só nos próximos três sábados, às 19h30). A atuação de Lorena da Silva é perfeita. E o texto, francamente engraçado, é uma pérola de inteligência.

Lagarce nos lembra os usos e costumes dos rituais da vida, do nascimento até a morte, passando por batismo, casamento, bodas de prata etc. Ele escreveu "As Regras" em 1993, dois anos antes de morrer de complicações relacionadas à Aids; pelo destino que o espreitava, ele poderia ter sido sarcástico com a suposta "frivolidade" de nossos rituais. Mas ele tomou outro caminho: ele fez, sim, que as regras básicas de nossa etiqueta nos parecessem estranhas e eventualmente hipócritas, mas sem que a gente perdesse de vista que elas são a própria trama de um mundo que amamos -e do qual ele já devia sentir saudade.

Seca e fim da civilização maia - FERNANDO REINACH

O ESTADÃO - 07/02

Se você tem dificuldade de imaginar como uma flutuação climática pode destruir uma civilização, imagine o que aconteceria em São Paulo se uma seca violenta fizesse com que os reservatórios de água que abastecem a cidade ficassem incapazes de enviar sequer uma gota para a cidade durante um ano. A população teria de ser realocada e provavelmente viveríamos uma crise política e econômica.

Há anos historiadores suspeitam que uma seca extremamente violenta foi uma das causas da extinção da civilização maia. Agora, os cientistas conseguiram mapear as variações climáticas que ocorreram durante quase 2.050 anos - começando 40 antes do nascimento de Cristo e terminando em 2006 - e puderam correlacionar essas mudanças climáticas ao surgimento, apogeu e o desaparecimento da civilização maia.

A caverna de Yok Balum fica em Belize a 1,5 quilômetro de Uxbenká, uma cidade maia. Nas suas imediações, submetidos aos mesmo regime de chuvas, estão outros grandes centros da cultura maia. Essa caverna, localizada 366 metros acima do nível do mar, é rica em estalagmites.

As estalagmites surgem no solo das cavernas quando gotas de água caem do teto regularmente, exatamente no mesmo no mesmo local, durante milhares de anos. Cada gota contém minerais dissolvidos na água. Quando a água da gota evapora, os minerais se depositam no topo da estalagmite.

Imagine que a cada hora uma gota de água caia no topo da estalagmite e evapore, adicionando uma nova camada de minerais. Imagine agora que esse processo ocorra ininterruptamente durante milhares de anos. O resultado é a formação de uma estrutura na forma de dedo (algumas têm metros de altura) onde cada camada contém os minerais presentes na gota d'água que caiu naquela hora, daquele dia, daquele ano. Por esse motivo, as estalagmites são um registro temporal extremamente confiável do clima de uma região.

Em 2006, cientistas coletaram uma estalagmite de 56 centímetros de comprimento na caverna de Yok Balum. Os 45 centímetros do topo da estalagmite foram fatiados como se fosse um salame. Cada fatia tinha 0,1 milímetro de espessura. Usando um método que mede a quantidade de urânio e tório, os cientistas puderam determinar a idade de cada uma dessas fatias. As mais de cima se formaram em 2006, antes da estalagmite ser coletada, mas as mais de baixo haviam sido formadas 40 anos antes de Cristo nascer.

Durante 2.050 anos, gota a gota, a composição da água que pinga nessa caverna estava registrada nesses 45 centímetros de estalagmite. De posse da idade de cada fatia, outra amostra de cada fatia foi utilizada para determinar a presença do isótopo 18 do oxigênio. Uma maior quantidade desse isótopo está relacionada a uma maior quantidade de chuva na época em que a fatia foi formada; uma quantidade menor do isótopo indica menos chuva.

Correlacionando os dados de idade e de quantidade de chuva em mais de 4,2 mil fatias, foi possível fazer um gráfico que indica quanto choveu, a cada semestre, naquela região desde 40 anos antes do nascimento de Cristo até o presente. As duas maiores secas que ocorreram na região após a chegada dos europeus (em 1535 e em cinco anos entre 1765 e 1800) aparecem claramente no gráfico.

O passo seguinte foi colocar no mesmo gráfico os diversos eventos da civilização maia. Lembre que os maias possuíam um sistema de calendário extremamente sofisticado, onde registravam os eventos políticos e a construção de pirâmides e outras obras.

O período áureo da civilização maia surgiu por volta dos anos 300, mas os centros urbanos e a construção dos monumentos se iniciou por volta do ano 400, após uma grande seca que ocorreu entre 400 e 425. Após essa seca, o número de cidades cresceu muito, atingindo o máximo por volta do ano 780.

Durante esses 360 anos, não houve secas na região. A primeira seca importante, que durou 15 anos, ocorreu em 820 e coincide com a não construção de novas cidades. Após essa seca, as chuvas voltaram em intensidade menor até o ano 910 e novas cidades apareceram nesse século. Uma seca forte que durou dez anos, iniciada em 910, marcou o fim das grandes construções.

A civilização maia ainda viveu na região até o ano 1000, quando veio o pior período de seca, que durou quase cem anos. Durante essa seca prolongada, o período clássico da civilização maia acabou e logo depois a cultura maia desapareceu.

Essa descoberta corrobora a suspeita levantada por historiadores que a falta de água foi um dos fatores que explicam o fim da civilização maia. Além de demonstrar que secas fortes e raras podem dizimar civilizações, esse trabalho é um bom exemplo de como estudos climáticos estão aos poucos sendo incorporados à história das civilizações.

No banho, enquanto ensaboa o cabelo com a torneira aberta, lembre que os maias, que reinaram por mais de 800 anos na região do México, tiveram as chuvas a seu favor durante 400 anos, mas bastou uma seca rara e forte para eles desaparecerem. A civilização ocidental descobriu a América e se instalou por aqui faz aproximadamente 500 anos - e, por enquanto, teve o clima a seu favor.

Para a Petrobras, as boas notícias só virão em 2014 - ADRIANO PIRES

BRASIL ECONÔMICO - 07/02

Os anos de intervenção governamental na Petrobras mostraram seus efeitos na divulgação dos números referentes ao ano de 2012. A produção de petróleo caiu 2,3% e o lucro 36%, com a empresa chegando a registrar prejuízo no 2º trimestre.

Toda essa deterioração se deu num ambiente que seria o paraíso para qualquer empresa do setor: preço do petróleo alto, demanda crescente e quase monopólio do mercado.

Na última segunda-feira (4/2), a Petrobras reportou lucro líquido de R$ 21,2 bilhões em 2012, bem abaixo dos R$ 33,3 bilhões reportados em 2011. Esta foi a 4ª vez que o lucro da empresa apresentou queda no governo PT (2004, 2007 e 2009) e o pior resultado desde 2004.

Aliás, o ano de 2012 guarda semelhança com 2004, quando a produção de petróleo também apresentou queda (3,1%).

Salta aos olhos a piora no resultado operacional da empresa. O Ebitda da Petrobras em 2012 foi de R$ 53,4 bilhões, 14% abaixo do valor de 2011. O principal motivo para a piora do resultado foi a interferência do governo nos preços dos combustíveis, que se mantiveram fortemente defasados em relação ao mercado internacional.

Em 2012, a defasagem média da gasolina foi de 19,9% e do diesel de 24,6%. Num ambiente de forte crescimento da demanda, as importações de gasolina cresceram 73%, contribuindo para o prejuízo de R$ 34,2 bilhões da Área de Abastecimento.

Aumentos de custos, baixa de poços secos e baixa performance operacional, foram outros fatores para o frustrante resultado.

O resultado de 2012 só não foi pior por conta de R$ 2,6 bilhões em receitas financeiras, oriundas de operações com títulos públicos e reconhecimento de juros depósitos judiciais.

Com a piora da geração de caixa e o efeito da desvalorização cambial sobre a dívida, a relação dívida líquida/Ebitda elevou-se para 2,77 (em 2011 a relação era de 1,66), fato que pode provocar um futuro rebaixamento da classificação de risco da empresa, o que dificultaria e encareceria o financiamento.

Esta questão torna-se ainda mais grave frente a necessidade de caixa para fazer face aos investimentos dos próximos anos.

Aparentemente, a empresa pretende elevar seu caixa e financiar seus investimentos à custa da diminuição do pagamento de dividendos aos acionistas. Pela primeira vez, o dividendo dos papéis ON (R$0,47) será muito menor do que o dos PN (R$0,96).

Para 2013, as perspectivas não são boas. Após o reajuste insuficiente concedido no final de janeiro, não há expectativa de novo reajuste em um cenário de inflação em elevação e proximidade do período eleitoral presidencial.

A manutenção da política de preços domésticos controlados e defasados se dará num contexto de aumento da demanda doméstica e elevação do preço do petróleo no mercado internacional.

A presidente da empresa procurou não dar falsas esperanças ao mercado ao declarar que 2013 será um ano difícil, com baixas de poços secos equivalentes as de 2012 e queda na produção, por conta da necessidade de manutenção das plataformas, o que reforça a ideia de que há um longo trabalho para consertar as falhas de gestão dos últimos 10 anos. Boas notícias, quem sabe, só em 2014.

Novos critérios de concessão das estradas - RICARDO GALUPPO

BRASIL ECONÔMICO - 07/02

O ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou na terça-feira passada uma mudança importante no critério de concessões rodoviárias no Brasil - e as novas condições já valerão para os nove trechos anunciados no final de 2012.

A partir de agora, quem vencer a disputa terá condições mais vantajosas para exploração do serviço. O período de concessão saltará de 25 para 30 anos. As condições de financiamento serão mais vantajosas, com juros mais baixos, e a carência será estendida.

Passará de três para cinco anos. O governo espera que os investidores sintam-se mais atraídos pela possibilidade de retorno que o novo modelo oferece.

Só faltou reconhecer o óbvio: as condições anteriores eram desvantajosas e nenhuma empresa séria se mostrava interessada em disputar o negócio - que envolve alguns trechos fundamentais da malha rodoviária brasileira.

Entre eles, uma boa extensão da BR-040, que faz a ligação do Rio de Janeiro com Brasília, e o trecho mineiro da BR-116, que vai do Rio de Janeiro ao Nordeste, pelo interior.

Uma rodovia explorada pela iniciativa privada é obrigada, por força de contrato, a oferecer pistas de boa qualidade e prestar uma série de serviços inimagináveis para quem viaja por uma rodovia federal administrada pelo governo.

O problema acontece quando uma concessionária assume a rodovia e a única mudança que o motorista percebe é a instalação das cabines de pedágio em alguns trechos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a BR-381, a Fernão Dias, que faz a ligação entre São Paulo e Belo Horizonte.

Para percorrer todo o trecho privatizado dessa estrada (que é de 562 quilômetros), o motorista gasta menos da metade do valor que paga para vencer os 60 quilômetros que separam São Paulo da cidade portuária de Santos pela Rodovia dos Imigrantes. Pela Fernão Dias, a viagem custa cerca de R$ 10 de ponta a ponta. Pela Imigrantes, mais de R$ 20.

Pelo que uma e outra estrada oferecem, no entanto, a sensação é a de que o pedágio da Fernão Dias é muito mais caro. Privatizada em 2008, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a rodovia - que é administrada pelo grupo espanhol OHL - é hoje praticamente igual ao que era no tempo em que estava nas mãos do governo.

Nas privatizações feitas a partir de Lula, vence a concessão quem se compromete a cobrar o menor pedágio - e a OHL, por menos que ofereça em termos de serviço e qualidade, está rigorosamente dentro da lei e não pode ser cobrada por isso.

Nas concessões feitas pelo governo de São Paulo e pelo governo federal no tempo de Fernando Henrique Cardoso, vencia quem oferecesse o melhor retorno ao governo. A virtude, como sempre, não está num modelo nem no outro.

Ela se encontra em algum lugar entre os dois pontos - e tomara que as mudanças anunciadas por Mantega consigam por as coisas em seu melhor lugar.

A força da TV - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 07/02

Em apenas três dias, o número de denúncias de tráfico de mulheres ao “Ligue 180”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, foi igual ao de 2012 inteiro. Foram 57 de domingo até ontem.

É que...
A enxurrada de telefonemas veio depois que o “Fantástico”, da TV Globo, revelou a libertação de umas mulheres exploradas por uma quadrilha na Espanha. A denúncia foi feita por uma mãe que reconheceu na novela “Salve Jorge”, de Glória Perez, o drama da filha confinada em Salamanca.

Um milhão de amigos
A página de Chico Buarque no Facebook já tem cerca de 930 mil fãs. A cada dia recebe mais três mil. Em menos de um mês, deverá ultrapassar a barreira do milhão.

Sobrou para Esteves
A juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, do Rio, acusou o Banco BTG Pactual, de André Esteves, de se esquivar de cumprir ordem judicial que determinava o pagamento de R$ 3 milhões ao advogado João Maurício de Araújo Pinho. A juíza penhorou os ativos financeiros dos administradores.

Jurada de morte
A chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, vai incluir no programa de proteção a testemunhas a advogada Ana Cláudia Abreu Lourenço. Ana deixou a defesa dos PMs e passou a ser testemunha de acusação de policiais condenados pela morte da juíza Patrícia Acioli.

Fafá na Sapucaí
Fafá de Belém fará parte da Comissão de Frente da Imperatriz que celebrará o Pará, terra da cantora.

AS DUAS FACES DO AMOR
A turma da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio descobriu que a estátua do cupido, deus romano do amor, na Fonte Adriano Ramos Pinto, na entrada do Túnel Novo, em Botafogo, tem duas caras. É que nos anos 1980, a prefeitura reformou a estátua, mas, sem imagens de como ela era, fez um novo rosto (acima, à direita).
Recentemente, o cupido, coitado, foi atacado por vândalos. Só que, agora, na hora de recuperar a peça mais uma vez, ufa!, os técnicos encontraram uma antiga foto (ao lado) da fonte original no livro “Fonte Adriano Ramos Pinto — O vinho do Porto e a arte da Belle-époque no Rio de Janeiro”, de Ana Filipa Correia. E com base nessa imagem, onde o cupido tem cabelos longos, olhar feliz e um sorriso sapeca, repare, a estátua será refeita. Deve ser instalada até o fim de março. No mais: viva o amor!

Calma, gente
Um debate toma conta das redes sociais ligadas aos grupos LGBT. Na sexta-feira, dia 1º, seguranças do baile de formatura dos alunos de Relações Internacionais da PUC de Minas Gerais barraram um convidado porque ele estava usando... saia.

Segue...
Não adiantaram os argumentos de que o rapaz estava muito mais elegante que outros homens vestidos de jeans e que até estilistas, como Marc Jacobs, da Louis Vuitton, usam saia. Para o cerimonial da festa mineira, homem só de calça. Ah, bom!

Leiloeiro condenado
O leiloeiro Alexandre Pereira da Costa, acusado de se apropriar de R$ 610 mil arrecadados num leilão judicial de um imóvel, teve a condenação aumentada para dois anos e três meses, em regime aberto. A decisão é da 2ª Câmara Criminal do Rio.

Notícias do Império
Adriano, ex-Fla, está negociando com o Atlético Mineiro de Ronaldinho. 

Polêmica na Lapa
As ruas da Lapa, o bairro boêmio do Rio, devem parar de ser fechadas ao tráfego de veículos nas noites de sextas e sábados. O prefeito Eduardo Paes pensa em adotar a medida depois do carnaval.

Aliás...
Perfeito Fortuna, da Fundição Progresso e espécie de embaixador do bairro, apoia a ideia. Segundo ele, a interdição aos carros diminui a quantidade de clientes nas casas de shows e nos bares. É que a turma prefere ficar nas ruas, consumindo bebidas dos ambulantes.

Questão de segurança
O condomínio do Edifício Avenida Central, na Av. Rio Branco, no Rio, conseguiu antecipação de tutela para que a Queiroz Galvão retire em 24 horas as trancas nas portas corta fogo que dão acesso às escadas do 30º andar, todo ocupado pela construtora. A decisão é da juíza Luciana Halbritter, da 6ª Vara Cível do Rio.

Um luxo
O projeto do Maracanã foi premiado pela sofisticada revista inglesa “The Architectural Review”.

De volta ao Rio
O superexecutivo carioca Carlos Brito, presidente da AB InBev, maior cervejaria do mundo, estará este ano na Sapucaí. Vem receber pessoalmente no Camarote da Brahma a atriz americana Megan Fox.

Cortando o clima
O Hotel Stallion, no Rio, terá que indenizar em R$ 5.450 um casal que foi passar lá o Dia dos Namorados. O hotel queria receber antes da saliência. O casal se recusou e foi convidado a se retirar. A decisão é da 19ª Câmara Cível do Rio.

Quem dá mais? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/02

O Planalto age para deter a aproximação do PMDB com tucanos em praças nas quais ministros de Dilma Rousseff devem disputar a eleição em 2014. No Paraná, de Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o governo ofereceu cargo em Itaipu a Orlando Pessuti, que negocia ingresso na gestão de Beto Richa. Peemedebistas de Minas, em namoro com Antonio Anastasia, devem ser acomodados na Caixa Econômica Federal, mantendo a sigla na órbita de Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Semeando 1 Aliados de Blairo Maggi (MT) dizem que o senador foi sondado para assumir um ministério, num gesto para reintegrar o PR ao primeiro escalão. Ele esteve com Dilma duas vezes nesta semana: segunda-feira, no Paraná, e ontem, no Planalto.

Semeando 2 Pelas conversas em curso, Maggi poderia ir tanto para a pasta da Agricultura quanto para o Desenvolvimento. Depois de ameaçar deixar o PR, o senador deve ficar no partido.

Aqui, não Para desalojar Mendes Ribeiro da Agricultura, Dilma teria de compensar o todo-poderoso PMDB. O titular da pasta, que se recupera após tratamento de um câncer, reagiu mal às articulações para sua substituição.

Bênção Depois de falar com a presidente, Maggi embarcou ontem à tarde para São Paulo, onde se reuniu com o ex-presidente Lula por mais de duas horas.

Superpoderes Para o PMDB, Aloizio Mercadante (Educação) é quem mais se empenha para preservar Marco Antônio Raupp na Ciência e Tecnologia. Ex-titular da pasta e fiador da indicação do sucessor, o petista desejaria manter influência nos programas do ministério.

Veto Integrantes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) desencorajam Dilma a entregar a pasta a Gabriel Chalita. Fizeram chegar à presidente que a indicação seria mal recebida na comunidade científica.

Embarque O diplomata Acir Pimenta Madeira Filho será nomeado hoje diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo. Sua missão será atrair turistas dos países que mais gastam em viagens internacionais: Canadá, Rússia e China.

Veja bem José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) percorreram gabinetes dos ministros do STF nos últimos dias para prever risco de instabilidade jurídica e econômica caso o Congresso analise vetos presidenciais dos últimos 16 anos.

Show do bilhão A AGU prepara estudo do impacto econômico da revisão de medidas como Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal e Refis 1. Cardozo tenta sensibilizar o relator Luiz Fux.

Te ligo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) se comprometeu com Joaquim Barbosa a fazer uma reunião nas próximas semanas para tratar da pauta do Judiciário na Câmara. Entre os temas está o estatuto da magistratura.

Do baú Em clima cordial após a polêmica dos mandatos dos mensaleiros, lembraram de quando se conheceram, quando Barbosa trabalhou na gráfica do Senado e Alves se tornou deputado.

Bons amigos Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu José Dirceu ontem para café da manhã em Brasília. Condenado no mensalão, o ex-ministro defendeu a eleição de Renan em seu blog.

Concentração Dois dias após iniciar os trabalhos em 2013, a Câmara paulistana suspendeu as atividades hoje. A justificativa para prolongar o feriado de Carnaval foi homenagem póstuma ao ex-vereador Luiz Carlos Santos.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
A democracia permite que até mensaleiro condenado critique o STF. Mas embaixador da Venezuela atacar a corte é vergonhoso.

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre a participação do diplomata Maximillien Sánchez em ato de apoio a José Dirceu, anteontem em Brasília.

contraponto



Estética do poder
Durante sessão que abria os trabalhos da Câmara paulistana, anteontem, Fernando Haddad compareceu para levar mensagem aos vereadores. Ao ser anunciado pelo presidente, José Américo (PT), o prefeito foi saudado com gritos femininos na galeria:

-Lindo! Lindo!

Ao final do seu discurso, um grupo de manifestantes, composto basicamente por mulheres, bradou na plateia:

-Prefeito, negocia com a gente! Somos de confiança!

Haddad acenou, ao que um dos presentes completou:

-Aqui funciona assim. Beleza não põe mesa.

PSB pavimenta 2014 - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 07/022

O presidente do PSB, Eduardo Campos, orientou ontem os líderes no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), e na Câmara, Beto Albuquerque (RS), a não entrarem no jogo de interesses do PT e do PMDB. Acha que 2013 é ano de o PSB marcar posição. De temperamento calmo, comentou que o ex-presidente Lula está muito afobado para encontrar solução eleitoral para 2014.

Saúde faz pressão sobre prefeitos
Para acelerar a execução das obras de Unidades de Pronto Atendimento e de Unidades Básicas de Saúde, o Ministério da Saúde apertou o cerco sobre as prefeituras. A partir de agora, os municípios que descumprirem prazos para elaboração de projetos e atrasarem as prestações de contas e do andamento das obras deixarão de receber recursos para realizá-las. Pelo menos uma vez a cada 60 dias, os gestores deverão atualizar as informações no Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde, o que passa a ser pré-requisito para acessar o dinheiro dos cofres federais.

“O PMDB pode ficar tranquilo porque não queremos a vaga de vice-presidente. A que queremos é a outra” 
Beto Albuquerque
Líder do PSB na Câmara

Com Marina
Os deputados Alfredo Sirkis (PV-RJ), Domingos Dutra (PT-MA), Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Walter Feldman (PSDB-SP) e José Reguffe (PDT-DF) decidiram ajudar na criação do partido de ministra Marina Silva, recolhendo assinaturas.

Cirurgia pelo SUS
O assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia resistiu à tentação de operar o coração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sofreu pressão da família, do médico das celebridades políticas e da presidente Dilma. Mas se internou no Instituto do Coração, em Brasília, cuja sede é em Porto Alegre. E fez todos os procedimentos pelo SUS.

Espaçoso
O deputado Marco Maia (PT-RS) desalojou parte da Secretaria de Comunicação da Câmara. Como ex-presidente, tem direito a um gabinete maior e a escolher qualquer espaço da Casa. Fez um tour, gostou do que viu, e a reforma já começou.

Tensão pós carnaval
Os líderes governistas no Congresso chamam de "chicana" e de "armadilha" a proposta de votar os vetos em bloco, mas separando alguns, como o dos royalties e o fator previdenciário. Avaliam que essa escolha de temas pode trazer sérios prejuízos à economia, e avisaram ao Planalto que terão de partir para o enfrentamento com a oposição e com os partidos da base para votar o Orçamento.

A ordem era para sair
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), disse que, a pedido do vice Michel Temer, tentou convencer Rose de Freitas (PMDB-ES) a desistir da candidatura a presidente da Câmara no domingo à noite, horas antes da eleição.

Queda de braço
O governo não abre mão de garantir a competitividade na MP dos Portos e vai manter, mesmo a contragosto de empresários, decisão de permitir a instalação de novos portos.

PEGOU MAL. Tucanos ficaram incomodados com declaração do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que elogiou a candidatura do PSB na Câmara.

ARMA E SÓ LOVE - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 07/02

Com 15 filmes na bagagem, João Miguel viverá o primeiro protagonista na TV, o policial federal Jorge Macedo da minissérie "A Teia" (Globo). "Só decidi que ia ser ator mesmo com 18 anos. Aí vi o que é ralação", afirma o ator à revista da Gol deste mês. Ele também fala sobre seu personagem Só Love, assassino da cantora de axé vivida por Isis Valverde na série global "O Canto da Sereia". "É um tipo que você encontra em vários lugares."

BILHETE PREMIADO
A família de Jânio Quadros (1917-1992) está pedindo a devolução de toda a documentação do arquivo do ex-presidente, hoje na Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Pretende doar tudo à Faculdade de Direito da USP.

BILHETE 2
Depois da morte de Jânio, sua filha Tutu Quadros entregou a documentação ao mineiro José Aparecido de Oliveira. Ex-secretário particular e íntimo colaborador do ex-presidente, ele pretendia fazer um memorial. A ideia não vingou. Aparecido morreu em 2007, e os herdeiros dele doaram o arquivo ao governo mineiro.

BILHETE 3
A família de Jânio acha que a doação foi indevida pois apenas emprestara os documentos a Aparecido. Entre eles estão os célebres bilhetinhos que o ex-presidente escrevia para os ministros, correspondência com Juscelino Kubitschek e John Kennedy, uma carta de Che Guevara e móveis como a escrivaninha e a cadeira em que Jânio trabalhava.

SOLTO A VOZ
Lula recebeu alta nesta semana da fonoaudióloga. Até então, o ex-presidente fazia consultas semanais e exercícios especiais antes de falar em grandes eventos.

Está liberado agora para fazer longos discursos.

PRENDO A VOZ
Dirigentes do PT estão preocupados com a sucessão de eventos de "desagravo" aos réus petistas do mensalão. Temem que eles se "vulgarizem" e "saiam de controle".

EU BEBO SIM
Os integrantes da bateria da Vai-Vai vão sair vestidos de sommelier no Sambódromo de São Paulo. O enredo da escola, "Um Brinde de Amor em Plena Avenida", fala dos vinhos do Brasil.

DANÇOU
A Secretaria Municipal de Cultura detectou "imperfeições" na obra da Praça das Artes, complexo ainda inacabado no centro de SP que abriga as escolas de Música e de Dança e que já consumiu R$ 136 milhões. O secretário Juca Ferreira recebeu relatório que aponta problemas como goteiras e afloramento de esgoto "que chegou a uns 30 centímetros", segundo ele.

BONDE DAS BONITAS
A apresentadora Luciana Gimenez conferiu o lançamento da coleção de inverno da Bo.Bô, anteontem. As modelos Fernanda Motta e Luciana Curtis, grávida do segundo filho, e a miss Brasil, Gabriela Markus, foram ao shopping JK Iguatemi.

ESQUENTA
A cantora Roberta Sá foi a atração principal do Baile do Movimento, no HSBC Brasil. A empresária Tatiana Monteiro de Barros curtiu a festa pré-Carnaval.

Curto-circuito
O suíço Flurin Bisig abre a mostra "The Seismographical Back" na Kunsthalle SP, em Pinheiros.

Buchecha encerra hoje a temporada do seu baile na Outlaws. 18 anos.

Pélico apresenta hoje o show "Que Isso Fique Entre Nós", no Studio SP. 18.

Nordeste e Minas Gerais receberão R$ 20 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, dentro do Sistema Nacional de Emprego.

De malas... - SONIA RACY

O ESTADÃO - 07/02


Multinacionais que atuam no ramo de óleo e gás decidiram “expatriar” profissionais por causa do cancelamento de contratos com a Petrobrás.
Para não perder mais dinheiro, preferem manter funcionários em unidades fora do País durante o primeiro semestre.

...prontas

A movimentação começou a ser desenhada em 2012. Destinos? Oriente Médio e Sudeste Asiático são os mais frequentes. A área de Engenharia Química é uma das mais afetadas.

Vale quanto pesa

Com patrimônio líquido de R$ 26 bilhões, ativos de R$ 400 bilhões e a discrição de sempre, o Grupo Safra - rede internacional de bancos controlada pela família Joseph Safra- divulgou, ontem à noite, seu resultado de 2012.
Destaque, no Brasil, para os ativos consolidados (R$ 111,5 bilhões) e a classificação de sua carteira de ativos, de R$ 57,3 bilhões. Na escala de risco estabelecida pelo BC, 88,2% dos papéis fecharam o ano classificados nos níveis AA e A.
Lucro? De 19,6% sobre o patrimônio líquido. Isto é, cerca de R$ 1,3 bilhão no ano.

Cooperação

José Eduardo Cardozo está em La Paz para se reunir com Carlos Romero, ministro de Governo da Bolívia. Em pauta, acordos para reforçar o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
Principal ponto? Permissão para que veículos aéreos não tripulados da PF sobrevoem espaço aéreo boliviano.

How much?

Prova de que o brasileiro está gastando mais lá fora: segundo números fresquinhos da Visa, cartões pré-pagos para compras bateram na casa dos US$ 800 milhões em 2012. Contra US$ 640 milhões em 2011.

Resistência

A TV Brasil lança, em março, a série Resistir É Preciso. Em dez episódios, tratará do embate entre imprensa e ditadura militar.
Aguinaldo Silva, Franklin Martins, Juca Kfouri e José Hamilton Ribeiro participam.

Eclética

Megan Fox, estrela do camarote da Brahma, quer sopas e chás - de jasmim e verde - em sua passagem pelo Brasil. A surpresa é que a musa também pediu carne vermelha, cookies, bacon e… toucinho de peru. Seria para o marido, Brian?

Folia lucrativa

Uma das pioneiras dos camarotes de carnaval em Salvador, Daniela Mercury comemora 20 anos de seu sucesso O Canto da Cidade. A diva dos trios elétricos, que contabilizou retorno de R$ 30 milhões no ano passado, já tem agenda cheia para depois da folia: quer se encontrar com ACM Neto e Marta Suplicy. Um dos objetivos da cantora é atrair os olhares do poder público para transformar a indústria cultural em negócio.

O carnaval é uma festa muito rentável para Salvador. E, no ano passado, houve uma onda de violência pré-folia…

Temos de repensar o carnaval. É uma festa que movimenta em torno de R$ 1 bilhão, com 2 milhões de pessoas, e é feito quase totalmente pela iniciativa privada. A prefeitura e o governo entram só com a infraestrutura, os banheiros, o policiamento. A festa acontece por iniciativa dos artistas, dos blocos e dos empresários.

Você afirmou que vai conversar, depois do carnaval, com o novo prefeito e também com a ministra da Cultura.

Sim, porque a prefeitura de Salvador compete, na captação de recursos, com os artistas. E nós só nos viabilizamos através de patrocínio. Acho que é preciso se enxergar de maneira profissional. Não podemos tratar a cultura e o entretenimento como algo que precisa de caridade. Odeio isso. A gente gera muito dinheiro. Meu camarote, por exemplo, que foi o primeiro institucional (há 18 anos), ano passado trouxe de retorno R$ 30 milhões para a cidade. Isso é o que o governo gasta só com a infraestrutura do carnaval. Eu, sozinha, pago em mídia o que o governo investe. Imagine todos nós juntos.

Acha que o carnaval é subestimado economicamente?

O mercado criativo nacional precisa ser levado a sério. É hora de enxergar a importância da indústria criativa brasileira. E a gente trabalha com muito pouco respaldo. Há alguns anos, pedi ao BNDES que abrisse uma linha de financiamento para o mercado cultural e consegui isso. Pedi também ao Senado que aprovasse uma lei desonerando a exportação de cultura - que já está passando nas comissões. Precisamos ser tratados como as outras indústrias, porque divulgamos o País lá fora. /MARILIA NEUSTEIN
“Maior que no Rio”

O Sebrae estima que cerca de 40 mil vendedores ambulantes, entre licenciados e não-licenciados, atuem no carnaval de Salvador - um faturamento bruto superior a R$ 125 milhões nos dias de festa. Só este pequeno quesito dá a dimensão do que é, hoje, a folia baiana. Para falar um pouco sobre a festa, a coluna entrevistou o novo prefeito da cidade, ACM Neto.

O senhor assumiu a prefeitura agora. O que mudou?

Em 30 dias, não pude alterar muita coisa. Mas, em 2014, farei mudanças. Quero, por exemplo, que nosso carnaval seja autossustentável.

Como assim?

Vamos gastar R$ 35 milhões este ano. De patrocínio, serão R$ 20 milhões. Ou seja, teremos de colocar R$ 15 milhões dos cofres baianos.

Qual a ênfase do senhor?

Estamos agindo com rigor nos serviços públicos. Limpeza, por exemplo. Tínhamos 1,4 mil sanitários no ano passado e, agora, serão 2 mil. E, com a Ambev, montamos 16 espaços climatizados - tipo contêiner - com ar-condicionado e banheiros. Para o trânsito, estamos melhorando o sistema de sinalização e fluxos.

Haverá mais segurança?

Teremos uma central de acompanhamento, câmeras de monitoramento distribuídas por toda a cidade. Vamos assistir a tudo o que acontece e agir no que for preciso.

Mais alguma novidade?

Criamos o projeto-piloto de um “Afródromo” e vamos estreá-lo com desfile de Carlinhos Brown. Pretendo ampliar isso em 2014. E mais: o Itaú investiu na Praça Castro Alves e está montando um palco para atrações locais e internacionais. Haverá trios elétricos saindo de lá. E vamos disponibilizar wi-fi gratuito para 1 milhão de pessoas.

Gosta de carnaval?

Nossa, se gosto! Comecei minha vida profissional na área, trabalhando em carro de bloco de apoio.

Pretende fazer o carnaval de Salvador maior que o do Rio?

Acho que a pergunta deveria ser: quando é que o carnaval do Rio conseguirá ser maior que o de Salvador?(risos) Eduardo Paes terá de rebolar para nos passar.

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 07/02

GOUVÊA VIEIRA COMEÇA A MEXER NO GRUPO EBX
Vice-presidente já indicou quatro nomes que vão atuar na reestruturação da ‘holding’ do bilionário Eike Batista
Vice-presidente-executivo do Grupo EBX, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira já põe suas digitais na holding de Eike Batista. Um mês atrás, assumiu o cargo com a missão de reorganizar o grupo, dono de projetos bilionários, mas pré-operacionais. Ontem, Armando Mariante, funcionário de carreira do BNDES, ex-Scotiabank, foi anunciado sucessor de Otavio Lazcano como CFO, o executivo das finanças. Será o quarto no cargo em um ano. Em janeiro de 2012, Nicolau Chacur entrara no lugar de Leonardo Moretzsohn. Em agosto, Lazcano assumiu. O mercado sentiu a mudança e derrubou as ações das empresas do grupo negociadas na BMF&Bovespa. “Tenho a dizer que as mudanças são para agregar. Estamos trabalhando para organizar o grupo e transformar empresas não operacionais em operacionais. O EBX tem projetos de longo prazo, com necessidade de maturação. Em outros países, empreendimentos como o Porto do Açu seriam tocados pelo governo”, disse Gouvêa Vieira à coluna. Ele já contratou Ricardo Maia, ex-Ipiranga. Paulo Aragão, bambambã do direito societário, e Pedro Wongtschowski, ex-Ultra, entraram no conselho corporativo, comandado por Eike e Gouvêa Vieira.

ESPECIAL CARNAVALESCO
As ruas do Jardim Oceânico, na Barra, serviram de cenário para editorial especial de carnaval da rede Monte Carlo, dejoias. A modelo Julia Leal estrela, fotografada por Brunno Rangel. A marca quer alta de 15% nas vendas na folia. Em outubro, abre a 34ª loja, no Shopping Metropolitano.

JOIAS
Também de joias, a Kria Design, da dupla Ana Luiza Ginja e Kátia Cohen, lança catálogo de inverno amanhã. A modelo Wanda Gandi estrelaa peça. Fotos de Marcio Rangel. Será impresso e distribuído para clientes VIP. A loja atelier fica no Centro Empresarial Barrashopping, na Zona Oeste do Rio. A grife prevê alta de 20% nas vendas.

Raios!
Cresceu 78,4% a incidência de raios no interior do Rio, área da Ampla, nos 15 primeiros dias de 2013. Foram 6.870 descargas elétricas contra 3.851 um ano antes, segundo o Inpe. A concessionária está investindo R$ 9,1 milhões em prevenção de 2011 a 2013. Os gastos com reparos somarão de R$ 1,6 milhão.

Acelerada 1
A 21212, aceleradora de start-ups, recebeu aporte de R$10 milhões da DXA Investments. Em 2012, apoiou 20 empresas. Em 2013, serão 30. As inscrições ficarão abertas o ano todo.

Acelerada 2
A Easyaula, start-up digital de educação, receberá mais de R$ 500 mil de aporte da inglesa Macmillan Digital Education. A carioca tem plataforma on-line que conecta professores e alunos de variadas áreas, de neurolinguística a samba. Expandirá para fora do Rio.

Às compras
O Estado do Rio ganhará, até o fim de 2014, seis novos shoppings. Três deles ficarão na capital, informa a Abrasce. Ano passado, 27 malls entraram em operação no país. O setor recebeu, em média, 398 milhões de visitantes por mês e vendeu 10,65% mais que em 2011. Foram R$ 119,5 bilhões em vendas. Para 2013, a associação prevê expansão de 12%. Hoje, só a Região Sudeste conta com 255 empreendimentos.

Parceria
Marco Antônio Raupp, ministro de Ciência e Tecnologia, assina hoje parceria com a EMC. Será a 2ª empresa do TI Maior, projeto para fazer do Brasil centro global de pesquisa e análise de grandes volumes de dados. É ação para garantir pessoal para o setor de óleo e gás.

Edital
Virgílio Almeida, secretário de políticas de informática do ministério, estima que o setor de TI representará, em dez anos, 6% do PIB. Hoje tem 4,4%. A 3ª parceira vem ainda em fevereiro. É dos EUA. Em março, sai o edital de R$ 40 milhões do Start-Up Brasil.

Acordo
A Montreal, brasileira de TI, fechará acordo com a IBM. Acerta últimos detalhes no fim do mês, na Califórnia.

LivreMercado
A Champions Consultoria Imobiliária abre filial na Barra, dia 25. Aporte de R$ 200 mil. O goleiro Julio Cesar estrela a campanha.

O Bom Grill, restaurante boa-praça do Centro, abriu unidade na Fundação Roberto Marinho. É a segunda dentro de empresa.

A Papel Craft lança hoje linha assinada pela designer Kakau Hófke. Pontos turísticos do Rio vão ilustrar produtos. A previsão de aumento nas vendas é de 10%.

O Estado do Rio teve a maior alta (6,32%) de renda do Sudeste no Caged 2012. No país, foi 6º. O IPP fez a conta para o governo fluminense.

Carnaval social 1
A Ambev fará ação social no carnaval de Salvador. Convidados de eventos patrocinados pela empresa pagarão R$ 30 pelos abadás.

Toda a renda vai para projeto da ONG Cipó, de consumo responsável de álcool.

Carnaval social 2
A MAN cedeu sete ônibus para levar funcionários e componentes ao desfile da Embaixadores da Alegria, no sábado das campeãs, no Rio. A escola é voltada a pessoas portadoras de deficiência.

Inflação
Os hotéis do Rio ficaram 16,21% mais caros de fevereiro de 2012 a janeiro deste ano. Já a cerveja subiu 10,39%. Apesar dos desvios, a inflação da folia (6,57%) está em linha com a da cidade (6,77%), diz a FGV.

Comida
O Grupo Pax fará o catering das áreas de credenciamento dos camarotes da Devassa e do Guanabara. Receberão, por dia, 1.100 pessoas. O Doggis, de hot dog, terá 50 pessoas na loja da Sapucaí.

ENERGIA RENOVADA NA FOLIA
AfroReggae e JWT aderiram à cruzada antixixi que domina o carnaval 2013. Foi da agência a ideia de dar destino digno à urina dos foliões. A ONG comprou a ideia e levará para o desfile do Bloco do AfroReggae, na segunda-feira, o projeto Xixi Elétrico. Reservatórios com o líquido vão gerara energia para o trio elétrico do bloco. O sistema reproduz, em miniatura, o trabalho das turbinas das hidrelétricas. A eletricidade carregará baterias, que ajudarão a mover o trio. Quem viabilizou a invenção foi a Biz&Sys, contratada pela JWT. No sábado, um mictório coletor (à direita) será instalado na altura do Posto 9, na orla de Ipanema, à espera dos rapazes. Na segunda, antes do desfile, os reservatórios vão para o trio. Nele, vão gerar a energia complementar ao combustível tradicional. Amanhã, vai para a rua, em panfletos (acima) e redes sociais, a campanha sobre a iniciativa. A ideia é testar o sistema este ano e, se funcionar, espalhar coletores pela cidade nos próximos carnavais. Será que pega?

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 07/02

Rede de lanchonetes Bob's anuncia mais 200 pontos
A rede de lanchonetes fast food Bob's, que possui atualmente mais de 950 pontos de vendas no Brasil, deve fechar este ano com 200 unidades adicionais.

O objetivo, segundo Marcello Farrel, diretor-geral da marca, é atingir municípios cada vez menores.

O plano de expansão para 2013 envolverá aproximadamente R$ 125 milhões em investimentos, de acordo com a companhia.

"A interiorização tem sido muito agressiva nos últimos anos. A primeira melhoria no poder aquisitivo impacta diretamente no hábito de comer fora de casa", diz.

"Começamos com as cidades acima de 200 mil habitantes. Depois entramos naquelas de 150 mil habitantes e agora já estamos trabalhando as de menos de 100 mil", afirma Farrel.

A estratégia de ingresso em municípios menores, que antes se baseava em unidades também reduzidas, como pequenas lojas e quiosques, parte agora para projetos mais encorpados, de acordo com o executivo.

"Estamos entrando em cidades menores com pontos maiores. O terreno de uma unidade com drive-thru deve ter entre 800 metros quadrados e mil metros quadrados para comportar a loja e os carros", afirma.

O executivo cita o exemplo do Piauí, onde, após ocuparem Teresina com três unidades do modelo drive-thru, presença nos shoppings e quiosques, partiram para atender a demanda do interior do Estado.

"A interiorização tem sido muito agressiva nos últimos anos. Começamos com as cidades acima de 200 mil habitantes. Depois entramos naquelas de 150 mil habitantes e agora já estamos trabalhando as de menos de 100 mil"

MARCELLO FARREL

diretor-geral da marca

MOTOR AQUECIDO
O Brasil subiu duas posições em 2012 e agora é o quinto maior mercado consumidor de motos BMW no mundo. A marca vendeu 7.442 unidades no ano passado ante as 5.442 de 2011.

"O segmento acima de 500 cilindradas no Brasil representa apenas 3% e está crescendo", diz Rolf Epp, principal executivo da divisão de motos da empresa alemã no Brasil.

Desde 2010, os modelos são produzidos em Manaus, em uma parceria firmada com outra montadora.

"Esse acordo permitiu reduzir em cerca de 30% o valor de nossas motos", afirma o executivo.

Em 2013, a expectativa da companhia é elevar em até 10% o volume de vendas.

"Vamos aumentar a presença em cidades de médio porte, como Campinas e Ribeirão Preto, que têm grande potencial de mercado."

Fusão... As fusões e aquisições realizadas no setor de empresas de internet totalizaram 56 transações no ano passado, de acordo com um levantamento da KPMG que inclui 43 segmentos.

...eletrônica Com 56 operações, o segmento teve alta de 124% ante 2011. O destaque foi o investimento de companhias estrangeiras na compra de brasileiras, que representaram 55,3% das operações.

Na bomba A distribuidora de combustível Latina, que atua nos três Estados da região Sul do país, deve ampliar de 240 para 270 o número de postos de sua rede até o final do ano.

Time antigo A Liga Retrô, de lojas que vendem réplicas de uniformes de times de futebol, abrirá 15 unidades neste ano. Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo devem receber as franquias.

BRASIL OTIMISTA
Apesar do fraco desempenho econômico do país no ano passado, a onda de otimismo no Brasil continua.

Levantamento da Ipsos mostra que os brasileiros são os que mais acreditam que a situação econômica da região onde vivem irá melhorar nos próximos seis meses, com 73% dos entrevistados otimistas.

A Índia aparece em segundo lugar, mas com uma parcela menor de entusiastas -pouco mais de 50%.

A Coreia do Sul é o país onde o otimismo mais cresceu (quatro pontos percentuais), enquanto a vizinha China lidera entre aqueles onde o pessimismo ganhou força.

Foram entrevistadas 18 mil pessoas durante dezembro.

A conta de cada um - MERVAL PEREIRA

O GLOBO - 07/02

Cada um faz a conta que quer. O PMDB contabiliza como vitória a candidatura do deputado federal Júlio Delgado, do PSB, não ter levado a disputa pela presidência da Câmara para o segundo turno, embora Henrique Alves tenha, por causa dela, recebido menos votos do que esperava. Um bom número de votos ao candidato do PSB teria sido dado pelo PT, para enfraquecer o PMDB. A eleição de Alves teria sido, sobretudo, a demonstração de que o PT na Câmara não tem força para se contrapor ao PMDB.
Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vê o contrário. Sem que ele se tivesse metido na disputa oficialmente, o PSB conseguiu reunir em torno de Júlio Delgado um grupo de deputados federais expressivo (165 votos), e, principalmente, diferenciou-se dos demais partidos diante da opinião pública. Ao criticar PT, PMDB e PSDB, aos quais se oferece ao eleitorado como alternativa, o governador Eduardo Campos pode ter estressado sua relação dentro da aliança governista, mas está convencido de que, aumentando seu grau de independência, aumenta também sua capacidade de atrair o voto dos descontentes com a dicotomia PT-PSDB e, sobretudo, os que não aceitam o PMDB como parceiro necessário de qualquer tipo de governo.
O PSDB agiu com a cautela típica da maneira de fazer política do senador Aécio Neves, preservando compromissos internos no Congresso, e passou a ideia de que se opunha à candidatura do senador Renan Calheiros mais do que à de Henrique Alves na Câmara, e muito menos ao PMDB. E deu votos a ambos os candidatos peemedebistas.
No caso da Câmara, havia uma necessidade básica, a de não fortalecer o PSB, que pode vir a ser um adversário na campanha de 2014. Preservando seus laços suprapartidários no Congresso, o senador Aécio Neves pode ter avançado no caminho de futuras negociações políticas, mas o PSDB deixou mais uma vez de marcar posição como partido oposicionista.
De toda essa movimentação política de início de legislatura, tem-se com clareza que o PT está ficando isolado, o que justifica um nervosismo latente entre seus principais dirigentes, que se reflete em entrevistas, e no trabalho mais angustiado dos militantes partidários, sobretudo na blogosfera, com alguns querendo transformar a condenação de José Dirceu e outros pelo Supremo em um golpe contra o governo.
Ao mesmo tempo em que a situação da economia não dá sinais de melhora - a entrevista da presidente da Petrobras, Graça Foster, é um exemplo de como a politização da economia pode ter consequências graves -, o esgarçamento da base aliada é evidente na medida em que a expectativa de permanecer no poder vai ficando em risco.
O PMDB pretende usar o controle do Legislativo para fortalecê-lo diante do Executivo e do Judiciário, o que pode ser sinal de momentos mais atritados no relacionamento entre os três Poderes. O confronto com o Judiciário tem data marcada,e mais retórico do que prático pelo que disse ontem o novo presidente da Câmara, Henrique Alves, e pode ser superado pelo passar do tempo, pois somente a partir do segundo semestre deste ano estará encerrado o processo do mensalão. Saberemos então se a posição da Câmara é pura "especulação", como acha o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, ou se o confronto será um instrumento útil na ocasião para a afirmação do Legislativo.
Mas o relacionamento com o Executivo tende a ser mais conflitante no dia a dia, pois os novos presidentes da Câmara e do Senado pretendem superar o desgaste diante da opinião pública com medidas concretas que tirem os parlamentares da posição defensiva em que se encontram. Além da tentativa de recuperar a iniciativa das ações políticas no âmbito congressual, porque sabe que os parlamentares só terão importância quando o Congresso for importante, o PMDB terá também que lidar com as manobras petistas com vistas à eleição presidencial de 2014. O partido está em posição de força para resistir à tentativa de tirá-lo da chapa presidencial, e está disposto a usá-la.

Carnaval! É Mole, Mas É Meu - JOSÉ SIMÃO

FOLHA DE SP - 07/02


E um amigo vai passar o Carnaval num retiro: "retiro e ponho, retiro e ponho e retiro e ponho". Rarará!


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! E olha a piada pronta. Técnico do São Paulo: "A situação do Ganso é penosa".

E socorro! Diz que o Renan já roubou o bigode do Sarney. Deixou o Sarney pelado! E um leitor quer saber se aquelas antas do "BBB" tem orgasmo ou orgASNO?

E "Big Brother" sempre dá errado: neste ano eles chamaram os veteranos pra dar baixaria, aí os veteranos dão baixaria e o público elimina! E as BBBs são assim: não é a roupa que se adapta ao corpo, é o corpo que se adapta à roupa.

Pode ser magra, baixa, gorda, alta, marombada, nariguda, a roupa é sempre a mesma: top, collant e salto alto!

E o Carnaval? Uma amiga vai se fantasiar de vaga-lume: enfia uma lâmpada no fiofó e sai rebolando! E uma outra vai se fantasiar de empada: uma azeitona no umbigo! E uma outra vai sair fantasiada de dentista: só o fio dental. A onda é sair fantasiada de pelada! E ainda elogiar o estilista na avenida!

E a clássica pergunta de todos os anos: "Onde você vai passar o Carnaval?". Pulando. Pulando e Copulando! E um amigo vai passar num retiro: "retiro e ponho, retiro e ponho e retiro e ponho".

E um outro vai passar num retiro espiritual: "deixa o espírito no retiro e leva o corpo pro litoral!". E um outro vai passar o Carnaval contribuindo pro aquecimento global: vai deixar a churrasqueira acesa por cinco dias!

E na Bahia? Na Bahia já é Carnaval HÁ ANOS! E o bloco Afro Araketu sai com um trio elétrico só para a pipoca: PIPOCAFRO! Adorei esse pipocafro! É mole? É mole, mas é meu!!

E os blocos? Adoro os nomes dos blocos! Direto de Olinda: "Virgens de Verdade". Xi, não vai ter ninguém. Nem pra segurar a faixa do bloco. E, se você pensa que Floripa só tem Jurerê, DJs e música eletrônica, tá enganado. Eles também têm o "Bloco Baiacu de Alguém". Ainda bem que é de alguém! Rarará!

E direto de Queimados, no Rio: "Peteleco na Mijona". E direto do Rio, "É Mole, mas É Meu!". O cúmulo da autoestima! E aqueles coroas de Búzios que se reuniram e lançaram o bloco: Os Tremendo! Rarará! Vamos tremendo mesmo.

É Carnaval! O Brasil é o país da esculhambaria: esculhambação com putaria. Oba! Nóis sofre, mas nóis goza! Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

Graças à Graça! - TUTTY VASQUES

O ESTADÃO - 07/02

Se a Petrobras está desse jeito agora, imagina na Copa!” Não foi bem isso o que Graça Foster disse em teleconferência sobre a situação da empresa que preside, mas sua sinceridade no trato com a má notícia de véspera - a queda nos lucros da companhia - pegou todo mundo de surpresa.
No Brasil, como se sabe, as crises financeiras ou “não são tudo isso que dizem” - às vezes não são mesmo - ou acabam sendo superadas com a versão oficial de que “o pior já passou”. Libera o IPI daqui, segura o dólar dali, e vida que segue!
A iniciativa da presidente da Petrobras de reagir ao fraco desempenho de 2012 com a informação de que “2013 vai ser muito mais difícil ainda” - ou seja, está ruim, mas vai ficar pior -, abre a perspectiva de conserto, coisa que aqui não vem ao caso tratar.
Minha proposta é tão-somente a de um brinde ao relacionamento maduro que Graça Foster assumiu de peito aberto com a má notícia. Se isso deixou o mercado nervoso, francamente, problema dele!
A mulher mais poderosa mundo dos negócios prevê que, a partir de agosto, as coisas vão se acalmar pro lado da estatal. Isso quer dizer o seguinte: na Copa, a Petrobras vai estar bombando! 

Probo Jr.

“QUEM HERDA NÃO ROUBA!” Renan Filho, acusado de financiar causas privadas com Dinheiro público

Fora do pódio

Eike Batista perdeu mais uma posição no ranking dos bilionários: é agora a quarta fortuna do País! Vai acabar virando um Rubinho Barrichello do mundo dos negócios.

Elementar

Cientistas americanos chegaram à seguinte conclusão em estudo publicado em revista médica britânica: homens que assistem amais de 20 horas de TV por semana têm produção de esperma reduzida quase pela metade.Também, pudera!Nãoé sempre que dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo!

Erro médico

Alguma coisa deu errada na cirurgia plástica que Stênio Garcia fez para compor seu personagem na novela Salve Jorge. O ator ficou a cara do Silvio Berlusconi. 

After Super Bowl
Está na moda mostrar algum conhecimento técnico ou tático sobre futebol americano. Se você não sabe o que é touchdown, quarterback, firstdown ou end zone, desista, dificilmente vai arrumar namorada no carnaval! A explicação, dizem os coleguinhas que tiveram a curiosidade de saber, dura em média duas horas e é tão empolgante quanto a exposição que o senador faz de seu programa de renda mínima.

Deixa de ser curioso

Não pergunte a Eduardo Suplicy por que ele votou em Renan Calheiros para presidente do Senado! Só se fala disso entre os jornalistas que cobrem o Congresso!

Tiro na moralidade

Mal comparando, o primeiro-ministro Mariano Rajoy virou uma espécie de Demóstenes Torres da Espanha.