quinta-feira, março 28, 2013

Indenização simbólica - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 28/03

José Serra ganhou indenização de R$ 1.000 por danos morais pelo "oportunismo eleitoral" do livro "A Privataria Tucana", de Amaury Ribeiro Júnior. O autor e a editora Geração Editorial foram condenados pelo juiz André Pasquale Scavone, da 10ª Vara Cível, em sentença publicada em 1º de março.

INDENIZAÇÃO 2
Na decisão, o juiz declara que "não é este o juízo que vai dizer se os fatos narrados são ou não verdadeiros". Diz, no entanto, que é "inequívoca a intenção dos réus de atingir a imagem de Serra". Scavone considera "curioso" o caráter indenizatório da ação. "Se o interesse era preservar a imagem, o pedido deveria ser de impedir a venda do material ofensivo."

INDENIZAÇÃO 3
Ao fixar a indenização, o juiz afirma ser o valor "simbólico (para fins de paraísos fiscais)", uma referência às denúncias do livro, lançado às vésperas das eleições de 2010, contra o candidato tucano à Presidência.

INDENIZAÇÃO 4
Serra e os réus devem recorrer da decisão. "O livro foi considerado ofensivo, mas entramos com recurso para ampliar a condenação", afirma Ricardo Penteado, advogado do tucano. "Também vamos recorrer. Para nós, R$ 1.000 é muito", diz o editor Luiz Fernando Emediato.

CHECK IN
A Associação Brasileira de Motéis aproveitará a Equipotel, feira hoteleira marcada para setembro, no Anhembi, para tentar emplacar os estabelecimentos do gênero como alternativa de hospedagem, principalmente durante a Copa e a Olimpíada.

Segundo a entidade, que tem 5.000 associados, 30% dos motéis no país estão aptos a receber turistas que viajam para diversão e negócios. É a primeira vez que a associação participa da feira.

A MINA DO NEYMAR
A atriz Bruna Marquezine, 17, é capa da "RG" que chega às bancas amanhã. A Lurdinha da novela "Salve Jorge" (Globo) está em evidência desde o Carnaval, quando assumiu o namoro com o jogador Neymar. À revista ela confessou ser ciumenta. "Nunca dei crise de ciúme, mas a gente tem de tomar conta. De vez em quando é bom, senão parece que tá largando mão Mas ninguém precisa saber do meu ciúme, só ele." E Bruna avisa que não é mais criança. "Mas também não sou uma mulher. Sou uma jovem adulta. Cada vez mais as coisas estão nas minhas mãos."

FESTA DOS BICHOS
A versão brasileira do musical "O Rei Leão" teve estreia para convidados, anteontem. O jogador Alexandre Pato, do Corinthians, os atores Leona Cavalli, Daniel Boaventura, Yanna Lavigne, Bruno Gissoni, Marisa Orth e Daniel Rocha estavam na plateia do teatro Renault. A atriz Danielle Winits foi acompanhada do namorado, o jogador Amaury Nunes, e o filho mais velho, Noah, do casamento com Cássio Reis.

TUDO AZUL
No Dia Mundial de Consciência do Autismo, comemorado na próxima terça, a Basílica de Aparecida será iluminada com a cor azul. Outros monumentos em várias cidades brasileiras receberão a mesma iluminação. A iniciativa da ONG Autismo & Realidade pretende conscientizar sobre a doença.

CÂMERA, AÇÃO
Luciano Huck vai transformar em filme os dez anos do Instituto Criar, sua ONG que ajuda jovens de baixa renda a se profissionalizarem em áreas técnicas de cinema e TV. O longa de ficção será baseado em histórias de alunos da instituição. A direção é de Fernando Grostein Andrade ("Quebrando o Tabu"), irmão de Huck.

POESIA CANTADA
Os músicos e compositores José Miguel Wisnik, Estrela Leminski, Téo Ruiz e Swami Jr. farão aula-show no Itaú Cultural, no dia 8. O evento marcará o lançamento do livro "Toda Poesia", que reúne a obra de Paulo Leminski.

AMAZÔNIA FRANCESA
Neta do oceanógrafo francês Jacques Cousteau, Céline Cousteau desembarca em São Paulo na próxima semana para acertar os detalhes para o início das filmagens do documentário que fará sobre os graves problemas de saúde dos índios do Vale do Javari, na Amazônia.

A "National Geographic" é umas das apoiadoras do projeto internacional.

ESCAPADA
Adriane Galisteu e Alexandre Iódice levaram o filho, Vittorio, dois anos e meio, à pré-estreia do musical "O Rei Leão" anteontem, em SP. O trio, no entanto, deixou o espetáculo de 2 h e 40 min antes do intervalo.

ESCAPADA 2
"O Vittorio não aguenta assistir a algo por mais de 50 minutos e já era muito tarde. Ele não chorou, mas fiquei com medo que começasse a incomodar as pessoas. Quero voltar numa sessão à tarde, mas vamos retormar de onde paramos", disse Galisteu.

CURTO-CIRCUITO
A peça "Maria Miss", com direção de Yara de Novaes, inicia temporada no Sesc Ipiranga, às 21h. 14 anos.

A festa de indie-rock Propaganda estreia no Cine Joia, hoje, às 23h. 18 anos.

A artista plástica Lucia Koch lança hoje instalação da série "Matemática Espontânea" na vitrine do Ritz da alameda Franca.

A Oi divulgou os resultados do seu programa de patrocínios culturais de 2012. Foram selecionados 103 trabalhos.

A banda Memórias de um Caramujo toca hoje às 23h no Studio SP. 18 anos.

Nenhum comentário: