quinta-feira, fevereiro 07, 2013

PSB pavimenta 2014 - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 07/022

O presidente do PSB, Eduardo Campos, orientou ontem os líderes no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), e na Câmara, Beto Albuquerque (RS), a não entrarem no jogo de interesses do PT e do PMDB. Acha que 2013 é ano de o PSB marcar posição. De temperamento calmo, comentou que o ex-presidente Lula está muito afobado para encontrar solução eleitoral para 2014.

Saúde faz pressão sobre prefeitos
Para acelerar a execução das obras de Unidades de Pronto Atendimento e de Unidades Básicas de Saúde, o Ministério da Saúde apertou o cerco sobre as prefeituras. A partir de agora, os municípios que descumprirem prazos para elaboração de projetos e atrasarem as prestações de contas e do andamento das obras deixarão de receber recursos para realizá-las. Pelo menos uma vez a cada 60 dias, os gestores deverão atualizar as informações no Sistema de Monitoramento de Obras do Ministério da Saúde, o que passa a ser pré-requisito para acessar o dinheiro dos cofres federais.

“O PMDB pode ficar tranquilo porque não queremos a vaga de vice-presidente. A que queremos é a outra” 
Beto Albuquerque
Líder do PSB na Câmara

Com Marina
Os deputados Alfredo Sirkis (PV-RJ), Domingos Dutra (PT-MA), Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Walter Feldman (PSDB-SP) e José Reguffe (PDT-DF) decidiram ajudar na criação do partido de ministra Marina Silva, recolhendo assinaturas.

Cirurgia pelo SUS
O assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia resistiu à tentação de operar o coração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sofreu pressão da família, do médico das celebridades políticas e da presidente Dilma. Mas se internou no Instituto do Coração, em Brasília, cuja sede é em Porto Alegre. E fez todos os procedimentos pelo SUS.

Espaçoso
O deputado Marco Maia (PT-RS) desalojou parte da Secretaria de Comunicação da Câmara. Como ex-presidente, tem direito a um gabinete maior e a escolher qualquer espaço da Casa. Fez um tour, gostou do que viu, e a reforma já começou.

Tensão pós carnaval
Os líderes governistas no Congresso chamam de "chicana" e de "armadilha" a proposta de votar os vetos em bloco, mas separando alguns, como o dos royalties e o fator previdenciário. Avaliam que essa escolha de temas pode trazer sérios prejuízos à economia, e avisaram ao Planalto que terão de partir para o enfrentamento com a oposição e com os partidos da base para votar o Orçamento.

A ordem era para sair
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), disse que, a pedido do vice Michel Temer, tentou convencer Rose de Freitas (PMDB-ES) a desistir da candidatura a presidente da Câmara no domingo à noite, horas antes da eleição.

Queda de braço
O governo não abre mão de garantir a competitividade na MP dos Portos e vai manter, mesmo a contragosto de empresários, decisão de permitir a instalação de novos portos.

PEGOU MAL. Tucanos ficaram incomodados com declaração do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que elogiou a candidatura do PSB na Câmara.

Nenhum comentário: