domingo, maio 13, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Querem transformar a CPI do Cachoeira na CPI da PGR”
Senador Pedro Simon (PMDB), sobre o PT tentando prejudicar processo do mensalão

MPF INICIA INVESTIGAÇÕES CONTRA CHEVRON NO RIO

Seis meses após vazamento de três mil barris de petróleo no Campo de Frade, na costa do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal iniciou as investigações contra a operadora Chevron. O procurador da República no Rio Eduardo Santos de Oliveira comunicou ao Congresso e ao Ministério de Minas e Energia a abertura do inquérito civil público. Em março, o MPF denunciou as empresas Chevron, Transocean e mais 17 pessoas por crime ambiental e dano ao patrimônio público.

FALHAS NA FISCALIZAÇÃO

A procuradoria investigará a atuação da Agência Nacional de Petróleo e já pediu ao órgão e à Marinha informações sobre a plataforma.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS

O MPF quer saber as condições dos poços em Quissamã, Campos dos Goytacazes, São Franscisco do Itabapoana e São João da Barra. 

PREVENÇÃO

O MPF vai requisitar, ainda, a cada empresa que opera petróleo no local, a cópia dos Planos de Emergência Individual em cada poço. 

PF X MP

Suspeita-se na CPI que, por trás das operações Monte Carlo e Vegas, há uma guerra entre grupos pelo comando da PF, contrários ao MPF. 

ES: CONSELHEIRO TERIA SE REUNIDO COM IMPLICADOS

Gravado pela PF em suposto esquema de fraude em licitações milionárias no município de Presidente Kennedy, o conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo José Antônio de Almeida Pimentel também andou conversando com empresários com interesses em processos na Corte. Ele teria se encontrado com o presidente da Federação de Beach Soccer, William Vairo, e Carlos Fernando Zaché. 

NEGÓCIOS

Em uma das escutas telefônicas, Carlos Zaché informa William Vairo de que “Pimentel está falando com ele de negócio em Itapemirim (ES)”.

ELE, DE NOVO

Relatório da Polícia Federal indica que o conselheiro Pimentel é amigo do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB).

CORRUPÇÃO DE TODA ORDEM

A Operação Lee Oswald revelou esquema de desvio de verbas, fraude em licitações e lavagem de dinheiro em Presidente Kennedy (ES).

PROCURA-SE

O ex-dono da Delta, Fernando Cavendish, recuperando-se do rolo da Delta, e o presidente do Senado, José Sarney, recuperando-se da colocação de um stent, têm algo em comum: não foram mais vistos. 

BRIGA TUCANA

Na última reunião da CPI mista de Cachoeira, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse a deputados que só defenderá com convicção o procurador-geral, Roberto Gurgel. Quanto aos governadores Marconi Perillo (Goiás) e Beto Richa (Paraná), “a história será outra”.

ELEIÇÕES DIRETAS NA OAB

A OAB do Rio de Janeiro lança, nesta segunda-feira, uma campanha por eleições diretas para a escolha de presidentes da OAB nacional. Hoje, a eleição é indireta e votam apenas os 81 conselheiros federais. 

DEPUTADO TOPA A BRIGA

O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) pedirá ao Superior Tribunal de Justiça acesso a inquérito sigiloso contra o governador do DF, Agnelo Queiroz: “Ele fez tudo o que eu queria, me processou, e agora tenho direito a acessar o inquérito para formular minha defesa”. 

PAUTA DA MORTE

O radialista e blogueiro Isanilson Dias, da rádio São Bento (MA), denunciou à Federação dos Jornalistas ameaças de morte por críticas à prefeitura. Décio de Sá também foi assassinado no Maranhão. 

JOGO DE EMPURRA

O líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), joga para a executiva do partido a decisão de expulsar o deputado Carlos Leréia (GO), acusado de envolvimento no esquema de Cachoeira. O presidente tucano, Sérgio Guerra (PE), diz que a responsabilidade é da bancada.

FUNDO DO POÇO

Algo anda errado nos Correios. Um leitor pagou R$ 20 para enviar segunda-feira (7), por Sedex, do Rio para São Paulo, um envelope com documento. A encomenda levou cinco dias para chegar ao destino.

ORDEM DOS FATORES

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) discorda da decisão de conduzir o bicheiro Cachoeira para depor logo no início dos trabalhos: “Na CPI da Nike/CBF, o último a ser ouvido foi Ricardo Teixeira, quando já sabíamos até da morte de suposta amante dele nos Estados Unidos”.

PERGUNTA NO AÇOUGUE

Você compraria uma empresa quase falida, que poderá ficar inidônea, para construir obras do governo sem ajuda do governo? 

PODER SEM PUDOR

RIGOR CONVENTUAL

Era um almoço oferecido a empresários de outros Estados, no Palácio das Princesas, pelo então governador Roberto Magalhães. Durante a sobremesa, um dos convidados elogiou a fruta servida.

– É um fruto divino! – brincou Sileno Ribeiro, poderoso secretário do Gabinete Civil de Magalhães. Brincou com fogo.

D. Jane, a influente primeira-dama, católica fervorosa, achou que o secretário cometera uma blasfêmia e exigiu sua demissão. Foi atendida.

Nenhum comentário: