terça-feira, janeiro 10, 2012

Linha cruzada - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 10/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 

Em atrito com o governo paulista no monitoramento da operação policial na Cracolândia, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos decidiu colocar seu serviço "Disque 100" em linha permanente para receber denúncias de abusos na ação da PM no centro de SP. Protocolo de emergência criado ontem permitirá que as queixas de violação sejam avaliadas em tempo real. Atendentes foram treinadas para dar prioridade aos relatos, que terão preservado o anonimato.
Além das reclamações de maus-tratos, chamou a atenção da pasta o uso de bombas de efeito moral e de tiros de balas de borracha para dispersar os viciados.

No limite O Bandeirantes, que destacou a Secretaria de Justiça para acompanhar o cerco à área central da capital, sustenta que até agora não foi acionado pela Defensoria Pública sobre eventuais excessos na intervenção dos policiais contra o tráfico.

Dois tempos A operação na Cracolândia expôs divisão no primeiro escalão de Gilberto Kassab. O secretário Januário Montone (Saúde) defende a internação compulsória de dependentes em clínicas. A vice-prefeita Alda Marco Antonio (Assistência Social) prefere o atendimento nas tendas de acolhimento.

É ela Na conversa com Lula na semana passada, Kassab mencionou o nome de Alda, ex-PMDB, para compor eventual chapa como vice de Fernando Haddad (PT).

Viés de baixa Correligionários do prefeito paulistano enxergam no gesto uma resposta a Geraldo Alckmin, com quem o PSD busca acordo. "O governador emitiu sinais de que montará sua coalizão. Foi um duro golpe à perspectiva de aliança", afirma um kassabista que trabalha pela composição.

Longo prazo Alckmin convidou o neoaliado Paulo Maluf para solenidade do governo paulista ontem em Campos do Jordão. Durante o evento, o deputado, instalado na CDHU e disposto a jogar o PP no colo do PSDB da capital, lançou o tucano à Presidência em 2018.

Espera aí Haddad saiu ontem da conversa com Dilma Rousseff sem definir a data de seu desligamento do MEC. A transição seria feita dia 16, mas pode ser adiada.

Tête-à-tête Dilma e Fernando Bezerra conversaram a sós por quase meia hora ontem. O ministro apresentou explicações pontuais sobre acusações levantadas contra ele. Por fim, disse que não queria criar qualquer constrangimento ao governo. "Não sou apegado ao cargo."

Terceira via Rival de Eduardo Campos, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), recorre com frequência a Michel Temer na tentativa de ver seus pleitos atendidos no Planalto.

Outro lado Sobre os inquéritos da PF contra a Codevasf, a estatal diz ter colaborado com as investigações da Operação João de Barro, em 2008, quando Clementino Coelho, irmão de Bezerra, era diretor executivo. A empresa diz desconhecer outras apurações em curso.

Alta pressão Do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), preocupado com o retorno dos trabalhos do Congresso, em fevereiro: "Se confirmado o corte de R$ 60 bi no Orçamento, e a isso somarmos royalties e Código Florestal, temos de ter cuidado para não explodir a panela".

Vacina Na mira do CNJ, o TJ-SP mapeará preventivamente a produtividade de juízes. A corregedoria se antecipará a denúncias onde houver acúmulo de processos.

com LETÍCIA SANDER e FLÁVIO FERREIRA

tiroteio

"Querer ocupar a prefeitura de forma vitalícia, além de ser um cacoete antidemocrático, só se explica pelos 'prazeres' que o cargo deve estar proporcionando ao seu titular."
DO EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA (DEM), sobre o adversário peemedebista Eduardo Paes ter dito, em entrevista, que gostaria de se manter no Palácio da Cidade caso houvesse a função de prefeito vitalício do Rio.

contraponto

Que rei sou eu?

Em audiência na 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, na década de 70, o então juiz substituto Paulo Pimentel Portugal teve pela frente um réu peculiar. Logo após o início dos trabalhos, o magistrado fez a pergunta rotineira sobre os antecedentes criminais do acusado.
-O senhor já foi preso ou processado alguma vez?
O réu, então, estufou o peito. Pensou alguns segundos e disse, para surpresa dos presentes ao Fórum:
-Sim, eu já tive a honra, inclusive, de ter sido condenado por Vossa Majestade...

Nenhum comentário: