domingo, outubro 09, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Pré-greve
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 09/10/11

Mal refeito do fracasso na negociação com os grevistas dos Correios, o Planalto terá outro abacaxi a descascar. Nesta semana, representantes da Federação Única dos Petroleiros levarão ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, sua proposta de reajuste. Com base no exemplo dos Correios a categoria sabe que as perspectivas não são boas. A equipe econômica orientou a Petrobras a rejeitar qualquer acerto que vá além da reposição da inflação. Ao mesmo tempo, o governo, que contabiliza paralisações em série, não quer nem ouvir falar em greve em meio à encrenca no Senado sobre a redistribuição dos royalties.

Na mesa Na próxima quinta, Petrobras e sindicatos voltam a conversar. A empresa se comprometeu com um reajuste de 7,23%, correspondente à variação do IPCA no período. Representantes da categoria chegaram a sinalizar a interlocutores do governo a disposição de pedir 10% acima da inflação.

Passo adiante Na próxima sexta-feira, quando Dilma Rousseff lançará em Porto Alegre a versão sul do plano Brasil em Miséria, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) assinará com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção um protocolo que prevê abertura de vagas no setor para beneficiários do programa. O pacto valerá para todo o país.

Meio vazio Segundo pesquisa encomendada pela Embratur à Fipe, piorou um pouco a percepção dos estrangeiros sobre os aeroportos do país. Em 2004, 85% julgavam os serviços satisfatórios. Hoje, o percentual está em 81%.

Meio cheio Em compensação, a avaliação da segurança pública melhorou. Em 2004, ela era positiva para 75% dos entrevistados. Agora, 82% conferem sua aprovação. A pesquisa, cujos resultados serão divulgados nesta semana, ouviu 39 mil estrangeiros que estavam deixando o Brasil depois de uma visita. A Fipe perguntou aos turistas do que mais haviam gostado no país. "Hospitalidade" foi o item mais mencionado.

Fotografia Getúlio Vargas filiou-se ao PPS e trabalha para ser candidato à Prefeitura do Rio. Trata-se do neto do presidente morto em 1954. A semelhança física com o avô impressiona.

Check-out De um expoente peemedebista, sobre a curta passagem pelo partido do ex-presidente do Banco Central, agora embarcado no PSD: "Meirelles usou o PMDB como hotel. Passou uma noite e foi embora".

Longo prazo Na tentativa de construir aliança com Geraldo Alckmin para a eleição paulistana de 2012, em arranjo no qual seu correligionário Guilherme Afif seria o candidato a prefeito, Gilberto Kassab tem insistido no discurso de que o horizonte do PSD é 2018. Insinua que aceitaria até ser candidato a vice no Estado em 2014, com a condição de receber apoio tucano para disputar o governo quatro anos mais tarde.

Conjuntura Alguns tucanos ponderam que, a despeito da desconfiança mútua entre os grupos do governador e do prefeito, um acordo Alckmin-Kassab voltou ao leque de possibilidades diante do apetite do PT pelo eixo paulista de poder e do ceticismo quanto ao potencial dos pré-candidatos do PSDB na disputa municipal.

Q.I. A divulgação dos "padrinhos" das emendas parlamentares ao Orçamento causou embaraço à base de Alckmin na Assembleia. Os deputados do PV, que já vinham insatisfeitos, ensaiam motim contra o governador.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Prévias no PSDB são feitas em restaurantes de luxo, regadas a vinho importado e só com caciques. No PT, até Lula disputou uma para se candidatar à Presidência".
DO VEREADOR PAULISTANO CHICO MACENA em resposta a Fábio Lepique, assessor especial de Geraldo Alckmin, que criticou a mão pesada de Lula na definição do candidato petista à prefeitura paulistana.

contraponto

Meu nome é Zé Alencar!


Em 2010, após insistência de Lula, Dilma recebeu o PRB de José Alencar. A candidata estava com os coordenadores Antonio Palocci, José Eduardo Cardozo e José Eduardo Dutra, que se esquivaram de assumir qualquer compromisso relativo à participação da pequena sigla no futuro governo. Até que um deles perguntou ao vice:
-Quanto tempo de TV vocês têm mesmo?
Alencar respondeu de bate-pronto:
-Olha, com alguns segundos, o Enéas fez um estrago. Agora imagine se eu aparecer e disser: votem no Serra!

Nenhum comentário: