quarta-feira, maio 11, 2011

FERNANDO RODRIGUES - Serra, a web e o futuro


Serra, a web e o futuro
FERNANDO RODRIGUES
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/05/11

BRASÍLIA - O mais ilustre líder da oposição, José Serra, lançou anteontem um site na internet. A iniciativa apareceu 190 dias depois do segundo turno de 2010. Ontem, no início da noite, havia 366 comentários liberados no site do tucano.

Dono do maior patrimônio eleitoral anti-PT (43,7 milhões de votos na disputa presidencial), Serra ainda não teve sucesso na missão de organizar alguma força orgânica na oposição. Ao contrário.

Assim como no seu novo site na web, o político tucano não apresentou estratégias inovadoras para reagrupar os partidos contrários à administração federal da petista Dilma Rousseff. Como uma metáfora do que se passa no mundo real, a iniciativa virtual de Serra travou algumas vezes ao ser lançada. "Haja paciência", resmungou em seu perfil no microblog Twitter.
Não deixa de ser curiosa essa última ação de Serra. Ele abdicou de fazer campanha financeira pela web (Dilma e Marina Silva pelo menos tentaram) e reaparece na plataforma que rejeitou parcialmente quando estava concorrendo ao Planalto. A incoerência e a falta de prioridades táticas são marcas da oposição no momento atual.

O assunto principal escolhido por Serra na web foi o combate às drogas ilegais. Uma boa opção de diálogo com grandes massas vivendo em centros urbanos. Mas é também um tema desconfortável. Os tucanos comandam São Paulo há vários mandatos consecutivos. Nunca conseguiram higienizar uma região da capital do Estado conhecida como cracolândia. O título do artigo de Serra sobre o tráfico foi "A prática desmente o discurso". Não era uma autorreferência, mas uma crítica ao governo federal.

Tudo considerado, a reentrada de Serra na arena via mundo virtual não serviu nem de guia nem de resposta a oposicionistas hoje perdidos e em desagregação avançada. Mau sinal para eles. Já falta menos de um ano e meio para a eleição de prefeitos em 2012.

Nenhum comentário: