quarta-feira, abril 06, 2011

ILIMAR FRANCO - A primeira derrota


A primeira derrota
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/04/11

O governo Dilma Rousseff está lutando desesperadamente para evitar sua primeira derrota no plenário da Câmara. As posições da ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e do PT no debate do Código Florestal são minoria no plenário da Casa. A maioria aprova o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A coordenação política do governo está segurando a votação para convencer o PMDB a fazer um acordo, isolando os ruralistas. 

O PMDB bate de frente com o PT
Na outra ponta da polêmica em torno do texto do novo Código Florestal, o ministro Wagner Rossi (Agricultura) está trabalhando para que o governo não tenha uma posição oficial sobre as alterações e deixe a discussão com o Congresso. Como a base governista está
rachada, se o governo liberar a votação, o PMDB e outros partidos da base não seriam protagonistas na derrota do governo. O líder do partido na Câmara, Henrique Alves (RN), admite que sejam feitas mudanças no relatório, mas deixa claro: “O PMDB está fechado com o relatório do Aldo. Concessões e ajustes poderão ser feitos, mas desde que passem pelo relator.”

"Nessa matéria não haverá acordo nunca. Mas o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), não coloca em votação. É a maioria perdendo para a minoria” — Kátia Abreu, senadora (DEM-TO) e presidente da CNA, cobrando a votação do Código Florestal

REFUNDAÇÃO. O cientista político Antonio Lavareda traçou os eixos necessários para a reestruturação do PSDB, no sábado, em exposição para os governadores tucanos. Na sua avaliação, o partido precisa de democracia interna, um trabalho de comunicação integrado e buscar na sociedade novos quadros para disputar as eleições, sobretudo naqueles 15 estados em que sua força eleitoral se revelou débil no último pleito.

É bom para nós
A presidente Dilma vai com um discurso parecido com o americano na viagem à China. Vai defender que eles comprem mais do Brasil, que os investimentos deles aqui sejam na indústria e reclamar da desvalorização da moeda local.

Caças
O ministro Nelson Jobim (Defesa) anda dizendo que a aquisição dos caças pode esperar. O mais importante são os três aviões P3, que já monitoram as águas oceânicas do pré-sal. No ano que vem, o Brasil recebe mais seis aeronaves P3.

PSDB em defesa dos municípios
A volta da inflação e o risco de desindustrialização serão os motes do discurso de Aécio Neves (PSDB-MG), hoje, no Senado. Além disso, vai atacar o governo petista por reduzir a parcela de estados e municípios no bolo tributário. Era de 27% em 2002 e fechou em 19,4% em 2010. Aécio quer impedir que o governo federal faça concessões tributárias na faixa que não é dele. Vai propor lei obrigando o governo federal, toda vez que fizer isso, a repor receitas para estados e municípios.

Zagueirão
Com apenas um mês e meio de exercício do mandato, ela virou o terror dos tucanos. O comentário na oposição é de que Gleisi Hoffmann (PT-PR) não deixa passar nenhum discurso do líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), sem resposta.

Ele está de volta 
A convite do PMDB, o exministro da Saúde Adib Jatena, criador da CPMF, vai se reunir hoje com os deputados do PMDB. Jatene fará
um raio X da gestão da Saúde, do SUS, da emenda 29 e das necessidades de financiamento para o setor.


 AGORA que a casa caiu, os aliados de Roger Agnelli avaliam que ele cometeu erros políticos capitais. O primeiro: não tratar das demissões, na crise, com o presidente Lula. O último: atacar o PT na África.
 NA TV. As inserções comerciais do PSDB vão focar dois temas: inflação e gargalos na infraestrutura do país. Os serristas queriam abordar também o reajuste do salário mínimo, mas o assunto vai ficar de fora.
● AUDIÊNCIA PÚBLICA. O deputado Dr. Aluizio (PV-RJ) está em campo para que a Comissão de Minas e Energia da Câmara ouça o presidente da Light, Jerson Kelman, sobre as explosões ocorridas no Rio.

Nenhum comentário: