sexta-feira, março 04, 2011

BARBARA GANCIA

Passa, Charlie Sheen!
BARBARA GANCIA
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/03/11

A Narcisa não dorme há dias esperando Charlie Sheen e John Galliano para o Carnaval carioca

A ESTA ALTURA, até a formiga que mora embaixo da pedra já sabe que o costureiro John Galliano não passa de um ser desprezível. E que o atropelador de ciclistas de Porto Alegre não possui temperamento para conviver em sociedade. E ainda que Charlie Sheen só ganhou 1 milhão de seguidores no Twitter no espaço de 24 horas porque a nós interessa (sim, também o adicionei) muito ver sangue.
A Narcisa não dorme há dias esperando dar de cara com Galliano e Sheen no Carnaval. Que Paula Burlamaqui, que nada! Queremos mais é ver Charlie Sheen mandando a Mangueira inteira entrar enquanto engole a AmBev de um trago só.
O mundo é cão, as imagens são em tempo real e não se fazem mais napoleões de hospício como antes. Sheen andou dizendo que colocaria Frank Sinatra no chinelo, imagine só, o maior farrista de todos.
Sei não, fico imaginando o ator de "Two and a Half Men" feito foca, equilibrando várias pedras de crack no nariz na frente de uma webcam e percebo que sou mais "Ol" Blue Eyes" com seu uísque aguado sobre o piano de Count Basie, ao contar piadas "risqué" para a plateia.
Alguém seria capaz de imaginar Frank Sinatra dando entrada em uma clínica para dependentes de drogas aconselhado por advogados que tentam driblar o seguro feito pelo estúdio ou os contratos assinados com a Warner e a CBS?
E esse Galliano, então: quem se importa com a ideologia do camarada que desenha as roupas ou o aspirador de pó que a gente utiliza? Mas, vem cá: esse batráquio com evidente problema de álcool que se diz fã de Hitler é homossexual, não? Bem, sendo assim, ele deveria lembrar que, se vivesse sob o nazismo, andaria com uma estrela na manga e dificilmente sobreviveria aos fornos.
É possível observá-lo no tal vídeo que o desgraçou, dizendo nitidamente ao casal que o está insultando: "Vocês são feios". Lembrou-me Vinicius, que era uma massa disforme esparramada dentro das calças e, ainda assim, tinha a audácia de pedir às feias que lhe perdoassem.
Alô, John Galliano! Você é careca, vesgo e tem orelha de abano. Pessoalmente, não tenho problema com isso. Mas, no seu gueto particular da moda, convenhamos, é tido como feio do Vale do Eco (feio... feio... feio...). Diga-me: será por isso que você anda por aí fantasiado de pirata da perna de pau? No seu universo, ser feio é pecado?
Freud explica que o costureiro tenha ido soltar suas lagartixas, por duas noites consecutivas, justamente no bar La Perle, da rue des Rosiers, que é a rua central de um bairro tradicionalmente judaico.
Freud gastaria saliva também para elucubrar que o Oriente Médio está explodindo e a turma só pensa em ver e rever o vídeo do atropelamento dos ciclistas. Barril do petróleo nas alturas e o importante é entrar no Twitter para saber o que o Charlie Sheen anda cheirando, fumando ou enfiando na orelha.
Não vi uma linha sobre as mulheres violentadas no Congo nos últimos dias. Mas as especulações sobre quem vai substituir Galliano estão por toda parte.
Somos uma cultura de comedores de carniça, de sanguessugas interessadas apenas em consumo e poder, e estamos cada dia mais infantilizados. Nossa capacidade crítica foi atropelada por alguma betoneira dirigida por Charlie Sheen.

Nenhum comentário: