quarta-feira, março 23, 2011

ANCELMO GÓIS

Chiclete com banana I
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 23/03/11

A propaganda do Rio ganhou os EUA. Não só por causa de Obama, mas também do filme de animação que leva o nome da cidade. A marca “Rio” está em balões nos cinemas, em anúncios na lataria dos ônibus e até, veja a foto, em selos nas frutas nos
supermercados americanos. 

Chiclete com... II
A visita de Obama ao Rio virou um furacão nas redes sociais. Sábado e domingo, a expressão “Obama no Rio” alcançou, acredite, 6,5 milhões de pessoas no Twitter. O Teatro Municipal passou boa parte do domingo entre os Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter no mundo.

Humor chileno
O presidente chileno, Sebastián Piñera, é engraçadinho. Disse, nessa visita de Obama a seu país, que ele e o americano têm muitas coisas em comum: — Somos canhotos, estudamos em Harvard e temos mulheres bonitas.

No mais
O interesse de Obama pelo pré-sal provocou protestos de grupos de esquerda no Brasil e de direita nos EUA. O deputado republicano Doc Hastings diz que, em vez de criar energia e empregos lá, o presidente advoga “o aumento da dependência dos EUA por energia
estrangeira”. É. Pode ser. 

Para o Japão
Nelson Freire, o nosso pianista, vai participar, dia 6, em Paris, de um concerto da Cruz Vermelha em prol do Japão. Será no Théâtre des Champs Elysées, com a soprano Natalie Dessay, o tenor Rolando Villazon e a bailarina Sylvie Guillem.

Sarney e Lula

Veja o que Sarney pôs sobre Lula em seu diário, em 1989, e consta no livro “Sarney, a biografia”, de Regina Echeverria: — Lula é a velharia ideológica. O partido marxista, sectário e caribenho. É um anacronismo. Sua sedução permanente é a Sierra Maestra.

Sarney e Ulysses...
Ainda no mesmo ano: — Ulysses não tem grandeza nem espírito público. É um político menor, que tem o gosto da arte política, puro gosto do jogo, sem nada mais. 

Sarney e Collor...
Já em novembro de 1991, Sarney comentou a decisão de Collor de criar a Lei Rouanet, em apoio à cultura: — Collor ignorou meu projeto, enviou outro e anunciou que iria se chamar Lei Rouanet. Rouanet nunca fez nada por este projeto, que data de 1972.

Bacalhau tombado
Eduardo Paes resolveu tombar o restaurante Antiquarius, templo da boa mesa no Leblon. Com isto, frustra um pedido de licença para demolição do imóvel onde o restaurante funciona, publicado no DO de quinta-feira passada. 

Buraco Quente
Quarta e sexta da semana passada, Adriano, o Imperador, zanzava pela Mangueira. Estava na garupa de uma moto 750 cilindradas.
Na mesma semana, o jogador foi visto na garupa de outra moto no Jacaré.

Invenção carioca
Em abril, será inaugurada a primeira UPP de Salvador. Vai ficar no bairro Calabar, comunidade carente em plena Avenida Centenário, na área nobre da capital baiana. 

Viva Tom Jobim!

Nnenna Freelon, a cantora americana de jazz, e os brasileiros Milton Nascimento e Ivan Lins participarão do show comemorativo dos 20 anos da Fundação do Câncer. Será dia 18 de abril, no Vivo Rio, na Barra, só com canções de Tom Jobim.

50 anos do nu
O primeiro nu frontal do cinema brasileiro está completando 50 anos. Foi de Norma Bengel, em “Os cafajestes”, filme de Ruy Guerra, produzido por Jece Valadão. A data será celebrada com uma mostra de longas-metragens da velha produtora Magnus, dia 29 agora, na Caixa Cultural, no Rio.

ZONA FRANCA

O Barra D’Or, que atende a mais de 10 mil pacientes/mês, fez 13 anos, inaugurando novo CTI com 16 leitos.

 José Francisco de Araújo Lima é o novo vice-presidente da ABTA.
 A Rádio Globo, a Globo Rio e a Feira de São Cristóvão vão escolher a mais bela nordestina do Rio. Inscrições: www.feiradesaocristovao.org.br.
 É amanhã, às 10h, na Igreja de N. S. da Paz, em Ipanema, a missa de 7odia da coleguinha Christina Gurjão.
 Walter Firmo e José Castello comandam hoje curso no POP. 
 Constança Basto promove bazar em todas as suas lojas de sapatos. 
 O Fundo Global TB-Brasil faz hoje sessão comentada de “A dama das camélias”, na Escola Darcy Ribeiro.
 A Schutz lança nova coleção. 

 Abre amanhã o curso de pósgraduação em jornalismo esportivo e negócios do esporte do Igec/Facha.

Nenhum comentário: