terça-feira, dezembro 28, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Lupa na Saúde Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 28/12/2010


O empresário Jorge Gerdau acertou sua primeira participação no governo de Dilma Rousseff: o Movimento Brasil Competitivo, entidade fundada por ele, traçará um diagnóstico do funcionamento da Funasa e do Ministério da Saúde. O convite foi feito por Alexandre Padilha, que assumirá a pasta na segunda-feira. Na mesma data será assinado o termo de compromisso que formalizará o início da consultoria.
A princípio, a presidente eleita desejava ver Gerdau no primeiro escalão. Após conversa no início do mês, ficou acertado que ele integraria um "núcleo de gestão" do próximo mandato, em formato a ser definido.


Roteiro Assim que descer a rampa do Planalto no dia 1º, Lula embarcará diretamente para São Bernardo do Campo, onde será recebido com festa. Aconselhado por assessores, o presidente não irá ao coquetel oferecido por Dilma Rousseff no Itamaraty na sequência da posse.

Comício Luiz Marinho, prefeito da cidade do ABC paulista, mandou fechar o trecho da avenida Prestes Maia em frente ao apartamento do presidente, no bairro Santa Terezinha. Convocou moradores para recepcionar o petista a partir das 20h, com direito a palco e estrutura de som.

Pingos nos "is" A demora de Lula em colocar ponto final no caso de Cesare Battisti se dá porque o governo adota zelo redobrado na redação do parecer que deve garantir refúgio político ao terrorista no Brasil. Tudo para evitar constrangimentos com o governo italiano.

#prontofalei De Aldo Rebelo (PCdoB-SP), cotado para entrar na briga pela presidência da Câmara, sobre o processo de escolha do candidato do PT, Marco Maia (RS): "Há entre nós muito desconforto. O regimento prevê uma eleição na Casa, e não uma nomeação. Agora, a insatisfação não necessariamente resulta em candidatura alternativa. Só faz sentido se tivermos força".

Aviso prévio Lula, Dilma e Antonio Palocci foram devidamente alertados, no jantar oferecido pelo presidente aos seus ex-ministros na quarta passada no Alvorada, das dificuldades de os partidos aliados saírem unidos na disputa pela Mesa.

Jabá O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), foi elogiado ontem por repórteres pela performance no show de Roberto Carlos, patrocinado pela prefeitura no sábado. O peemedebista, que subiu ao palco com a bateria da Beija Flor, emendou: "Os caras da Globo queriam que eu saísse, mas pensei: que nada, tô pagando!".

Vida real Depois de esticar por um dia o descanso em Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin retorna hoje ao QG de transição com duas missões indigestas: fechar a cota partidária do secretariado e definir a acomodação de tucanos graúdos no governo.

Partilha A divisão dos cargos entre os aliados está quase pronta: o PTB manterá o controle da pasta de Esportes, e o PMDB ficará com a Agricultura. Falta definir as fatias do PV e do PSC.

Ninho Em outra rodada de reuniões, Alckmin decidirá os destinos do governador Alberto Goldman, cotado para o Saneamento, e de deputados de seu círculo íntimo.

À prova d'água No Bandeirantes, a previsão de chuva acelerou as obras de coberturas externas para acomodar o público e autoridades no dia da posse. Ontem, segurança e cerimonial fizeram ensaio oficial.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Dilma não deveria conhecer a opinião da ministra ao convidá-la. Todos sabem o que ela pensa. É diametralmente oposto a isso."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a futura ministra Iriny Lopes (Políticas para as Mulheres) ter feito defesa pessoal do aborto ao dizer que não vê "como obrigar alguém a ter um filho que ela não sente condições de ter".

contraponto

Som na caixa

Em jantar oferecido pelo PMDB a Lula no início deste mês, o presidente estava cercado por líderes como José Sarney, Renan Calheiros, Eunício Oliveira e Michel Temer quando este último começou a discursar.
O volume do som era elevado, a ponto de permitir aos jornalistas, do lado de fora, ouvir perfeitamente o que dizia o vice de Dilma. Ao terminar, Temer passou o microfone a Lula, que começou brincando:
-Me informaram que a imprensa está escutando tudo. Agora é que eu vou falar mesmo...

Nenhum comentário: