quinta-feira, outubro 28, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Temperatura máxima 
Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 28/10/2010

Um conhecedor dos bastidores do STF definiu assim a saída encontrada pelo presidente do tribunal, Cezar Peluso, para o impasse na votação do recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA) contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa: "Ele ligou o fogo, esperou a água ferver, e que da fervura brotasse a solução".
Peluso e o decano da Corte, Celso de Mello, ambos favoráveis ao recurso, foram convencidos pelos colegas Ayres Britto e Ricardo Lewandowski de que o melhor a fazer, diante do repetido empate de 5 a 5, era manter a decisão do TSE, que impugnara a candidatura de Jarbas -eleito em 3 de outubro- ao Senado.

Next A água continua a ferver no Supremo. Enquanto os derrotados sustentam que a decisão de ontem só se aplica a casos de renúncia para escapar à cassação, outros entendem que o assunto Ficha Limpa está resolvido.
Zen De José Antonio Toffoli, o mais jovem ministro e voto favorável ao recurso de Jader: "O STF não é um clube de amigos, e é bom que seja assim. O sentido do colegiado são as divergências".

Mais pop Ao saber do Datafolha, pouco antes de subir ao palanque em Curitiba, Lula mostrou mais entusiasmo com seu novo recorde de aprovação do que com a vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra.

Na veia Terminado o evento pró-Dilma, o presidente, que foi novamente às lágrimas ao falar do final próximo do mandato, avisou sua equipe de segurança: "Vou descer". Assim o fez, e permaneceu cerca de meia hora mergulhado nos afagos incontidos dos eleitores.

Dois pesos Pródigo na divulgação de links para textos de publicações internacionais elogiosos ao governo Lula, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) protestou ontem no Twitter contra o "imperialismo" do jornal britânico "Financial Times", que defendeu em editorial a opção por Serra.

Matemática Munida dos números do primeiro turno, a campanha de Serra insistirá na desqualificação das pesquisas. É a senha dos tucanos para evitar desmobilizações que potencializem o "efeito feriadão" nas urnas.

Boi na linha Embora tenha congelado a transição até o segundo turno, Geraldo Alckmin telefonou para o governador Alberto Goldman para se informar sobre o "metrogate". A suspensão da licitação atrasará de 8 a 12 meses a entrega da linha 5. O cronograma da linha 4 também está comprometido.

Descarrilou A suspeita de fraude na licitação da linha 5, ainda que atribuída aos consórcios, reduziu ainda mais a já remota hipótese de permanência do secretário José Luiz Portella (Transportes Metropolitanos) no futuro governo Alckmin.

Trégua Petistas e tucanos adaptaram roteiros e horários para evitar choque de militantes nas caminhadas de amanhã pelo centro de SP. A comitiva pró-Serra parte do Largo São Francisco, às 12h, rumo à praça da República. O grupo dilmista sai da praça do Patriarca em direção à Sé, às 15h.

Então tá O PSDB, que convocou assessores do governo estadual e da prefeitura, alega que todos vão sacrificar a hora do almoço para engrossar a manifestação.

Veja bem Ao contrário do informado pela liderança do PT na Assembleia paulista, o tucano Vaz de Lima não assinou a nota de desagravo a Rui Falcão (PT), subscrita por outros líderes do PSDB na Casa, como Barros Munhoz e Celso Giglio.

tiroteio

"Serra agora não pode mais ser franco atirador. E vai ficar muito feio se quiser fugir da responsabilidade pelos problemas de uma licitação que ele iniciou."
DO PRESIDENTE DO PT-SP, EDINHO SILVA, sobre a suspeita de fraude na licitação da linha 5, aberta quando o tucano era governador de SP.

contraponto

Os pássaros


Em comício realizado na terça em Caxias do Sul (RS), José Serra foi homenageado por um grupo de crianças com uma revoada de pombos. Ao observar a movimentação, abaixou para ajudá-las na soltura dos pássaros. Depois de várias tentativas, dois pombos brancos retornaram aos seus ombros.
O candidato tucano, ao perceber o "cerco", disse aos aliados peemedebistas José Fogaça e Germano Rigotto, com quem dividia o palanque:
-Apesar de todo o clima de guerra da eleição, os símbolos da paz me perseguem...

Nenhum comentário: