quinta-feira, outubro 28, 2010

PAPA BENTO XVI É CONTRA PROJETO DO PT


Papa Bento XVI pede a bispos brasileiros que orientem os católicos na política


RIO - A três dias do segundo turno das eleições presidenciais, o Papa Bento XVI pediu a bispos brasileiros para orientarem politicamente os fiéis durante reunião nesta quinta-feira no Vaticano. O papa, que não se referiu diretamente ao pleito deste domingo, afirmou ainda que os religiosos devem emitir, quando necessário, juízo moral em assuntos políticos. ( Confira a íntegra do discurso do papa )

Os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas

- Em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum - disse o papa em seu discurso.

- Quando, os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas - completou.

Bento XVI afirmou que esta orientação deve ser dada "quando projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia".

- No episcopado, ao defender a vida não devemos temer a oposição e a impopularidade, recusando qualquer compromisso e ambiguidade que nos conformem com a mentalidade deste mundo - afirmou o pontífice.

- Deus deve encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, econômica e particularmente política - acrescentou.

As polêmicas envolvendo temas religiosos e, principalmente, a legalização do aborto, marcaram a campanha presidencial. Na semana passada, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, voltou a defender a proibição do aborto no Brasil.

O papa defendeu ainda a educação regiliosa no ensino público e o uso de símbolos religiosos na vida social.

- Queria ainda recordar que a presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia do seu respeito. Eles têm um valor particular, no caso do Brasil, em que a religião católica é parte integral da sua história.

Um comentário:

Marina Amarante disse...

Vaticano reconheceu hoje, pedido de beatificação de Irmã Dulce feito por José Serra em 2007. O ex-governador de São Paulo e candidato a presidência, pediu que fosse dada a atenção merecida ao caso e declarou confiar plenamente na santidade da Irmã.A Congregação das Causas dos Santos do Vaticano reconheceu como milagre de Irmã Dulce a recuperação de uma mulher sergipana que teria sido desenganada pelos médicos durante o parto, depois de sofrer uma forte hemorragia. A beatificação ainda depende da assinatura do Papa, mas já é considerada certa para todos os envolvidos no processo. http://bit.ly/a9RgiK