quarta-feira, outubro 20, 2010

ANCELMO GÓIS

Mão fechada 
Ancelmo Góis 

 O Globo - 20/10/2010

O que se diz nos caixas de campanha é que a Vale tem sido sovina, este ano, na distribuição de dinheiro aos candidatos.

Em 2006, a empresa derramou R$ 25,7 milhões nas campanhas.

Lula, que passou o segundo turno criticando a privatização da mineradora, recebeu a maior doação (R$ 4,3 milhões).

Veja que curioso...

A Vale foi privatizada em 1997 — ano também da abertura do setor de petróleo. Ainda assim, em 1998, FH foi reeleito presidente no primeiro turno.

Aliás, FH ganhou eleições mesmo sendo ateu, depois de ter assumido que já havia fumado maconha e sem nunca ter feito qualquer acordo com igrejas sobre a questão do aborto.

Fora da lei

A Polícia Federal destacou dois delegados para fazer um novo levantamento sobre caçaníqueis no Rio.

Desconfia que haja uma nova geração de bicheiros investindo no negócio.

Dilma beijoqueira

Eufórica com a presença de Oscar Niemeyer, 102 anos, a seu lado, no Teatro Casa Grande, no Rio, segunda, Dilma foi fofa com dona Vera Lúcia, mulher dele: — Espero que a senhora não fique com ciúme. Mas eu dei quatro beijos na careca dele.

No mais...

A participação de gente como Niemeyer, Beth Carvalho (apesar de adoentada), Chico Buarque e Leonardo Boff no ato de apoio a Dilma mexeu com artistas e intelectuais que estavam distantes da campanha petista.

Um mimo para Paul

Acredite. Paul McCartney, que, pela terceira vez, fará shows no Brasil, ficou, na primeira vinda ao país, em 1990, amiguinho de... Collor.

O ex-beatle chegou a ganhar um presente do então presidente.

‘Down no society’

Eder Meneghine, o decorador, foi barrado outro dia na entrada no Itanhangá, o clube grã-fino da Barra, no Rio.

Tinha uma reunião ali com a designer Dulce Goettems, herdeira dos relógios Technos, mas, na entrada, avisaram a ela que Eder estava vetado.

É que...

Há 13 anos, o decorador promoveu ali a festa de debutante da filha de um bicheiro não autorizada pelo clube e só realizada por força de uma liminar.

Foi a explicação dada pela funcionária, que teria sido orientada pela direção.

Só Jesus salva

Trabalhadores credores do Aerus, fundo de previdência da finada Varig, já sem fé nos poderes terrenos, decidiram recorrer aos céus para tentar receber.

Encomendaram para sábado, às 9h, na Ordem Terceira do Carmo, no Rio, missa para orar juntos. Amém.

Ameaça em Sepetiba

Sabe o projeto de revitalização da Praia de Sepetiba, no Rio, assunto ontem aqui na coluna? No início da intervenção, algumas pessoas procuraram a Odebrecht com o aviso de que caberia ao deputado Jorge Babu (chefe político da região, não reeleito este ano) indicar os trabalhadores da obra. A empresa não aceitou a chantagem.

Outra...

Mês passado, um grupo que atuava em Sepetiba na campanha do deputado Carlos Minc, secretário do Ambiente no início das obras, foi agredido por estranhos que estavam num carro sem placa.

O caso foi parar na polícia.

Eu apoio

Pesquisa da UFRJ mostra que a Operação Lei Seca mudou o comportamento do carioca.

No início das blitzes, 12% dos motoristas se negavam a soprar o bafômetro. Um ano depois, o índice caiu para 5%. Agora, só 1,4% se recusa a fazer o teste.

Grande hotel

O empresário Carlos Werneck, do Hotel Marina, está interessado na compra do antigo imóvel do Scala, no Leblon.

Calma, gente

O tempo quase fechou, ontem, numa agência do Bradesco, em Copacabana. Uma senhora com tudo em cima entrou na fila dos idosos e não gostou dos olhares de reprovação.

Irritada, começou a gritar: — Estão me olhando torto por quê?! Eu sou gostosa porque malho! Passei dos 60, mas não fico fazendo crochê, não!

Nenhum comentário: