domingo, janeiro 31, 2010

PAINEL DA FOLHA

Batalha naval

FOLHA DE SÃO PAULO - 31/01/10


As negociações entre o PSB e o PT paulista por uma aliança para disputar o governo de São Paulo passam por uma zona de atrito entre as duas siglas: o controle do porto de Santos. Desde 2007, quando Lula criou a Secretaria Especial de Portos, à qual deixou sob o comando do PSB, o PT perdeu espaço em Santos.

Com status de ministro, o responsável pela pasta, Pedro Brito, foi sub de Ciro Gomes (PSB) na Integração Nacional. Antes de embarcar na política, Brito fez carreira no banco Fibra, da família do vice-presidente da Fiesp, Benjamin Steinbruch (CSN), por sua vez um dos principais entusiastas da candidatura de Paulo Skaf (PSB) ao Palácio dos Bandeirantes.

Laços - Cargo-chave no porto, a diretoria de Administração e Finanças deixou de ser ocupada pelo PT para abrigar o executivo Alencar Costa, também ligado a Steinbruch.

Memória - O PT havia ampliado seu espaço no porto de Santos depois do escândalo do mensalão, em 2005, quando o PR perdeu seu naco por conta do envolvimento do deputado Valdemar Costa Neto.

Fala mansa - Aliados do prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmam que já não se percebe mais a tradicional resistência dele à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo de São Paulo.

Cofrinho - O PT do Acre, dos irmãos Jorge e Tião Viana, organizou baile, feijoada e venda de bônus (de até R$ 2.500) para arrecadar fundos destinados a quitar dívida de R$ 70 mil do diretório local.

Anéis e dedos - A cúpula da campanha de Dilma Rousseff tem afirmado reservadamente que a regra sobre a participação da ministra nos Estados onde haverá mais de um palanque aliado não se aplicará às aparições de Lula.

Paralelos - O comando do PMDB diz que o histórico de votos não é critério para a escolha do vice de Dilma, mas alguém fez a conta: Michel Temer (SP) teve 99 mil votos na eleição de deputado em 2006. Hélio Costa (PMDB-MG), em 2002, obteve pouco mais de 3,5 mi ao Senado.

Plataformas - Nas conversas com os aliados PDT e PC do B, o governo tratou de amarrar o apoio à conferência das centrais sindicais, convocada para junho. No encontro, sindicalistas apresentarão um documento com propostas de governo - que esperam ser encampadas por Dilma.

Bola dividida - Apesar da disposição de entregar a Casa Civil à secretária-executiva Erenice Guerra, Lula tem sinalizado que a gerente do PAC a partir de abril, quando a ministra deixar o governo, tende a ser a subchefe da pasta, Miriam Belchior.

Diplomacia - O governo despachou dois funcionários, um da Casa Civil e um da assessoria internacional, para a Nicarágua. O objetivo é tentar avançar as negociações para que o Brasil financie uma hidrelétrica no país, onde cortes de energia são frequentes.

Independência - Causou pânico nas subsidiárias da Eletrobras o movimento da empresa para fortalecer sua marca, rumo à internacionalização dos negócios. Feudos peemedebistas temem perder autonomia com o processo.

Abacaxi - Depois de administrar a escalada de críticas ao Plano Nacional de Direitos Humanos, o governo está prestes a comprar novas brigas, desta vez com o setor privado de telefonia. A razão é o Plano Nacional de Banda Larga, que deve dar superpoderes a estatais. A reunião de ministros da área com Lula está marcada para o dia 10.

Em pauta - Além do pré-sal, dois assuntos devem acirrar os ânimos do Senado até junho: a Lei das Licitações e o projeto que reformula o Cade.

Tiroteio

O Ciro tem 13% do eleitorado nacional e não é o PT, que disputou todas as eleições, que vai decidir o que o PSB deve fazer.

Do deputado BETO ALBUQUERQUE (PSB-RS), sobre a pressão do PT para que Ciro Gomes não dispute a eleição presidencial.


Contraponto

Homem do tempo

Secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos (DEM) discursava durante evento da Associação Comercial de São Paulo, no bairro de Santo Amaro (zona sul), na quinta-feira. Diante da agitação dos convidados pelo atraso do governador José Serra (PSDB), Afif teve de explicar:

- O governador quase não chegou por falta de teto. Mas, ainda bem, agora abriu!

Com o prefeito Gilberto Kassab (DEM) ao lado, ele não perdeu a piada:

- Então vou correr, porque vocês sabem... Onde tem Kassab, São Pedro manda chuva!


Nenhum comentário: