sexta-feira, dezembro 25, 2009

GOSTOSA

PAINEL DA FOLHA

Registrar e punir

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/12/09

As cabeças do governo Lula dedicadas ao projeto do "controle social" da mídia imaginam hoje um modelo no qual a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) comandaria um "Conselho de Jornalismo", encarregado de julgar "infringências à ética". Em caso de condenação, o Ministério do Trabalho suspenderia ou mesmo cassaria o registro do profissional.
O Planalto sabe que a emenda recriadora do diploma obrigatório para jornalistas, se aprovada no Congresso, será considerada inconstitucional pelo STF. Mas busca um meio de preservar a obrigatoriedade do registro de jornalista no Ministério do Trabalho. Sem ele não haveria como aplicar as punições do conselho.


Complicou. O problema, para o Planalto e para a Fenaj, é que o acórdão do julgamento do Supremo que derrubou o diploma também proíbe qualquer interferência governamental no acesso à profissão de jornalista, além de vetar um "Conselho de Jornalismo" com atribuição de controlar o exercício profissional.

Ampliado. Entrevistado por detentos em programa disponível no canal do STF no YouTube, Gilmar Mendes disse que, em 2010, o Conselho Nacional de Justiça vai monitorar não apenas a população dos presídios como também os presos em delegacias. Nem o Ministério da Justiça conhece seu número exato.

Fico. Na contramão de rumores que se seguiram à reforma de seu voto no caso Cesare Battisti, o ministro Eros Grau tem dito e repetido a colegas que não antecipará a aposentadoria do STF, marcada para agosto de 2010.

Cruzamentos 1. Curiosidade extraída da pesquisa Datafolha: dos paulistas que declaram intenção de votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente, 40% escolhem Geraldo Alckmin (PSDB) para governador, e 33%, Marta Suplicy, do mesmo partido da ministra da Casa Civil.

Cruzamentos 2. Outra: entre os que pretendem votar em Alckmin para o governo, 62% optam pelo também tucano Serra para o Planalto, enquanto 14% vão de Dilma.

Podendo. Diante do desempenho consistente de Jaques Wagner (PT-BA) e espetacular de Eduardo Campos (PSB-PE) e Cid Gomes (PSB-CE) no Datafolha, um experiente leitor de pesquisas observa: "Esses governadores do campo lulista estão batizando e casando no Nordeste".

Meu filho... Secretário de Transportes do Distrito Federal e aliado de primeira e última hora de José Roberto Arruda, o deputado "demo" Alberto Fraga mantém o filho, Diego, como advogado da estatal Terracap, mais de ano depois de publicada a súmula antinepotismo do STF.

...meu orgulho. Fala Fraga: "Meus outros parentes foram exonerados. Só o Diego permaneceu. O presidente da Terracap diz que ele é o melhor advogado da empresa. Se houver determinação específica, ele será exonerado".

Beleza pura. A Casa Civil abriu licitação para contratar, em janeiro, dois cabeleireiros e duas manicures que trabalharão no Anexo 4 do Palácio do Planalto, por um valor total estimado de R$ 9 mil mensais. A lista de serviços inclui maquiagem e depilação.

Parece piada... Um grupo de deputados do chamado "baixo clero" pressiona a Mesa Diretora para que a Câmara compre um avião de médio porte, a ser utilizado em deslocamentos de integrantes de comissões temáticas ou em "missões emergenciais".

...mas não é. A proposta é comprar o avião com recursos que seriam destinados à construção do Anexo 5. A Câmara tem ainda dinheiro em caixa obtido com a venda ao BB, por R$ 220 milhões, da folha de pagamento dos servidores.
com SÍLVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Parece a lenda do homem que prometeu fazer o cavalo do rei falar. Quando lhe advertiram do perigo, explicou: "Não disse em quanto tempo. Um de nós vai morrer. Eu, o cavalo ou o rei".
Do deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA) sobre Lula, que ao visitar catadores de papel prometeu voltar no próximo Natal como "rei posto" -definição que na verdade se aplicará a seu sucessor.

Contraponto

Distribuição de renda


Em 1949, Ademar de Barros propôs a Assis Chateaubriand que Samuel Wainer o entrevistasse a bordo de um avião, episódio narrado na autobiografia do jornalista, "Minha Razão de Viver". O governador de São Paulo acreditava que, feitas a 3.000 metros de altura e registradas pelo autor de célebre entrevista com Getúlio Vargas, suas declarações alcançariam grande repercussão.
O dono dos Diários Associados pediu a Ademar a fortuna de 300 contos de réis. O governador topou. Depois, chamou Samuel, revelou o acerto e disse que lhe caberia comissão de 20%. Chateaubriand, que segundo Samuel "detestava dar dinheiro a seus repórteres", profetizou:
-O senhor vai ficar rico.

JOSÉ SIMÃO

Socuerro! Eu engoli um zoológico!

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/12/09


Rescaldo da ceia: peru até no café! Quero passar um ano sem ver peru. Inclusive o meu!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! Socuerro! Eu engoli um zoológico: peru, porco, galinha!
E tô com a mesma azia do ano passado. Tomei um espumante que espuma até em Sonrisal!
E sobreviventes do peru, sobreviveram ao dito cujo?! E uma amiga descreveu assim a ceia de natal na casa dela: bolo prum lado, brigadeiro pro outro, sanduíches voando e Coca derramando.
Passou o Natal na zona de turbulência! Tem que apertar os cintos pra passar o natal na casa dela! Pior, uma outra amiga: o peru apitou e ela foi atender o celular.
E um amigo me disse que o peru da sogra deve ter tomado viagra: de tão duro. Era um pedaço de peru e um uiscão por cima. Pra poder descer! E o rescaldo da ceia: esse maldito peru que não acaba.
Cada pedaço que você corta, parece que o peru aumenta. Peru até no café da manhã! Eu quero passar um ano sem ver peru. Inclusive o meu!
E diz que as praias estão tão cheias que tem fila de espera pra entrar no mar! Tem que pegar senha na prefeitura!
E tá provado mesmo: o Papai Noel é gay: vive rodeado de viadinhos, usa as botinhas da Carla Perez, dá presente pros meninos e nos Estados Unidos é chamado de SANTA!
E o Papa não sai da janela. Por isso que ele vive gripado. Rarará. Aliás, sabe qual a diferença entre transar com o papa e transar com o marido? É que transar com o papa é pecado. E transar com o marido é milagre.
E depois da ceia? Passeata de Tupperware: tupperware de rabanada, tupperware de peru, tupperware de maionese!
E uma amiga disse que teve o pior natal da vida dela: peru mole e papai noel duro! Rarará! É mole? É mole, mas sobe! Ou como disse aquele outro: é mole, mas trisca pra ver o que acontece!
Antitucanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha heroica e mesopotâmica campanha Morte ao Tucanês. Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em São Miguel Gostoso, no Rio Grande do Norte, tem um casa de shows chamada Trazeirão Casa Show. Ueba! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!
E atenção! Cartilha do Lula. O Orélio do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. "Internado": companheiro que passou a ceia de terno. E foi internado. O lulês é mais fácil que o ingreis. Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje, só amanhã!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno.

GOSTOSA DO TEMPO ANTIGO

MERVAL PEREIRA

Décadas

O GLOBO - 25/12/09


Se não houver alterações substanciais na política econômica, o próximo governo vai marcar 20 anos da implantação de um projeto econômico a partir do Plano Real, com um círculo virtuoso de medidas que permitem a continuidade no controle da inflação, a busca do equilíbrio fiscal, melhor distribuição de renda e redução gradativa da desigualdade. Tudo alcançado com a alternância no poder de dois grupos políticos adversários entre si, embora com pontos comuns suficientes para tocar um projeto de Estado, mais do que de um governo específico.

A de 2010 será também a primeira eleição em 20 anos que não terá na cédula o nome de Lula e, embora ele queira participar mais diretamente, transformando-a em um plebiscito sobre seu governo, seria bom, como disse a senadora Marina Silva, que o debate fosse sobre o futuro do projeto de país, e não sobre o passado, que Lula representará dentro em pouco, e que Fernando Henrique já representa.

Não é por acaso que, de tempos em tempos, aparecem grupos políticos fazendo planos de ficar no poder por 20 anos.

Além do grupo de Collor, que tinha esse projeto por razões que nada tinham a ver com a política, também o PSDB e o PT assumiram informalmente essa meta, na tentativa de cumprir um ciclo de desenvolvimento.

O falecido ministro das Comunicações Sérgio Motta, o trator do PSDB, comandou o projeto de reeleição com o objetivo de o partido permanecer no governo além dos dois mandatos de Fernando Henrique.

E o PT também planejou uma permanência no poder estendida para além dos dois mandatos de Lula, projeto que começou a ser planejado quando José Dirceu chefiava a Casa Civil, e foi abortado em termos partidários com a crise do mensalão e a gradativa mudança do petismo para o lulismo.

A mesma lógica que leva à tese do plebiscito, que é diferente da polarização entre as duas forças partidárias que comandam a política nacional também há 20 anos, faz com que alguns pensem ser possível, e quase natural, que um presidente tão popular como Lula volte a disputar a Presidência em 2014, mesmo que sua candidata seja eleita em 2010.

Se Lula vier a querer voltar à disputa eleitoral, o que considero discutível e mesmo improvável, seria ingenuidade imaginar que ele pudesse decidir com tanta antecedência o destino de um eventual governo de Dilma Rousseff.

O caráter personalista do “lulismo” será superado pela própria eleição, mesmo que a candidata oficial dependa mais dele do que de suas próprias pernas para vencê-la.

Segundo Maquiavel, os “príncipes novos” podem chegar ao poder por força própria, quando o mais difícil é conquistar o poder vencendo a resistência do antigo ocupante, ou alheia.

No primeiro caso, uma vez chegando lá, já não restam rivais à vista. Lula chegou ao poder em 2002 a bordo de um projeto político do PT, vencendo a resistência do adversário imediato, o PSDB, que ficara no poder por oito anos com Fernando Henrique, que o derrotara duas vezes seguidas no primeiro turno.

Mas quando o príncipe novo chega ao poder por força alheia, adverte Maquiavel, “é outro que derrota o antigo ocupante, para oferecer o principado (governo) a quem considera seu protegido e que se transforma, de certa forma, em seu dependente”.

Chegando ao poder, só resta ao príncipe novo se livrar de seu protetor. No nosso caso, Dilma vencedora da sucessão presidencial deverá a Lula a vitória e se tornaria sua dependente caso aceitasse dar seu lugar a ele na eleição de 2014, abdicando da possibilidade de se reeleger.

Na história recente, temos o exemplo do general João Figueiredo, o último dos militarespresidentes, posto na Presidência por uma manobra política do general Golbery do Couto e Silva com o presidente Ernesto Geisel, que pensavam poder controlá-lo.

Quando deixou o governo, derrotado pelos novos aliados de Figueiredo, Golbery comentava que qualquer um que subisse a rampa do Planalto com aqueles soldados batendo continência, ao chegar ao topo, já estaria convencido de que estava ali por méritos próprios, e que não devia nada a ninguém.

É muito difícil, quase impossível, imaginar o que será um eventual governo da ministra Dilma Rousseff. Inclusive por seu temperamento, não aceitará facilmente tutelas se investida do cargo.

Mas, ao mesmo tempo, por sua inexperiência política, ela terá que depender do apoio do PT, embora não tenha nenhuma liderança dentro do partido e só tenha vingado como candidata oficial graças ao empenho do presidente Lula.

Ou então continuar contando com Lula para a intermediação partidária, o que pouco provável que aconteça, a não ser que aceite ser uma fantoche do ex-presidente.

E o PT aceite continuar tendo um papel secundário diante de Lula. Sem contar que o PMDB aumentará suas exigências à medida que ficar claro que a governabilidade depende dele.

Entre os cenários possíveis, uma crise de comando político pode afetar a governabilidade de uma administração sem apoio partidário.

No caso do PSDB, também é difícil imaginar uma convivência pacífica entre o governador José Serra eleito presidente e o governador Aécio Neves tornado o coordenador da área social do governo.

E é mais difícil ainda imaginar que possa dar certo um plano que prevê oito anos para Serra e mais oito para Aécio.

Sem falar na probabilidade grande de o PT e os chamados “movimentos so ciais”quererem emparedar o governo tucano, provocando também crises institucionais.

Tanto PSDB quanto o PT fazem programações de longo prazo sem contar com os imprevistos, como se fossem os únicos protagonistas da história política brasileira.

O eleitor pode querer mudar essa história.

Feliz Ano Novo a todos. A coluna volta a ser publicada na primeira semana de janeiro.

ANCELMO GÓIS

E-mail a bordo

O GLOBO - 25/12/09


A Gol começou a liberar a bordo o uso de celulares com função "smartphone". São os que têm o chamado "modo avião".
É a primeira grande voadora a fazer isto no Brasil. A Anac libera celulares no "modo avião" (ou seja, sem linha, mas disponíveis para editar textos, tirar fotos, jogar etc.), mas as empresas têm liberdade para proibir.

Segue...
Para os executivos que usam Blackberry e similares, é ganho de tempo, pois podem ler e responder e-mails no voo.
As mensagens, claro, só serão enviadas quando o modo celular for religado, já fora do avião.

Aécio é o cara
Nesta última pesquisa do DataFolha, um detalhe pareceu passar despercebido.
Na pergunta com resposta espontânea de intenção de voto, em que Lula tem 20% contra 8% de Serra e Dilma, o presidente lidera em todos os estados, menos... em Minas, onde Aécio fica com 18%, e "o cara", com 14%. Ou seja, em Minas, "o cara" mesmo é Aécio.

Lei Juca
A proposta do Ministério da Cultura de criar 364 cargos não faz parte da reformulação da Lei Rouanet (ou seria Lei Juca?).
É de outro projeto, também polêmico, do MinC, em fase de elaboração, que prevê, inclusive, a criação do Instituto Brasileiro do Direito Autoral, Ibra.

Ano-Novo de Lula
Lula deve passar a primeira semana de janeiro descansando numa praia brasileira.
A conferir.

Fábio, filho do Brasil
Amigos de Fábio Barreto, como Cacá Diegues e Fernanda Torres, têm participado de uma corrente de fé pela recuperação do cineasta.
As orações, com a família, acontecem todos os dias, no Copa D'Or, às 12h e às 18h.

A luta continua
O primeiro passo pós-reunião do clima em Copenhague será um encontro agora em janeiro.
Vai juntar ministros do Brasil, do Congo, da Rússia e da Indonésia, os quatro países que possuem as maiores reservas florestais do mundo.

Sônia Fenômeno
Dona Sônia, mãe de Ronaldo Fenômeno, ganhou um carro no sorteio de Natal do BarraShopping, no Rio.
Mas vendeu o possante, um New Beatle preto, e doou o dinheiro para duas instituições.

Nem no Natal
Acredite. Segunda, por volta de 15h30m, um Audi cinza parou no sinal de Rua Joana Angélica com Av. Epitácio Pessoa, em plena Lagoa, e... "Mãos ao alto!" Eram dois jovens numa moto.
O motorista arrancou, e um dos ladrões deu dois tiros. Mas... ufa!... o carro era blindado. A dupla fugiu à toda pela Rua Alberto de Campos. Meu Deus...

Sushi na favela
Veja como a pacificação da favela Dona Marta, no Rio, gera até empregos. A Associação Comercial de Botafogo e o restaurante I Piatti buscam jovens do morro para estágio de sushiman.
Os dez escolhidos, depois de aprenderem o ofício, serão contratados ou encaminhados para outros restaurantes japoneses.

Nova York-Búzios
Hoje, o Aeroporto de Cabo Frio recebe seu primeiro vôo (um Boeing 747) de Nova York.
Mas só traz carga - máquinas para empresas de petróleo.

De coração
A coluna deseja feliz Natal a todos os leitores e, especialmente, à família brasileira do pequeno Sean e ao próprio menino.
A decisão da Justiça, que merece respeito, claro, foi tomada na véspera do dia em que as pessoas estão com os corações mais sensíveis. Que Sean seja feliz com o pai.

PARA VOCÊ, NOEL

CLÁUDIO HUMBERTO

“Hoje já não é o FMI que ajuda o Brasil e sim o inverso”
JORNAL FRANCÊS LE MONDE, APÓS ELEGER LULA O “HOMEM DO ANO 2009”

HÁ 210 OUTROS CASOS COMO O DE SEAN NO BRASIL
Desde 2003, o governo brasileiro já recebeu 210 pedidos de ajuda do exterior para a aplicação da convenção de Haia, como no caso do garoto americano Sean, ontem devolvido ao pai, David Goldman. O Brasil fez 82 pedidos semelhantes a outros países, nesse período, e os Estados Unidos são o país que mais repatriaram brasileirinhos: sete, no total. O Brasil obteve solução positiva para 22 casos em todo o mundo.
ESTÁ NA CONVENÇÃO
A convenção Haia determina que tutela de criança deve ser decidia pela Justiça do país onde ela nasceu, por isso Sean foi para os EUA.
AGU DÁ UMA MÃO
Os pedidos de ajuda do exterior para aplicação da convenção de Haia, quando acatados, são acompanhados pela Advocacia Geral da União.
CASO Nº 55
Até hoje, nos últimos seis anos, a AGU obteve na Justiça brasileira a “solução positiva” para 54 casos. Sean Goldman é o 55º.
PRESEPADA
A família brasileira agiu muito mal, expondo Sean, ontem. A presepada dificultará ainda mais a retomada dos laços afetivos entre pai e filho.
ESCÂNDALO DERRUBA CANDIDATURA DO DEM NO DF
Alternativa do DEM para concorrer ao governo do DF em 2010, o vice-governador Paulo Octávio, com 7,1%, despencou para quarto lugar na preferência do eleitorado, segundo pesquisa realizada entre os dias 18 e 21 pela Dados Pesquisa/Opinião & Mercado. A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em todo o DF. Joaquim Roriz lidera a corrida (34,3%), seguido de Agnelo Queiroz, do PT, com 16% e Reguffe (PDT), com 8,8% .
SERRA LIDERA NO DF
O governador tucano de SP, José Serra, lidera a preferência do eleitor do DF para presidente, com 30,9%. Dilma Rousseff (PT) tem 16,9%.
CIRO E MARINA FORTES
Com 15,8%, Ciro Gomes (PSB) está empatado com Dilma Rousseff no DF. Marina Silva (PV) também é forte: tem 11,8% das preferências.
EU AMO BRASÍLIA
Apesar do escândalo, apenas 11% da população sentem vergonha de viver em Brasília. A maioria (84,5%) tem orgulho.
CHOCANTE
A pesquisa do instituto Dados mostrou que a imagem do deputado Junior Brunelli, com Leonardo Prudente e Durval Barbosa, rezando para os deuses da propina, foi a que mais impactou as pessoas.
ECO-PICARETAS
Uma nevasca inédita paralisa a Europa e Estados Unidos e cala ambientalistas de meia tijela, que faziam terrorismo anunciando o “aquecimento global” e o “calor” que “atormenta” os ursos do Ártico.
MENTIRA HISTÓRICA
Os maluquetes do governo, que insistem no escandaloso asilo a Cesare Battisti, tentam se aproveitar da ignorância do presidente Lula em matéria de História para convencê-lo de uma mentira: que o terrorista fugiu da Itália ao ser julgado porque lá não havia democracia.
LÍDER DO RANKING
O ex-senador tucano Expedito Júnior (RO), cassado por compra de votos, lidera o ranking da produção legislativa, com 140 propostas. Seu suplente, Acir Gurgacz (PDT-RO) permanece invicto: até agora, nada.
BOM DESEMPENHO
O petista Paulo Paim (RS) está em segundo lugar entre os senadores que mais apresentaram propostas, este ano: 111, no total. E Cristovam Buarque (PDT-DF) aparece em terceiro, com 86.
HIPOCRISIA
Os carros usados pela prefeitura do Rio, na campanha “Choque de Ordem”, são emplacados em Belo Horizonte (MG), onde pagam impostos. É que a frota pertence a uma locadora de veículos mineira.
ENXUGANDO GELO
Relatório da produção legislativa do Senado mostra que a Comissão de Constituição e Justiça, com doze titulares, aprovou apenas 101 projetos de lei terminativos. Ainda restam mais de mil para serem analisados.
NA TERRA DO ‘DEMSALÃO’
A Câmara Legislativa do Distrito Federal gastou em 2009 quase R$ 2 milhões com os serviços de telefonia móvel e fixa. Foram R$ 300 mil com energia elétrica e mais R$ 77 mil em água e esgoto.
MANDOU BEM
A Mercedes, ex-Brawn, não renovou com Rubinho, piloto de segunda, porque negociava secretamente com Schumacher, o hepta-campeão.

PODER SEM PUDOR
DE VOLTA AO PAÍS
O deputado João Caldas (PL-AL) encontrou, no início do governo Lula, o então presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), e puxou conversa:
– Fernando Henrique disse que no próximo ano vai morar no Brasil...
Antes de o presidente da Câmara falar qualquer coisa, Caldas arrematou:
– ...Lula também!
João Paulo caiu na gargalhada. Longa e ruidosa demais, para um petista.

SEXTA NOS JORNAIS

- Globo: Governo gasta R$ 697 milhões para pagar diárias em viagens

- Folha: Obama obtém a sua maior vitória

- Estadão: EUA pedem devolução de mais 28 crianças

- JB: Natal sem tráfico em favelas com as UPPs

- Correio: Cirurgia inédita no DF dá novo coração a Marcela

- Estado de Minas: Prepare-se: vem aí o ano da virada