domingo, outubro 18, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“Lula atira para todo lado por não ter o que mostrar”
Senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), insatisfeito com o governo do presidente Lula

Lula ofereceu ministério do Esporte a Rebelo
Apesar do chororô e dos abraços emocionados em Copenhague, com a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas, o presidente Lula ofereceu o cargo do ministro Orlando Silva (Esporte) a um ilustre correligionário dele, o deputado e ex-ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP), torcedor fanático do Palmeiras. Caso raro de político que não é ambicioso, Rebelo recusou o convite. Prefere se dedicar à reeleição, em 2010.
PCdoB enquadrado
O presidente Lula enquadrou o PCdoB: chamou para uma conversa com seu presidente, Renato Rabelo, e o colocou na aliança pró-Dilma.
Rabos amarrados
Antes de garantir o PCdoB na aliança que apoia Dilma Rousseff, Lula amarrou o rabo do PMDB e colocou o PDT na linha.
O moderno antiquado
O Tribunal Superior Eleitoral abriu concorrência para a compra de 250 mil urnas eletrônicas para 2010. Elas virão até com bobinas de papel.
Maggi fica
O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), deve permanecer na vida pública ao final do mandato para candidatar-se ao Senado, em 2010.
Precatórios: CNJ quer acabar a novela
O Conselho Nacional de Justiça deve editar uma resolução vinculando a agilização dos processos de cobrança de imposto com o pagamento de precatórios – uma novela que se arrasta há anos, vergonhosamente. A iniciativa, do conselheiro e tributarista Ives Gandra, quer estimular os juízes a agir com mais rapidez nas execuções fiscais, aproveitando parte dos recursos delas para quitar as dívidas da União com os cidadãos.
Dinheiro
tem O CNJ estima em 18 milhões os processos de cobrança de impostos, mais da metade deles dormindo na Justiça há mais de cinco anos.
Devo, não nego
O conselheiro Ives Gandra criticou o Estado por “cobrar impostos com dureza” e por não ter hora para quitar dívidas com o contribuinte.
Alto lá!
Chega a R$ 785 mil o valor das apreensões de mercadorias feitas pela Receita nas encomendas do Correio. Na maioria, objetos eletrônicos.
Nem te ligo
Lula se recusa a explicar seu milagre da restituição que recebeu, apesar de três fontes de rendimento (salário de presidente e duas aposentadorias) e não gaste com nada, nem mesmo com dependentes.
Mineiro apressado
O governador Aécio Neves anda tão apreensivo com a eleição de 2010 que já externou à direção do PSDB sua preocupação com a decisão de adiar para março a escolha do candidato tucano à sucessão de Lula.
Sobrou para nós
Um tal “Coletivo” que defende cotas raciais decidiu com o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo, o “Zé do MST”, editar um folheto de 10 mil exemplares atacando o DEM, por ter ido à Justiça contra as cotas e a racialização do País. O contribuinte pagará a conta.
Políticos babões
Uma estonteante morena caboverdiana, funcionária da prefeitura de Campina Grande (PB), tem provocado o aumento do fluxo turístico à cidade. Fluxo constituído sobretudo de figurões da política nacional.
Corrida ao ouro
O governo Lula contratou por R$ 10 milhões, em 2008, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e o PNUD para atuar no empacado PAC. Entidades que têm “licença para matar”: o dinheiro é público, mas não dão a mínima ao Tribunal de Contas da União.
Caixa preta
Escolas particulares montam fortíssimo lobby na Câmara para barrar o projeto que as obriga a divulgar balanços financeiros semestrais, e dar transparência ao reajuste de mensalidade dos alunos.
Cafetão no Tribunal
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo terá de rescindir um contrato para degustação do café servido aos magistrados. Entre os advogados capixabas o degustador ganhou o apelido de “cafetão” e muitas piadas.
Que preguiça...
Lituânia e Brasil lideram em duração de férias e número de feriados, segundo a consultoria internacional Mercer: 41 dias. A China não dá moleza: cinco dias de férias pagas após um ano de trabalho.
Pensando bem...
depois do vale-cultura, está em gestação o vale-Eike, para o contribuinte levar ferro.

PODER SEM PUDOR
Coisinha à toa
O ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP), encontrou certa vez um experiente antecessor, Mauro Benevides (PMDB-CE), e desabafou:
– Você já viu alguém enfrentar tantos problemas como eu, nesse cargo?
Benevides, o mais mineiro dos cearenses, coçou o queixo e respondeu:
– Claro que não. No meu tempo, só tivemos impeachment de um presidente e cassação de alguns deputados...

Nenhum comentário: