quarta-feira, julho 08, 2009

PAINEL DA FOLHA

Bandeira branca

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/07/09

A reação enfurecida dos tucanos ontem, diante da resistência do PMDB em instalar a CPI da Petrobras, tem como pano de fundo o descumprimento de um acordo selado pela manhã entre o comando do partido e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O pacto previa que o PSDB daria uma trégua na ofensiva contra Sarney -que, por seu turno, garantiria o funcionamento da CPI.
Sarney foi poupado nos discursos da sessão dos 15 anos do Real, na qual ficou ao lado de FHC. Quando Renan Calheiros (PMDB-AL) e Aloizio Mercadante (PT-SP) não toparam levar a CPI adiante, os tucanos ameaçaram subir o tom. A permanência de Sarney à frente da Casa, entretanto, não foi mais questionada.

Calendário - Renan disse em plenário que o início da CPI da Petrobras dependerá da ‘oportunidade da construção política da instalação’. Quem ouviu entendeu que, a depender do peemedebista, será no ‘Dia de São Nunca’.

Adeus, divã - Diante da mudança do vento, o PT já pensa em cancelar a reunião para rediscutir, pela quarta vez, a posição sobre Sarney. Acha que não cabe ao partido ficar em ‘terapia de grupo’.

Nova direção... - O novo diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, assina o ato de nomeação de Sylvana Cunha Roriz para assessora técnica no gabinete da primeira vice-presidência, ocupada por Marconi Perillo (PSDB-GO). O salário é de R$ 9.900.

... velhas práticas - Sylvana é mulher de Paulo Roriz, secretário de Habitação do governo José Roberto Arruda (DEM-DF). Já trabalhou no gabinete de Demóstenes Torres (DEM-GO) e na primeira-secretaria, também do DEM.

Faxina - O Senado abriu concorrências para contratar fornecedores de material de limpeza pesada e de flores para decorar cerimônias.

Que crise? - Enquanto outros senadores usam o Twitter para falar sobre as mazelas internas, os posts do petista Paulo Paim (RS) versam sobre gripe suína, fator previdenciário e, mais recentemente, golpe em Honduras.

Geek - Um dos mais ativos no Twitter, o líder do DEM, José Agripino (RN), despachou assessores para um curso sobre a melhor forma de usar a ferramenta. Além disso, destacou um especialista em internet apenas para abastecer seu site e pesquisar tudo o que sai sobre ele na blogosfera.

Surpresa! - Convidado a participar da sessão pelos 15 anos do Real, Itamar Franco (PPS-MG) disse que iria somente se fosse para dizer ‘umas verdades’ aos tucanos, que teriam lhe tomado o crédito pelo plano. A turma do deixa-disso achou melhor não insistir, e o ex-presidente ficou em casa.

Photoshop - Já a governadora Yeda Crusius (PSDB-RS), em crise no Estado, esquivou-se de entrevistas no Senado e levou um fotógrafo para registrar os abraços.

Treino - Aécio Neves aproveitou a passagem por Brasília para convidar políticos para a final da Libertadores, na quarta, em BH. A ideia é tentar impressionar CBF e Fifa na campanha pela capital mineira na Copa de 2014.

Direto da fonte - A biografia de Fernando Haddad no site da Educação encaminha o internauta para o currículo do ministro no sistema Lattes. Dilma Rousseff (Casa Civil) e Celso Amorim (Relações Exteriores) tiveram de explicar recentemente o descompasso entre informações divulgadas pelo governo e sua real formação acadêmica.

Tiroteio

Na verdade, o Ciro não pensa em ser governador de São Paulo. Ele quer mesmo é implodir a aliança PT-PMDB para ser o vice da Dilma.
Do deputado peemedebista EDUARDO CUNHA em resposta ao colega Ciro Gomes (PSB-CE), que descreveu a relação entre PMDB e PT como um ‘ajuntamento fisiológico’.

Contraponto

Causa própria

Ao receber a visita de Lula para tratar de acordos na área da indústria de defesa, Nicolas Sarkozy aproveitou e pediu uma mãozinha ao colega num assunto interno: queria apoio ao projeto que prevê a abertura do comércio aos domingos na França. Lula aceitou de pronto:
-Se o comércio não abrir, o brasileiro que viajar na sexta-feira para passar o fim de semana em Paris não poderá comprar quase nada- brincou o presidente.
O próprio Lula embarcou para a capital francesa na sexta-feira passada, embora tivesse agenda de trabalho apenas a partir de segunda. Não se sabe se o presidente conseguiu comprar alguma coisa no sábado.

Nenhum comentário: