quarta-feira, abril 01, 2009

ARI CUNHA

Viagem aos Estados Unidos

Correio Braziliense - 01/04/2009
 


Estamos viajando para os Estados Unidos. É viagem de festa familiar. Ari vai comigo. Circe está nos esperando. Vamos conhecer as bisnetas Olívia e Carolina, filhas da neta Aninha e Alexandre Figueiredo. Temos muito a festejar. Dia 2 comemoraremos os 95 anos de Felipe de Matos, aquele cearense meu amigo. Trabalho árduo a vida inteira. Hoje, aposentado pelos EUA. Conhece Nova York como cartomante vendo a mão de qualquer pessoa. Passaremos dois dias em New Jersey para abraçar Felipe. Depois vamos para as proximidades de Nova York. É centro que reúne as maiores empresas do mundo. Aí passaremos dias com as bisnetas encantadoras. Nosso desejo é uma fotografia onde apareceremos eu, Arizinho, Aninha com Olívia e Alexandre Figueiredo, marido, com a Carolina. Sempre pensei em quatro gerações juntas. É a primeira vez que tal vai acontecer na família. Será momento para rememorarmos as pessoas que se foram e deixaram o registro da saudade. A vida tem seus encantos. A experiência de mais de 80 anos nos coloca como princípio das quatro gerações. Abençoado este começo de ano, que nos possibilita encontro alegre e divertido. Circe está na Califórnia, em casa de Isabela, minha irmã cearense, filha de Felipe. Nosso encontro será em New Jersey. Primavera com ares de inverno. Mas o coração está quente.


A frase que não foi pronunciada

“Te cuida, Julio César. Você salvou o Brasil no jogo contra o Equador. O PT precisa de popularidade e pode te indicar candidato.”
Leitor da coluna depois de assistir ao jogo e observar que o melhor em campo foi Julio César.


Desobediência 
Construções irregulares inundam a Península Norte. Proprietários levam muretas até o limite do lote. E cometem outros erros. Não há lugar para as calçadas. A rampa para subida de carros começa no meio-fio. 

Carros populares 
Lula pretende construir carros populares. O dinheiro usado será do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Dessa forma, reaparece o fatídico FAT, corroído pelo mau uso do dinheiro público. Quase nenhum alfabetizado pode-se apresentar como usuário desse valor posto à disposição pelo governo federal. 

Desmatamento 
Matas do Brasil se queimam ou são vendidas sem que haja política ou caminhos com instruções. A Mata Atlântica quase não existe. O mundo olha para a Amazônia e nós a destruímos. O pensamento dos dilapidadores é mantido com o argumento de que uma árvore pode facilitar a vida do pobre. 

Novos tempos 
Comemorado em abril, o Ano Internacional da Astronomia reúne todos os profissionais e admiradores da área de 137 países. Alberto Krone Martins é o coordenador brasileiro do programa global 100 horas. A celebração mundial foi instituída na Itália, pátria de Galileu Galilei. 

Paz 
Algo de novo está acontecendo no mundo. Existe a possibilidade de encontro entre os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Assad, da Síria. O encontro está sendo articulado e terá o desfecho resolvido em Roma, durante a reunião do G-8, em junho. 

Aeroportos 
Araraquara quer entrar na briga nacional por um aeroporto com voos regulares, infraestrutura para atender embarques e desembarques. O município paulista tem à frente o deputado federal Dimas Ramalho, que se comprometeu a levar a proposta de investimento ao governador Serra. É um empenho que outras cidades do Brasil deveriam ter. 

Parlasul 
Começa um movimento nacional para que se cumpra o voto direto para deputado nacional do Parlasul. Uma resolução aprovada sobre o assunto não surtiu efeito. Acilino Ribeiro é quem coordena a sociedade que começa a se preparar para o pleito em 2010.

História de Brasília

Continuam, na Câmara, circulando anedotas em torno do ministério de Jânio. Um deputado dizia: “Ele está insistindo para que eu renuncie à minha pretensão. Mas não desisto: sou durão...”. (Publicado em 26/1/1961)

Nenhum comentário: