quarta-feira, abril 08, 2020

Davi Uip, a cloroquina e a sordidez. A propósito: general Heleno tomou? - REINALDO AZEVEDO

UOL - 08/04


David Uip, coordenador do programa de combate à Covid-19 de São Paulo. Médico faz bem em se negar a dizer se tomou ou não cloroquina. Não existe boa resposta para pergunta errada



O infectologista Davi Uip, que chefia o Centro de Contingência contra a COVID-19 em São Paulo, contraiu a doença. Está curado. Espalhou-se o boato de que teria recorrido à cloroquina. E o bolsonarismo — incluindo o general Augusto Heleno, chefe do GSI (Gabinete da Segurança Institucional) — passou a cobrar que ele viesse a público para dizer se tomou ou não o remédio. Uip preferiu não se manifestar. E fez bem.

Sabem por que fez bem? Porque não se trata de uma questão pessoal. Ele é um médico. É um especialista. Seu testemunho, nessa perspectiva, não tem importância. Se diz que não tomou, parece que se opõe a pesquisas que estão em curso. Digamos, no entanto, que tivesse tomado. Pergunto: e daí?

É um indivíduo. Mais: é um indivíduo médico. Tem o direito, se quiser, de usar o seu próprio corpo — conhecendo os efeitos colaterais do remédio — para testar uma possibilidade. O eventual uso, no entanto, não reproduz as condições necessárias para uma pesquisa de caráter científico.

Imaginem as consequências se um dos maiores infectologistas do país, chefe de um programa de combate à Covid-19, viesse a público para dizer que tomou, sim, a cloroquina. Isso corresponderia a um convite tresloucado para que o remédio passasse a ser usado a torto e a direito, sem maiores cuidados. Pior: estimularia de maneira irresponsável a automedicação. A cloroquina é uma substância perigosa sem o devido controle médico.

"Ora, Reinaldo, mas, se ele não tomou, basta negar." Errado! A pergunta já nasce de um debate distorcido, do qual um médico responsável deve ficar longe. Há pesquisadores trabalhando dia e noite no Brasil e no mundo, testando essa e outras substâncias. A patrulha é, por si, um despropósito porque sugere que ele poderia usar a sua sólida reputação profissional para esconder a efetividade de uma substância para salvar vidas. É um bate-boca indecente, travado na lama e na sordidez.

A propósito: o avião que trouxe Bolsonaro de Miami despejou 22 contaminados em solo pátrio. Há, entre eles, quem tenha tomado a cloroquina? Ora, que deem, então, seu testemunho. E arquem com as consequências. Ou ninguém, naquele grupo, ousou seguir as recomendações do chefe?

A propósito: o senhor tomou cloroquina, general Heleno?

Nenhum comentário: