segunda-feira, abril 13, 2020

Cloroquina segue à risca o roteiro da trama populista - MATHIAS ALENCASTRO

FOLHA DE SP - 13/04

Testado inicialmente na China, remédio passa a causa política


Como bem disse a ombudsman Flavia Lima neste domingo (12) na Folha, o debate sobre a cloroquina só será resolvido com o avanço da pesquisa científica. No entanto, já é possível reconstituir a sua trajetória política, que segue à risca o roteiro da trama populista.

Testada inicialmente na China, a cloroquina foi introduzida na discussão internacional pelo cientista e médico francês Didier Raoult, um conceituado pesquisador de doenças infeciosas que, nos seus dias livres, também exerce o papel de guru de infectologistas amadores nas redes sociais.
O presidente americano Donald Trump durante entrevista coletiva na Casa Branca - Jim Watson - 10.abr.20/AFP

A sua batalha pelo reconhecimento da cloroquina, apresentada como uma cura milagrosa, ganhou na França ares de reprise do movimento dos coletes amarelos.

Dando de ombros para o debate científico, o carismático doutor terceirizou a defesa do produto ao seu exército de militantes virtuais.

Rapidamente, eles transformaram a polêmica em mais um episódio do confronto da província contra a cidade, da sabedoria do povo contra a tecnocracia científica, da “França do andar de baixo” contra a “França do andar de cima”.


Traumatizado pela crise dos coletes amarelos, Emmanuel Macron evitou a armadilha. Numa manobra para manter a paz com os manifestantes que quase arruinaram sua presidência, Macron se deslocou a Marselha para conhecer o laboratório do sábio cabeludo.

Dias antes, hospitais começaram a receitar a cloroquina para pacientes em estado grave. Uma concessão política que contraria as recomendações dos especialistas.

A controvérsia da cloroquina migrou para os Estados Unidos seguindo um enredo semelhante. Vladimir Zelenko, que se apresenta como um “simples doutor do interior” é a versão pandemia de Joe the Plumber, ou “Zé, o encanador”, o ativista conservador que personificava a disputa entre o trabalhador popular e a elite financeira na crise econômica de 2008.

As teses de Zelenko prosperaram na comunidade alt-right, esse universo paralelo organizado por Steve Bannon onde populistas e extremistas abrem novos fronts de batalha.

Sempre atento aos novos caminhos do populismo, Donald Trump abraçou a causa. A tese da cloroquina e a conspiração do vírus chinês são dois coelhos da mesma cartola que permitem a Trump acenar ao seu eleitorado cativo enquanto opera uma reviravolta.

Outrora um negacionista convicto, o presidente agora só fala de coronavírus rodeado por especialistas.

Os memes e hashtags a favor da cloroquina eventualmente chegaram às telas dos smartphones dos assessores de Bolsonaro.

O remédio virou uma arma na guerra do bolsonarismo contra as instituições. Para ministros, governadores e deputados, ficou claro que o apoio público ao tratamento era o preço a pagar por uma trégua com o gabinete do ódio.

Em suma, a história da cloroquina é a de uma terapia genuinamente promissora que passou pela máquina de moer fatos dos populistas antes de entrar na vida dos pacientes.

As próximas semanas dirão se o remédio, além de preservar a popularidade dos governantes, também salva as pessoas infectadas.

As últimas notícias vindas da Europa não são promissoras. Se a cloroquina se revelar uma perigosa fraude terapêutica, Macron estará, pela primeira vez, unido a Trump e a Bolsonaro em uma coisa: um escândalo de Estado.

Mathias Alencastro
Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e doutor em ciência política pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

Nenhum comentário: