terça-feira, agosto 13, 2013

O leão na jaula - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/08

O ex-presidente Lula está se segurando para não entrar na luta política aberta contra a oposição. O governador Jaques Wagner o descreve como "um leão na jaula". Os petistas explicam que Lula está contido para não ressuscitar o "volta, Lula" e para não ofuscar a presidente Dilma. Eventual candidatura do ex-presidente só é considerada num quadro de "terra arrasada".

Os cubanos estão chegando
O governo vai anunciar amanhã a ampliação do programa Mais Médicos, agora, para grupos de profissionais estrangeiros. O alvo da nova formatação é trazer os cubanos, embora o Brasil tenha reservas diante do percentual da remuneração dos médicos que o governo cubano pretende abocanhar. O valor supera 70% da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo Brasil. Os convênios serão firmados entre governos (Portugal e Cuba) ou universidades de outros países (Espanha e Argentina). A intenção do governo brasileiro, nesta fase, é privilegiar os lugares mais remotos do país, para onde ninguém se ofereceu.



"O grupo de trabalho da reforma política tem como uma de suas principais tarefas eliminar os sem-voto"
Cândido Vaccarezza
Deputado, PT-SP, coordenador do grupo, sobre o fim das coligações proporcionais

Quem perde
Os tucanos sempre apostaram e incentivaram a candidatura da Marina Silva como forma de levar a eleição presidencial para o segundo turno. Os petistas, depois da pesquisa Datafolha, também viraram defensores da ex-ministra. Avaliam que Marina tira uma lasca do governo Dilma, mas que quem perde mais com ela é a oposição.

Polêmico
Na reforma eleitoral, que será votada nos próximos dias, os senadores querem ampliar para os canais de TV a cabo a propaganda eleitoral. Ao menos as inserções de 30 segundos deverão passar a ser veiculadas nas eleições de 2014.

Nos vemos no STF
O governo assimilou o golpe da votação do orçamento impositivo. Sabe que não há como derrotar o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Mas, aprovado o projeto, colocará em prática a ameaça e entrará com ação no STF.

A estratégia do PSD
O PSD de Gilberto Kassab não pretende obrigar os estados a seguir sua definição nas eleições presidenciais. Como a prioridade é eleger grande bancada na Câmara, liberou os acordos regionais. Está decidido que o PSD vai se coligar com o PSB em Pernambuco e no Ceará, e que irá se aliar aos tucanos em Minas Gerais, Paraná, Goiás e Pará. Para presidente, a preferência ainda é por Dilma.

Garantindo lide
A presidente Dilma vai responder a entrevistas por escrito dos jornais regionais. Quer se aproximar dos municípios e resolver demandas locais. Busca solucionar reclamação do PT de que os governadores se apropriam de obras federais

Empresários em campo
A CNI vai liderar delegação de empresários, hoje e amanhã, ao Congresso pela derrubada do veto da presidente Dilma pelo fim da contribuição adicional de 10% do FGTS. O grupo também quer a regulamentação do trabalho terceirizado.

ARMISTÍCIO. A ministra Ideli Salvatti pediu ao PSDB, DEM e PPS que deem trégua e reduzam as obstruções nas votações do Congresso.

Nenhum comentário: