segunda-feira, agosto 19, 2013

Fora do eixo - RICARDO NOBLAT

O GLOBO - 19/08
"Você me acusa de fazer chicana? Peço que se retrate imediatamente."
Ricardo Lewandowski, do STF, para Joaquim Barbosa

Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é? Que poderes acredita dispor só por estar sentado na cadeira de presidente do Supremo Tribunal Federal? Imagina que o país lhe será grato para sempre pelo modo como procedeu no caso do mensalão? Ora, se foi honesto e agiu orientado unicamente por sua consciência, nada mais fez do que deveria . A maioria dos brasileiros o admira por isso . Mas é só , ministro.

EM GERAL, admiração costuma ser um sentimento de vida curta. Apaga-se com a passagem do tempo. Mas, enquanto sobrevive, não autoriza ninguém a tratar mal seus semelhantes, a debochar deles, a humilhá-los, a agir como se a efêmera superioridade que o cargo lhe confere não fosse de fato efêmera. E não decorresse tão somente do cargo que se ocupa por obra e graça do sistema de revezamento.

JOAQUIM PRESIDE amais alta Corte de justiça do país porque chegara sua hora de presidi-la. Porque antes dele outros dos atuais ministros a presidiram. E porque depois dele outros tantos a presidirão. O mandato é de dois anos. No momento em que uma estrela do mundo jurídico é nomeada ministro de tribunal superior , passa a ter suas virtudes e conhecimentos exaltados para muito além da conta. Ou do razoável.

COMPREENSÍVEL, pois não. Quem podendo se aproximar de um juiz e conquistar-lhe a simpatia, prefere se distanciar dele? Por mais inocente que seja, quem não receia ser alvo um dia de uma falsa acusação? Ao fim e ao cabo, quem não teme o que emana da autoridade da toga? Joaquim faz questão de exercê-la na fronteira do autoritarismo. E, por causa disso, vez por outra derrapa e ultrapassa a fronteira, provocando barulho.

NÃO É UMA questão de maus modos. Ou da educação que o berço lhe negou - longe disso. No caso dele, tem a ver com o entendimento jurássico de que, para fazer justiça, não se pode fazer qualquer concessão à afabilidade. Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor - sua cor . Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para reagir à discriminação.

JOAQUIM É ASSIM se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário. Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro. "Jurista é pessoa versada nas ciências jurídicas, com grande conhecimento de assuntos de Direito", segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

FALTA A JOAQUIM "grande conhecimento de assuntos de Direito", atesta a opinião quase unânime de juristas de primeira linha que preferem não se identificar . Mas ele é negro. Havia poucos negros que atendessem às exigências requeridas para vestir a toga de maior prestígio. E entre eles, disparado, Joaquim era o que tinha o melhor currículo. Não entrou no STF enganado. E não se incomodou por ter entrado como entrou.

QUANDO LULA bateu o martelo em torno do nome dele , falou meio de brincadeira, meio a sério: " Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos . Você deve à sua cor". Joaquim não se sentiu ofendido. Orgulha-se de sua cor . E sentia- se apto a cumprir a nova função. Não faz um tipo ao se destacar por sua independência . É um ministro independente . Ninguém ousa cabalar-lhe o voto .

QUE NÃO PERCA a vida por excesso de elegância (Esse perigo ele não corre). Mas que também não ponha a perder tudo o que conseguiu até aqui. Julgue e deixe os outros julgarem.

6 comentários:

Anônimo disse...


Nada a ver, essa implicância gratuita de vários jornalistas (Noblat, Zaidan, Gaspari e outro) que acham no dever de pautar Joaquim Barbosa. O presidente do STF agiu corretamente, como presidente da corte fez uma advertência para aquele que está procedendo de forma errada. Ricardo Lewandowski é um chicaneiro trabalhando para José Dirceu. Lewandowski é ministro não advogado de defesa. A corte não pode ficar acuada por manobras desonestas de gente desonesta. Alto, lá! Tem muito caroço nesse angu!

Anônimo disse...


Nada a ver, essa implicância gratuita de vários jornalistas (Noblat, Zaidan, Gaspari e outro) que acham no dever de pautar Joaquim Barbosa. O presidente do STF agiu corretamente, como presidente da corte fez uma advertência para aquele que está procedendo de forma errada. Ricardo Lewandowski é um chicaneiro trabalhando para José Dirceu. Lewandowski é ministro não advogado de defesa. A corte não pode ficar acuada por manobras desonestas de gente desonesta. Alto, lá! Tem muito caroço nesse angu!

Anônimo disse...

Desnecessário, completamente desnecessário esse seu “textinho” barato. O que houve?! Falta de assunto?! Ou necessidade de aparecer? Sim porque a essa hora seu nome está bombando nas redes sociais. Lewandowski fazer graça, eu até entendo, afinal todos sabem que ele é “pau mandado” do PT. E você?! De onde veio essa vontade de escrever tanta asneira?!

Anônimo disse...

E vc é um babaca

Anônimo disse...

COMEnto ou não COMEnto ???

CHUPA ESSA NOBLAT! ! !

ZP disse...

O "seu Benedito" está cada vez mais "seu Benedito"! Irritadiço, dado a diatribes, extrapola todos os limites da civilidade... Normalmente a razão confere a quem a detém serenidade e lhaneza. Mas "seu Benedito", pelo conjunto da obra, parece não reconhecer, no íntimo, que a razão está com ele. Por que será?! Realmente pegará muito mal para um ministro do supremo, cujo pressuposto é o chamado de "notório saber jurídico" ser pego numa questão tão pequena de aplicação da lei penal. Está na nossa Constituição Art. 5º, XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, além disso o crime de corrupção passiva se consuma na simples aceitação da promessa de vantagem indevida, CP Art. 317, o de corrupção ativa se consuma na oferta ou na promessa de oferta de vantagem indevida. Qualquer bacharelando de direito sabe disso, o que dirá o "seu Benedito" que graduou-se em direito após 7 anos de estudos, mais 4 anos de estudo na França sabe disso, até a pavimentação das ruas de Miami sabe disso...
O que está mortificando o "seu Benedito" é a possibilidade de ser pego em erro primário.
Não acredito que o "seu Benedito" fosse a melhor opção negra para a vaga no STF, o Lula poderia ter escolhido melhor!