segunda-feira, abril 08, 2013

O craque e o Nobel - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/04

Por conta das comemorações pelos 60 anos de Zico, a escritora Nélida Piñon lembra o dia em que Mário Vargas Llosa, que vem ao Brasil semana que vem, entrevistou o craque, em 1981.

Na época, o escritor fazia um programa na TV peruana chamado “Torre de Babel”. Aqui entrevistou, além da Nélida, Ivo Pitanguy, Jorge Amado e Zico.

Segue...
Llosa pediu à escritora que o acompanhasse até o Flamengo.

“Desconfio que Zico não fazia a menor ideia de que estava diante do grande escritor, que, anos mais tarde, ganharia o Prêmio Nobel de Literatura”, relembra Nélida.

Por baixo
A CBF de José Maria Marin parece que perdeu prestígio até com a Fifa.

A entidade negou pedido para que a seleção brasileira ficasse hospedada num estrelado resort, em Cumbuco, Fortaleza, durante a Copa das Confederações.

O time de Felipão joga no Ceará dia 19 de junho contra o México.

Deus castiga
A crise cambial argentina fez o pessoal da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio, em julho, suar a batina até conseguir licença do governo Cristina Kirchner para transferir dinheiro de lá pra cá.

A conspiração
No tempo de Sergio Gabrielli, setores da Petrobras tinham raiva de Eike Batista.

O empresário era acusado na época de, a peso de ouro, tirar técnicos da estatal, como Paulo Mendonça, levando para a OGX mapas valiosos de petróleo.

Mas o tempo mostrou, pelo menos até agora, que os campos do Eike são relativamente pequenos.

Calma, gente!

A proposta da ministra Marta Suplicy de mexer no Ecad, o escritório de arrecadação dos direitos dos artistas, continua provocando polêmica.

Há seis meses no hospital, Beth Carvalho gravou um vídeo defendendo a lei de direito autoral em vigor:

— Estão querendo mexer na lei e isso vai prejudicar muito os artistas. É. Pode ser.

Aliás...
Fernando Brant fez um manifesto em defesa do Ecad. Aldir Blanc, Chico Buarque, Diogo Nogueira, Martinho da Vila e João Bosco já assinaram.

Zeca a mil
Além de gravar um CD infantil, Zeca Baleiro vai estrear um musical sobre Nélson Rodrigues e está envolvido em um documentário sobre a África.

Salário do goleiro
“Goleiro também tem que ganhar bem.” É o que defende o trio de ricaços Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

O modelo de gestão dos criadores do Garantia, usado por outras empresas, é tema do livro “Sonho grande” (Primeira Pessoa), de Cristiane Correa.
Maré alta
O novo Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, recebeu 60.546 visitantes no primeiro mês de funcionamento.

E, veja que legal, 979 moradores de bairros do entorno — Centro, Santo Cristo, Gamboa e Saúde — entraram para o programa “Vizinhos do MAR”.

Eles ganharam a carteirinha que dá direito, entre outros benefícios, à entrada grátis em qualquer dia da semana.

Mais luz
Semana passada, numa palestra no Rio, Peter Gasper, o badalado designer de luz, esculhambou a iluminação do Sambódromo carioca:

— É uma luz sem graça, que ignora o caráter operístico dos desfiles das escolas de samba.

Arquitetura e o morro
Ex-presidente do Iphan no Rio, Carlos Fernando Andrade vai coordenar a construção do Centro Cultural Nós do Morro, no Vidigal.

Será realizado um concurso para selecionar o projeto arquitetônico do espaço. A inauguração deve ser em 2016, quando o grupo de teatro completa 30 anos.

Louco por você
Nem bem encerrou a temporada de “Cabaret”, Claudia Raia já tem outro musical americano em vista.

Ela se prepara para estrelar “Crazy for you”, só com músicas da dupla George e Ira Gershwin.

Quando estreou na Broadway, em 1992, a peça ficou quatro anos em cartaz.

Saque fora
Dona Professorinha vibrou com a sensacional vitória de virada do time do Rio de Janeiro na final da Superliga de Vôlei Feminino, ontem.

Mas ficou triste com a inscrição “octacampeão” na camiseta das meninas.

O correto é octocampeão.

Nenhum comentário: