sexta-feira, dezembro 07, 2012

Formam-se opiniões - DAVID COIMBRA

ZERO HORA - 07/12


Outro dia um sujeito me perguntou:

– Que tal isso de ser formador de opinião?

Fiquei pensando. Formador de opinião. Uma função, um cargo. Poderia abrir uma empresa para essa atividade específica. Algo moderno, com nome em inglês: Formed Opinion S.A. Ou: Cia da Opinião. “Formam-se opiniões”, diria o meu anúncio. “Você está sem assunto? Não sabe o que pensar sobre economia, política, futebol? Nós temos uma opinião pronta para você.

Por um preço módico, você levará para casa uma opinião ponderada ou polêmica, engraçada ou dura, a opinião que mais combine com você, junto com toda a argumentação para defendê-la. Procure-nos! E faça sucesso social”.

Claro que poucos procurariam a empresa para adquirir opiniões sobre futebol. Todo mundo acha que entende de futebol. Mesmo assim, para os que quisessem ter opiniões exclusivas, nossos especialistas forneceriam algumas sobre novos jogadores africanos que estão atuando na Europa. Qualquer um que fale de novos jogadores africanos que estão atuando na Europa parece entender muito.

Na economia é mais fácil formar uma opinião. A economia passa a impressão de ser uma ciência, de que tudo nessa área é técnico, matemático, resultado de estudos profundos e inacessíveis. Nós, da Formed Opinion, sabemos que não. Sabemos que, ao contrário, tudo é vago em economia, tudo é especulação e que tudo muda, às vezes inesperadamente.

Sabemos mais: sabemos que Lulu Santos estava certo: a vida vem em ondas, como o mar. Assim, as crises se sucedem. Está tudo bem com uma economia? Não por muito tempo. Logo sobrevirá uma crise que a abalará. Portanto, em economia você deve fazer alertas: diga que o país está bem, mas que é preciso ter cuidado, que não se pode gastar tanto, que a bolha vai furar. Funciona.

Agora, complicado mesmo é a política. Claro, você sempre pode resmungar que todos os políticos são corruptos. Ninguém vai reclamar dessa opinião, embora nós, da Formed Opinion, saibamos que não é verdade, que os políticos são corruptos na medida da corrupção da sociedade. O problema, na política, são certos personagens. Lula, por exemplo. Lula é um carismático e, como todo carismático, ou é amado ou odiado. Quer dizer: não é possível tecer considerações racionais acerca de Lula.

Ou ele é todo ruim ou todo bom. Só que nós, no recôndito do relacionamento com nossos clientes, podemos dizer a verdade: que Lula tem predicados e defeitos, como qualquer um, e que seu governo os teve ambos, predicados e defeitos. Mas nosso conselho é que você não opine diretamente sobre Lula. Apenas faça observações espirituosas em cima da opinião de alguém. Como fazer observações espirituosas? Desculpe, vamos ter que refazer o orçamento. Ter opinião é fácil, fazer observação espirituosa custa muito mais.

Nenhum comentário: