terça-feira, dezembro 04, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O escândalo [Porto Seguro] emporcalha a imagem do Brasil”
Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) defendendo a criação da CPI da Rose no Congresso


MENSALÃO: ACÓRDÃO DO STF DEVE SAIR ATÉ FEVEREIRO

Má notícia para os condenados a prisão, no processo do mensalão: o presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, deve publicar o acórdão do julgamento até fevereiro. Isso pode tornar quase irrelevante o debate sobre a prisão imediata dos réus. Barbosa pediu aos demais ministros que agilizem a revisão dos seus votos. A publicação do acórdão dará eficácia às penas definidas.

JUSTIÇA RÁPIDA

A dedicação do ministro Joaquim Barbosa deu celeridade à elaboração do acórdão, que poderia levar até seis meses para ser publicado.

PLANTÃO NO RECESSO

Considerado um dos mais eficientes na revisão de acórdãos, o ministro Joaquim Barbosa precisará trabalhar no fim do ano para concluir texto.

LENTIDÃO SUPERADA

O Supremo Tribunal Federal já chegou a levar quase dez anos para publicar acórdãos de julgamentos e concluir processos.

FASE NECESSÁRIA

Os réus e o Ministério Público Federal só podem recorrer das decisões – apresentando embargos – após a publicação do texto.

TAM AUMENTOU SEUS PREÇOS 14 VEZES EM 60 DIAS

A TAM aumentou preços de passagens 14 vezes somente nos últimos 60 dias, segundo executivos da própria empresa aérea confessaram a parceiros, em conversas reservadas, dias atrás. E ainda deixaram claro que a “concorrente” GOL também adotou idêntico número de aumentos em suas tarifas, demonstrando que ambas atuam em regime duopólio, para dizer o mínimo, ou em formação de cartel, como preferem outros.

CULPA DAS VÍTIMAS

O secretário de Aviação Civil disse que passagens de Brasília para o Nordeste custam até R$ 5 mil “porque são adquiridas na última hora”.

CAIXA ANTECIPADO

Curiosamente, o afinado secretário Wagner Bittencourt (Aviação Civil) deu força à propaganda da TAM ao recomendar compras antecipadas.

LIBERDADE PARA EXPLORAR

A Agência Nacional de Aviação Civil, que contou a lorota da “queda de tarifas” nos últimos 10 anos, chama exploração de “liberdade tarifária”.

DE VOLTA À VIDA

Absolvido no processo do mensalão, o publicitário Duda Mendonça “volta à vida”, mas sem alardes, segundo seu advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Duda anunciou, ontem, sociedade com outro admirado especialista em eleições, o sociólogo Antonio Lavareda.

LA DOLCE VITA

Filha de Rose e aspone da Anac, Mirelle foi ao Chile e ao Canadá em 2011 com o chefe Rubens Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil. A dupla chegou de Paris pouco antes da operação da Polícia Federal.

SEM OBRIGAÇÕES

O governo faz lobby contra projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que obriga pais de alunos do Bolsa Família a comparecerem ao menos uma vez por ano na escola dos filhos. O governo não quer qualquer contrapartida dos eleitores beneficiados com dinheiro público.

NAUFRÁGIO

Se o diretor afastado da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, escreve “baxaréu”, está na hora de rever os diplomas de ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalões no governo Dilma.

COLETIVO DAS FÉRIAS

Administrado pelo Exército, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados, como armas e explosivos, fechou no dia 30 e só reabre em janeiro. Arrecadou R$ 18,6 milhões em 2011, com taxas e multas.

AMEAÇA NOS PORTOS

Parlamentares governistas vão à Casa Civil do Planalto para evitar o risco de operação padrão nos portos, pela revolta dos práticos pelo concurso aberto para contratar mais profissionais. Eles querem, antes, que uma comissão interministerial trate do tema tecnicamente.

LIQUIDAÇÃO

Inevitável no Twitter, após novo fiasco nas furadas projeções otimistas do ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre o PIB, que despencou: “Pibinho Black Friday – sempre pela metade do preço anunciado”.

RICO EVENTO

Se o governo federal investisse em acessibilidade o que gasta com a Conferência sobre Pessoas com Deficiência, que começou em Brasília, a situação seria diferente. O impressionante aparato mostra que o tema faz muita gente ganhar rios dinheiro. Já os portadores de deficiência...

PENSANDO BEM...

..muito fuleco, esse PIB do Mantega...


PODER SEM PUDOR

DE OLHO NO IMPONDERÁVEL

Uma das mais célebres raposas políticas do País, Amaral Peixoto acertou com o então ministro da Justiça, Petrônio Portela, sua adesão ao PDS, que apoiava a ditadura. Conversou três horas com Petrônio e viajou de volta ao Estado. No desembarque, os jornalistas tentaram confirmar sua adesão.

- Ainda não está certo, falta aval do presidente.

- Mas o sr. conversou três horas com o ministro!... - disse um repórter.

- Ora, meu filho, isso não basta. E se o ministro morrer?

Petrônio Portela morreria uma semana depois.

Nenhum comentário: