domingo, novembro 18, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O ministro Joaquim agiu como legista, ao reconstituir os fatos”
Ministro aposentado Carlos Ayres Britto sobre o relator do processo do mensalão

REBELDES DO PMDB QUEREM PREPOSTO CONTRA RENAN

Os chamados dissidentes do PMDB ameaçaram lançar candidato à presidência do Senado, mas nenhum deles topa enfrentar a parada dura chamada Renan Calheiros (AL), o favorito. Receosos de criar indisposição com o provável sucessor de José Sarney, os “rebeldes” estimulam candidatos de outros partidos, como Randolfe Rodrigues (PSOL), que desafiou Sarney na última eleição ao comando da Casa.

SEM INTERESSE

O senador Pedro Taques (PDT-MT) também foi sondado para disputar contra Renan Calheiros, mas garante que não tem o menor interesse.

PULARAM FORA

O grupo chegou a cogitar os senadores do PMDB Jarbas Vasconcelos (PE) e Luiz Henrique (SC) para a disputa. Os dois desconversaram.

VOO SOLO

Para os dissidentes, só quem atua individualmente, como Pedro Simon (RS), aceitaria a empreitada. Mas com chances mínimas no PMDB.

BARGANHA POLÍTICA

O partido de maior bancada no Senado – no caso, o PMDB – elege o candidato a presidente que, pela tradição, é referendado no plenário.

BRITTO PODE USAR ESTRUTURA DO STF POR 90 DIAS

Desde sua aposentadoria, ontem, o ministro Carlos Ayres Britto pode usar seu gabinete no STF pelo prazo improrrogável de 90 dias, assim como funcionários e carro oficial (carro reserva) para deslocamentos. Ao final, funcionários serão redistribuídos, o carro retirado, assim como móveis e computadores. Britto terá direito também a cafezinho, mas, segundo lenda no funcionalismo público, será certamente servido frio.

ACORDO PAULISTA

O ministro Brizola Neto declarou apoio a Zé Silva (MG) para líder do PDT mas, na verdade, estaria bancando o deputado João Dado (SP).

PRIMEIRO O PRESIDENTE

O candidato a líder tucano, Domingos Sávio (MG), quer saber quem assumirá a presidência do PSDB: “Tudo depende dessa decisão”.

PRIMEIRO O LÍDER

Candidatos a líder do PMDB querem que o atual líder Henrique Alves (RN) promova sua sucessão antes de se eleger presidente da Câmara.

SÓ NO SAPATINHO

Condenados no mensalão temem passar o Natal na cadeia, se o Supremo acatar pedido da Procuradoria-Geral da República. Pior: o Papai Noel gordinho de vermelho avisou que, agora sem barba, não vai aparecer.

DEZ, NOVE, OITO...

Se o mundo pode acabar em 21 de dezembro, segundo os maias, a contagem regressiva começou com mísseis dos terroristas do Hamas atingindo pela primeira vez na História a cidade santa de Jerusalém.

FILME VELHO

O Granma, jornal oficial, apontou “manipulação midiática” de parte da imprensa internacional para “desacreditar o papel de Cuba na negociação de paz com as Farc”. Só faltou a “imprensa conservadora”.

MEU BEM, MEU MAL

O presidente do PT, Rui Falcão, bate e apanha, “incorporando” Lula, para chutar em canelas ilustres, inclusive no Judiciário, para depois ser “desautorizado” pelo ex-presidente. Tudo combinado.

GESTÃO PÚBLICA

Presidente da Frente pela Gestão Pública, Luiz Pitiman (PMDB-DF) organiza para os dias 12 e 13 de dezembro o Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal. Ele espera reunir mais de dois mil prefeitos.

MINAS X SP

Apesar de ser considerado “aecista”, o deputado Carlos Sampaio (SP) conseguiu apoio da bancada paulista para ser o próximo líder do PSDB na Câmara. Estão no páreo Domingos Sávio (MG) e Otávio Leite (RJ).

HOMENAGEM

Advogado de Roberto Jefferson, Luiz Barbosa acredita que os ministros correram para definir a dosimetria dos figurões do mensalão para que o presidente Carlos Ayres Britto, em vias de se aposentar, participasse.

NEM PENSAR

O ex-governador Joaquim Roriz rejeita qualquer possibilidade de levar o seu grupo político a integrar a base de apoio ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, cuja gestão considera “falida”, por ele ser do Partido dos Trabalhadores.

PENSANDO BEM...

...com quase duas mil pessoas “lavando” R$ 37 milhões, segundo o Ministério da Fazenda, o PCC já pode virar partido político.

PODER SEM PUDOR

CAUSAS DIFÍCEIS

O general Artur Costa e Silva, o ditador do AI-5, recebeu o vice-líder da Arena no Senado, Eurico Resende (ES), e não economizou elogios:
- Gosto muito da forma como o senhor defende o meu governo...
- Presidente, sou advogado criminalista há trinta anos! - disse Resende.
Ao perceber o constrangimento do ditador com sua resposta, completou:
- É que estou acostumado a defender causas difíceis...

Nenhum comentário: