domingo, setembro 16, 2012

Plano B para aeroportos - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 16/09

O governo tem plano B para apresentar aos empresários estrangeiros que vão operar os aeroportos Galeão e Confins: seguir o modelo da primeira leva de concessões (Viracopos, Guarulhos e Brasília), mas passando o requisito de experiência de cinco milhões para 40 milhões de passageiros/ano. Nesse plano, os estrangeiros passariam a ser majoritários na sociedade.

Medo do carimbo da privatização 

O cenário em que os empresários estrangeiros ficam com 51% da sociedade e a Infraero com 49% é o que desestimulou até agora o governo a lançar o plano B, que estabelece o modelo de outorga dos aeroportos. Há preocupação de que o plano de concessões seja carimbado como privatização, o que teria ocorrido com as estradas, não fosse o anúncio da criação da estatal EPL (Empresa de Planejamento e Logística). O governo aguardará até o fim do mês resposta dos estrangeiros que analisam proposta em que seriam minoritários da Infraero, entrando basicamente com o know-how.

Penso que ela (Geiza Dias) merecia mais pelo que ela fez, até mesmo pelo cargo ocupado na agência 
Marco Aurélio Mello Ministro do STF

Enrolou 

A presidente Dilma está há meses para escolher o novo ministro do STJ: Sammy Barbosa, Sérgio Kukina ou José Sabo. Sofre pressão — o que detesta — do Acre por Sammy, enquanto Kukina é o candidato do governador Beto Richa (PSDB-PR).

Primeiros passos 

O governador Eduardo Campos (PSB-PE) sedimenta silenciosamente o caminho para concorrer a presidente em 2014. Gravou depoimentos para candidatos do partido e aliados em todas as capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. A estratégia é usar a eleição municipal para se tornar conhecido pelo eleitorado fora do Nordeste.

Nem tão geral assim 

Ganha força no governo o fatiamento da Lei Geral de Greve, que irá regulamentar direitos e deveres dos trabalhadores. O objetivo é apresentar projetos de lei separados para cada tema como forma de facilitar a aprovação.

Solução para fraudes 

O Ministério do Trabalho vai dobrar o valor da hora/aula em convênios para qualificação profissional. O pagamento reduzido — de R$ 4,50 — teria motivado irregularidades. Para os novos contratos, o valor será de R$ 10. A intenção do ministério é eliminar o submercado de instituições pouco qualificadas e trazer de volta o Sistema S e as instituições federais.

Torcida contra 

Tucanos de alas rivais ao candidato do partido a prefeito de São Paulo, José Serra, estão sendo sarcásticos. Comentam que, se eleito, terá um enterro de luxo no panorama político nacional. Se perder, será enterrado como indigente.

A PF e os grandes eventos 

A PF terá de formar, em curso de capacitação para segurança de grandes eventos, 50 mil vigilantes, a começar pela Copa das Confederações, em dez meses. Mas a publicação da grade curricular dos cursos está parada pela greve.

SITUAÇÕES COMO ESTA levam o governo a optar pelo Exército no comando das operações dos grandes eventos, pois não ficaria refém dos servidores. 

Nenhum comentário: