sexta-feira, agosto 17, 2012

Na frigideira - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 17/08

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, candidato à prefeitura de Osasco, vai ficar fritando em toda a pré-campanha na condição de condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e peculato. Sua condenação foi pedida pelo relator do mensalão, Joaquim Barbosa, e, embora dez ministros do STF ainda não tenham votado, será nessa condição que ele pedirá votos aos eleitores. Um cartão de visitas e tanto.

O estilo Dilma
Depois de meses de indecisão, a presidente Dilma optou por um nome absolutamente técnico para a presidência do Banco do Nordeste. Ary Joel Abreu Lazarin é do Paraná, tem MBA pela USP e trabalha há 25 anos no Banco do Brasil. Ele era, até ontem, diretor da rede de agências do BB. Lazarin foi convidado terça-feira de manhã, por telefone, pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Ontem pela manhã, foi chamado ao Ministério, para que fosse apresentado aos governadores do Nordeste. Nenhum deles conhecia Lazarin, e o anúncio pegou a todos de surpresa. Depois da reunião, formou-se uma fila para marcar reuniões.

“Oba! Vamos às compras! Estamos com limite no cartão de crédito”
Marcelo Déda Governador (SE), sobre a ampliação dos limites de endividamento dos estados

Colocados no mesmo balaio
Por causa do Programa de Investimento em Logística, lançado anteontem pela presidente Dilma em solenidade no Planalto, o campus da Universidade de Brasília (UnB) foi tomado por cartazes proclamando: “Dilma = FHC”.

Ironia tucana
O anúncio do PSDB cumprimentando a presidente Dilma, por aderir às privatizações, foi saudado pelo governador Jaques Wagner (BA) como “piada de bom gosto”. Para o petista, essa discussão está superada e argumenta: “Esse debate valia até 2008, quando tinha caído o Muro de Berlim, e ainda não tinha caído o Muro de Wall Street.”

Lula lá. Lula aqui.
O ex-presidente Lula já gravou mensagem de apoio para ser exibida no programa de TV do candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Hoje ele estará no Rio a fim de gravar, para a TV, seu apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e fazer contatos políticos.

Uma ideia fixa
A militarização da segurança de grandes eventos é ideia fixa da presidente Dilma, da Casa Civil e do Planejamento. Sustentam que o governo não pode ficar refém de paralisações e manifestações. “Militar não faz greve”, resume uma ministra. As pastas de Justiça, Turismo, Esporte e Relações Institucionais tentam demover a presidente. Argumentam que o Brasil não é o Oriente Médio.

Agência vai intervir no mercado
A Anatel vai arbitrar um preço único na tarifa de interconexão entre operadoras diferentes de telefonia. A Agência vai derrubar o preço dessa tarifa. A intenção é desestimular a formação de redes exclusivas, modelo adotado pela TIM.

PTB: a transição começou
Vice do PTB, Benito Gama já está dando as cartas como presidente interino. Ele acaba de destituir o presidente do partido no Rio Grande do Norte, abrindo caminho para que o deputado Betinho Rosado (DEM) assuma o comando da legenda.

OS POLÍTICOS QUEREM SABER: o que vai provocar maior estrago político no PT? O escândalo do mensalão em 2005? Ou o julgamento pelo STF em 2012?

Nenhum comentário: