quarta-feira, maio 02, 2012

CLAUDIO HUMBERTO


Impaciente, Dilma pode demitir ministro Patriota
O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) escapou de um presente desagradável na sexta, dia do seu aniversário de 58 anos. Sua demissão já havia sido definida pela presidente Dilma, que na última hora resolveu colocar o assunto na geladeira. Ela não vê a hora de substituí-lo. Não gosta do jeito dele, discreto, quase medroso, e detestou sua atuação durante a visita dela a Washington, em abril.


Falta ousadia

A diplomacia "papai com mamãe" de Patriota levou Dilma a determinar "mais ousadia" ao Itamaraty, durante uma conferência de imprensa.


Impaciência

Dilma anda tão irritada que evitou despachar com Patriota até a lista de laureados da comenda do Rio Branco. E desprestigiou a cerimônia.


Chanceler Viotti

Entre os prováveis candidatos ao lugar de Patriota está a embaixadora Maria Luiza Viotti, chefe da missão do Brasil na ONU, em Nova York.


Bem longe

Dilma deve ir ao Peru até o final do mês, em visita oficial, enquanto não deslancha a CPI do Cachoeira, cada dia mais entalada.


Inferno astral

A base aliada agora tem novo pepino pela frente: barrar a quase inevitável convocação do governador Sérgio Cabral à CPI, após o ex-governador Anthony Garotinho (PR) mostrar sua "porção Cachoeira" com fotos e vídeos da farra com assessores e Fernando Cavendish, seu amigo dono da Delta. Cabral suspeita de "fogo amigo" de contraparentes de Cavendish, que não quer mais conversa com Cabral.


No ventilador

Sergio Cabral arregimenta sua tropa de choque para colocar no ventilador os (muitos) "podres" de Garotinho, seu arqui-inimigo.


Sem jeito

Para Mário Feitoza (PMDB-CE), nem o nascimento de Maria Clara, neta de Ciro Gomes, foi capaz de amansá-lo: "Não sei se ele tem jeito".


Autoestima

É do deputado Alexandre Roso (PSB-RS) o projeto que obriga o SUS a bancar reconstrução de mama, após mastectomia.


Pregando no deserto

Como o avô, o novo ministro Brizola Neto (Trabalho) não gosta da Globo, e ataca jornalistas da "mídia golpista", que não o poupou na desastrada tentativa de viagem à Líbia, convidado pelo tirano Muammar Kadafi para "aliviar a pressão da Otan nos ataques".


O sumiço do secretário

Novo secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari causou problema ao cerimonial de inauguração do CEU de São Bernardo (SP), há dias, em ato pró-Haddad. Representaria Aloizio Mercadante, e não apareceu. Mas a passagem oficial ida e volta foi emitida e usada.


PSD na CPI

O PSD fez acordo com os partidos e indicará para a CPI mista de Cachoeira os deputados José Carlos Araújo (BA), Armando Vergílio (GO), e os suplentes Roberto Santiago (SP) e César Halum (TO).


Babel é aqui

Fechou o tempo entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Humberto Costa (PT). Os dois não se entendem enquanto pegam fogo as negociações para as eleições em Recife.


Não tem interesse

O deputado Francisco Praciano (PT-AM), presidente da Frente contra a Corrupção, critica os colegas políticos, "que não votam qualquer medida para aperfeiçoar o Estado depois de tantas CPIs e escândalos".


Ti-ti-ti

Relator do Código Florestal, Paulo Piau (PMDB) reclama da "chiadeira indevida" de senadores que desceram a lenha no texto aprovado pela Câmara: "Ficaram enciumados porque mexi na cria deles".


Dá voltas

Absolvida da cassação de mandato na Câmara, Jaqueline Roriz (PMN-DF) não esquece o dia em que Demóstenes Torres, agora alvo do Conselho de Ética, defendeu sua renúncia: "O mundo é redondo".

PODER SEM PUDOR


Intimidade provada

Um bispo vivia falando mal do interventor no Rio Grande do Sul, Flores da Cunha. Acusava-o de ser boêmio e um elitista esnobe, que não dava intimidades nem mesmo aos próprios aliados. Quando soube disso, o general resolveu calar o bispo de uma forma curiosa: chamou-o para uma conversa às 6h da manhã, recebendo-o nos seus aposentos, ainda na cama. Vestia apenas cuecas:
- Vossa Reverendíssima desculpe, mas como é de minha total intimidade, posso recebê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer jeito.

Nenhum comentário: