sábado, setembro 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA



Nos mínimos detalhes
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 17/09/11

Veja bem "Se você mexe à direita, tem que mexer à esquerda. Este projeto está no fio da navalha. É preciso votá-lo tal como está", opina José Genoino, assessor do Ministério da Defesa e um dos negociadores da Comissão da Verdade no Congresso.

Gesto Com a Lei de Acesso à Informação parada no Senado, o Planalto instituiu por decreto o "Plano Nacional sobre o Governo Aberto", que propõe ações e projetos para aumentar a transparência e auxiliar o combate à corrupção. Dezoito ministérios integram o comitê responsável. Turismo e Transportes, alvos de escândalos recentes, ficaram de fora.

Exame de DNA Cada um alegou um compromisso diferente, mas o fato é que a escassez de caciques peemedebistas na cerimônia de posse de Gastão Vieira, ontem à tarde, teve o sentido de deixar claro que o novo ministro do Turismo é de José Sarney e de ninguém mais.

Opinião seleta Em seu discurso na posse de Gastão, Dilma disse que, desde anteontem, não consegue dar um passo sem ouvir alguém elogiar a capacidade de gestão do substituto de Pedro Novais. Na plateia, um peemedebista brincou: "Vai ver a presidente só conversou com Sarney, Roseana e Lobão".

Termômetro Uma sucessão de incidentes desgastantes, culminando com o tumultuado processo de escolha do novo ministro do Turismo, fez crescer entre deputados a percepção de que a candidatura do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), à presidência da Câmara pode subir no telhado.

Agora vai? Informado sobre o incômodo que seu acanhamento na disputa pela prefeitura paulistana causa no Bandeirantes, o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) colou em Geraldo Alckmin nos eventos públicos e ampliou sua agenda de compromissos na capital. O próximo passo é a transferência de seu domicílio eleitoral de Santos para São Paulo, o que deve ocorrer até dia 30.

Maior apoio Do presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias, muito próximo do governador, em evento realizado na terça-feira no Guarujá: "Se meu título fosse de São Paulo votaria no Bruno Covas. Na minha opinião, o melhor candidato do partido".

Tucano de pirata Na solenidade de ontem que marcou a abertura da contagem regressiva de mil dias para a Copa do Mundo, Bruno, Andrea Matarazzo (Cultura) e José Aníbal (Energia), também pré-candidatos, se esforçavam para aparecer na foto ao lado do governador.

Quem é quem A comissão do PSDB paulistano que discute as prévias é composta pelo secretário particular de Alckmin, Fábio Lepique, pelo ex-vereador João Câmara, ligado a Aníbal, e pelo vereador Adolfo Quintas, do grupo de Matarazzo. O deputado federal Ricardo Trípoli também quer disputar.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Se retornar sem questionamentos à Câmara, Pedro Novais, o que não serviu mais para ser ministro, reforçará a má fama da Casa como abrigo da impunidade."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), defendendo que o ex-titular do Turismo preste esclarecimentos à corregedoria a respeito do uso de dinheiro público para pagar seus funcionários domésticos.

contraponto

Café Pelé


No voo rumo a BH, onde ambos participariam de evento alusivo aos mil dias restantes até a Copa, Pelé divertiu Dilma com histórias dos primórdios do marketing esportivo. Relembrou um episódio em que a seleção brasileira, então patrocinada por uma marca de café, foi disputar uma partida na Europa e passou pelo seguinte aperto:
-Cada um de nós teve de entrar em campo carregando uma pesada saca do produto nas costas.
-Não é possível!- comentou a presidente, rindo.
-É, o que essa molecada de hoje passa não é nada...

Nenhum comentário: