segunda-feira, maio 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Ordem das coisas
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/05/11

Ao longo da semana passada, Dilma Rousseff manifestou a auxiliares a preocupação de não transmitir ao público a ideia de que sua gripe, agora transformada em pneumonia, se deve à vacina tomada na segunda-feira. Na verdade, a presidente apresentou os primeiros sintomas tão logo chegou da viagem à China.
Assessores atribuem ao sistema de ar-condicionado do Palácio do Planalto -e em especial do Salão Nobre, que estava uma geladeira durante a longa reunião do "Conselhão", na terça-feira- a piora do quadro de Dilma. Embora ontem seu médico tenha falado em ritmo normal de trabalho, é esperada alguma desaceleração pelo menos no início da semana.
Melhor dizendo No governo federal, ninguém se refere mais ao programa de combate à "miséria". O termo utilizado para designar a situação-alvo das medidas em elaboração no Ministério do Desenvolvimento Social é "pobreza extrema".

Vem aí 
Dilma e Lula combinaram que, no segundo semestre, o ex-presidente acompanhará sua sucessora em algumas viagens pelo país. Lula, como se sabe, já está com a atenção inteiramente voltada para as eleições municipais de 2012.

Gostei 

Na contramão do isolacionismo da CUT, José Dirceu elogiou em seu blog o ato conjunto das demais centrais no 1º de Maio.

Sujeito oculto

Geraldo Alckmin e Aécio Neves, que conseguiram conversar um tanto durante o ato das centrais, teriam à noite encontro reservado e mais longo. Em pauta, a "unidade" do PSDB.

Meninos da bolha 
Um tucano razoavelmente equidistante das facções que se digladiam em São Paulo atribui o espetáculo de autofagia à longa permanência do partido no poder estadual. Acredita que alguns de seus correligionários padecem da ilusão de viver num território assegurado, daí dedicarem tanto tempo e energia a dizimar o próprio exército.

Metrópole 
Visto com reservas pelo PT, o projeto que regulamenta a Região Metropolitana de SP, de interesse de Alckmin, entra em discussão nesta semana na Assembleia. Enquanto isso, o governador inicia rodada de reuniões com os prefeitos do ABC para tratar de obras de transporte e saneamento.

Zaga reforçada 1 

Na esteira de desentendimentos entre o presidente da Assembleia paulista, Barros Munhoz, e o líder do governo na Casa, Samuel Moreira, ambos tucanos, Alckmin indicou Vinícius Camarinha (PSB) e Mauro Bragato (PSDB) para a vice-liderança de sua bancada.

Zaga reforçada 2 
A escolha tem duplo objetivo: além de auxiliar Moreira nos projetos de interesse do Palácio dos Bandeirantes, os dois entrarão em campo na semana posterior ao anúncio de que os quatro deputados do PDT assinarão o requerimento da CPI dos Pedágios. O PSB de Camarinha é o alvo preferencial do PT para atingir as 32 adesões necessárias à abertura da comissão.

O astro 
Dos quatro números oferecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral ao nascituro PSD -18, 28, 30 e 51-, a numeróloga Delfina Manente sugere que o partido do prefeito Gilberto Kassab escolha o 30, que, "no âmbito político, representa realização, grandes empreendimentos e estabilidade".

Oremos 
Petistas de Guarulhos relativizam a influência de d. Luiz Gonzaga Bergonzini, que liderou boicote a Dilma na campanha de 2010. O bispo, que neste mês completa 75 anos, deve pedir aposentadoria ao Vaticano.


com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio
"Marta Suplicy é a nossa Maria Antonieta. Fala o que lhe dá na telha. Espere a guilhotina das urnas paulistanas."
DO TUCANO EDUARDO GRAEFF, secretário-geral da Presidência no governo de Fernando Henrique Cardoso, sobre a ex-prefeita, que defendeu o "timing" da refiliação de Delúbio Soares ao PT sob o argumento de que "o assunto terá pouco espaço nos jornais, por causa do casamento do príncipe William".

contraponto

Farta experiência

Convidado a participar do 1º de Maio conjunto das centrais sindicais, João Paulo Rodrigues, um dos dirigentes nacionais do MST, chegou em cima da hora, depois de passar pelo evento da CUT, na praça da Sé.
Com dificuldades para entrar no espaço já superlotado, enviou um torpedo para o celular de João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força:
-Estou aqui. Deixa eu subir. Veja como autorizar.
Juruna "torpedeou" de volta, brincando:
-Você invade fazendas e não consegue entrar aqui?
Ato contínuo, Rodrigues foi visto no meio da festa.

Nenhum comentário: