terça-feira, abril 05, 2011

MÍRIAM LEITÃO - Vento a favor


Vento a favor
MIRIAM LEITÃO

O GLOBO - 05/04/11

Antes da crise de 2008, 50% do aumento da demanda mundial vinham de países emergentes. Hoje, segundo o BID, o percentual subiu para 75%. Houve uma clara mudança no crescimento mundial que beneficia a América Latina. Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai estão com taxas há muito tempo não vistas, pelo aumento das exportações de commodities, tanto metálicas quanto agrícolas. A Venezuela não cresce há dois anos e tem inflação de 30% ao ano. É o fracasso do modelo de Hugo Chávez. México e países caribenhos sentem a excessiva dependência das exportações para países industrializados, especialmente os Estados Unidos.
O consumo asiático de commodities melhora a balança comercial da América Latina. Ao mesmo tempo, a alta liquidez mundial busca rentabilidade em países com juros altos e perspectiva de crescimento do PIB. Segundo o BID, nunca houve fluxo de capitais tão forte para a região quanto agora. Em 2010, atingiu volume recorde de US$266 bilhões. A participação da área no fluxo de capitais a mercados emergentes saiu de 12%, em 2006, para 25%, em 2009.
"Essa situação permite à região recursos financeiros vastos e relativamente baratos", analisa o banco.
A boa notícia também esconde riscos. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) deixou de ser maioria, e o capital especulativo, que antes era 33% do total, já representa 55%. O dinheiro farto e barato também estimula a formação de bolhas:
"Num período de crescimento, todos os empréstimos são bons; é apenas quando o crescimento cai que os riscos e as vulnerabilidades são reveladas", alerta o banco.
Segundo José Augusto de Castro, da AEB, a alta do preço das commodities foi fundamental para a solução de um problema crônico da região nos anos 80: a dívida externa.
- Os países da América do Sul solucionaram seus problemas de dívida externa com a alta das commodities. A Argentina exporta muito trigo, soja, milho. O Chile exporta cobre. O Peru, cobre, zinco e níquel. A Colômbia, carvão e café. O Chile foi o primeiro país a receber grau de investimento, depois foi o Peru, e em terceiro, o Brasil - explicou.
O mundo cresce a três velocidades: os emergentes asiáticos, muito fortes; os latino-americanos, a reboque, um pouco mais lentos; e os industrializados, ainda tentando recuperar o que perderam. Os Estados Unidos estão se saindo melhor, mas o consumo está 8% abaixo do nível que estaria não fosse a crise de 2008, segundo projeções feitas pelo BID. Os investimentos estão 29% menores e as exportações, 10% mais baixas, na mesma projeção. Na Europa, o consumo privado está 5% menor, enquanto investimento e exportações estão 21% menores. O Japão é uma incerteza só.
Essa desaceleração dos países industrializados teve impacto nas exportações chinesas. Pelos mesmos cálculos do BID, elas estão 20% abaixo do que estariam sem a crise de 2008. Já o consumo privado e os investimentos estão maiores 6,5% e 14%, respectivamente. A China compensou a queda do comércio externo com investimentos públicos. Os gastos do governo estão 24% maiores. As obras de infraestrutura, demandam commodities metálicas, que em parte exportamos.
Há quem considere que o problema é que a América Latina não consegue superar a sina de exportador de matéria-prima, que carrega desde os tempos de colônia. O economista Marcelo Nonnenberg, do Ipea, comparou as exportações da região com a dos asiáticos e concluiu que em termos de intensidade tecnológica, ainda estamos muito atrás, e sem perspectiva de reverter o quadro:
- Para os próximos 10 anos, em termos de exportações de alta tecnologia, a visão é pessimista. É preciso melhorias significativas na educação, investimentos pesados em ciência e tecnologia. Elas só trazem efeitos no médio e longo prazos.
Nonnenberg criou um índice para medir o grau de intensidade tecnológica das exportações de países latino-americanos e asiáticos. Enquanto os latinos foram classificados com grau 10,1, em 2009, numa escala que vai a 32, os asiáticos chegaram a 15,36. O número latino, na verdade, é pior, porque está maquiado pelas indústrias "maquiladoras" mexicanas, que apenas importam componentes, montam, e exportam o manufaturado pronto. O Brasil, por exemplo, recebeu grau 6,46, enquanto o Chile, 2,11. Já na Ásia, a Coreia do Sul marcou 16,46; e a China, 15,36.
- Há duas diferenças grandes entre as regiões, que fizeram os asiáticos se desenvolverem mais. Primeiro, a proximidade com o Japão, que por ser um país de pequena extensão territorial, naturalmente as indústrias tiveram necessidade de se espalhar por países próximos, que também possuíam fortes laços culturais. Segundo, por décadas foram feitos altos investimentos em educação, em alguns países com início nos anos 50, como a Coreia do Sul. A América Latina ficou fora desse processo, muito voltada para dentro.

A América Latina vive um momento raro. Cresce puxada pela demanda asiática por matérias-primas. México, Venezuela e países caribenhos estão de fora da festa. Mesmo assim, as exportações da região não chegarão ao nível asiático em itens de alta tecnologia. A economia mundial cresce em três ritmos diferentes: asiáticos, acelerados; latinos, puxados pela Ásia; e países industrializados, devagar.

Nenhum comentário: