sábado, setembro 11, 2010

RUTH DE AQUINO

Deixa “a mulher" falar, presidente!
REVISTA ÉPOCA
RUTH DE AQUINO

Revista ÉpocaRUTH DE AQUINO
RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br
Lula é hoje talvez o brasileiro que menos confia na capacidade de Dilma Rousseff de andar com os próprios pés, falar com a própria boca, pensar com a própria cabeça. O rompante demagógico e sentimental do presidente no dia 7 de setembro atropelou sua candidata. Na TV, Lula afirmou que associar o PT à quebra de sigilo fiscal de parentes de José Serra é “um crime contra a mulher brasileira”. Não, presidente, a violação do sigilo é um crime contra a Constituição. Crime contra a mulher é outra história.
Mais chato e pernicioso que o jogo de empurra entre personagens menores na Receita com nomes mirabolantes como Adeildda, que fuçam como tatus a vida de milhares de cidadãos e falsificam assinaturas, é esse discurso sobre a mulher intocável e santa. Quando os debates começaram, Lula disse que esperava de concorrentes e entrevistadores “mais delicadeza” com Dilma, por ser ela do sexo feminino. Também afirmou que “finalmente o país está preparado para ter uma mulher como presidente”. Como se antes não estivesse. E como se ser mulher fosse pré-requisito para uma boa Presidência. A vizinha Cristina Kirchner não nos deixa mentir.
Agora, o paternalismo do presidente tornou-se patético. Dilma foi jogada para escanteio, numa rouquidão providencial, seguida do nascimento tuitado do primeiro neto. Lula deu uma de macho, falando por uma ex-ministra que nada tem de frágil, conhecida pelo temperamento forte e por um passado de luta contra a ditadura. Em seu ufanismo pontuado pelo Hino Nacional, de terno e broche da Presidência, Lula fez-se de vítima e infantilizou seus eleitores, tratando-os como analfabetos desprovidos de raciocínio.
Como chamar a oposição de “turma do contra”, sem amor pelo país, que “quer destruir tudo o que foi feito”, se o adversário José Serra, à revelia ou não do PSDB, adotou um discurso atabalhoado de continuidade e quis pegar carona nas conquistas sociais do presidente? Lula não tentou destruir tudo o que foi feito por FHC. Ao contrário, manteve a política econômica do governo anterior e caiu de amores por impostos que considerava “assalto ao povo”, como a CPMF. Quando fala da “zelite” para o povão, Lula omite que os banqueiros estão entre os mais satisfeitos com o governo do PT. Esse é o maniqueísmo favorito do ex-sindicalista. Ricos contra pobres. Doutores contra operários. Uma dicotomia falsa no Brasil de hoje, felizmente.
Nenhum presidente de outro partido ousaria mexer no que está dando certo. Um exemplo positivo, a comemorar, é a contínua redução da desigualdade. Apesar da crise internacional, 1 milhão de brasileiros deixaram de ser pobres no ano passado, nos cálculos da Fundação Getulio Vargas. 
O paternalismo de Lula é patético. Ele é quem menos confia na capacidade de Dilma andar sozinha
A atitude intempestiva de Lula não é novidade para quem acompanha seus oito anos de mandato. Sua incontinência verbal se aprofundou e hoje resvala no vulgar. Chamar os Estados Unidos de “elefante que se borra para o rato” é uma expressão não apenas gratuita e ofensiva. Ela não faz jus ao relacionamento adulto entre os dois países. Lula tem dito impropérios, mas pede “equilíbrio”. A baixaria é de quem?
Dilma era considerada pelo próprio PT um poste, por jamais ter disputado uma eleição. Hoje é favorita, pelo milagre da transferência de votos, mas também por seus próprios méritos. Dificilmente esse escândalo obscuro pode mudar o panorama. Os números explicam isso. Somente 40 milhões no Brasil declaram Imposto de Renda. Mas, dos 130 milhões de eleitores, 54% são analfabetos, analfabetos funcionais ou não terminaram o ensino fundamental. E a maioria deles idolatra Lula.
Sob pressão de seu mentor, Dilma disse em comício em Goiás que “eles (os tucanos) estão com medo de uma mulher dar certo”.
Governar não é uma questão de gênero. Ser presidente da República é o desafio de uma vida. Se eleita, Dilma vai querer imprimir sua marca e não se conformará em ser vista como interina, esquentando cadeira para a volta de Lula após quatro anos sabáticos.
Conseguirá o “pai dos pobres” calar-se e deixar o país em suas mãos de mulher? Ou exigirá guarda compartilhada? 

TUTTY VASQUES



Apertem os cintos, o copiloto vai sumir


Tutty Vasques 
O Estado de S.Paulo - 11/09/10

Sempre na vanguarda da pindaíba das companhias aéreas internacionais, a irlandesa Ryanair está propondo às autoridades de aviação europeias o fim da figura do copiloto em voos comerciais de curta distância. Argumenta que, nesses casos, tal profissional é tão "desnecessário" quanto lanche ou toalete a bordo.

Vai chegar o dia em que os aviões da Ryanair vão funcionar como as vans: só com o motorista e alguém na janela anunciando o destino. Vão parar em qualquer lugar que lhes fizerem sinal. Já não usam os grandes aeroportos para cortar esse gasto administrativo com as despesas com pessoal de terra. Sem essa frescura de balcão de check-in ou despachantes de malas (bagagens, só de mão), costumam fazer ponto em pistas meio longe de tudo. O táxi até o hotel custa, por vezes, mais caro que a passagem aérea e, ainda assim, compensa.
Quando tirarem o copiloto da parada, vai ficar praticamente de graça ir de Paris a Barcelona. A companhia tem, decerto, planos de acabar com as comissárias de bordo durante os voos. Elas atuariam em número reduzido apenas enquanto o avião estiver em solo. No futuro, uma aeromoça vai te despachar em Lisboa, outra te receberá em Amsterdã, e lamba os beiços. Enquanto não economizarem em turbinas, tudo bem!
Já ganhou!
A participação de Luiza Brunet na novela Ti-ti-ti praticamente selou a candidatura da ex-modelo a protótipo de mulher sustentável. Ela vem trabalhando duro para isso desde que se separou do marido.
Pura verdade
Netinho de Paula está inclinado a mudar o slogan de sua campanha ao Senado pelo PCdoB de São Paulo. Passará a se anunciar no Horário Eleitoral Gratuito como "o verdadeiro primeiro Netinho da Dilma!"
A inveja é uma...
Tudo que José Serra queria agora era um neto novo para poder passar uns dias longe da campanha.
Afora o fiscal...
O povo está confuso! A quantos sigilos, afinal, todo brasileiro tem direito pela Constituição?
Defesa civil
Com a chegada das chuvas ao Sudeste, São Paulo faz ainda rescaldo da última temporada de ar seco na cidade. Tem gente na periferia dizendo que perdeu tudo com a baixa umidade do ar.
Pense nisso!
O que faz a Inter de Milão querer comprar o Kaká recém-saído de uma operação no joelho ainda cheio de dúvidas sobre o problema no púbis? Se não for obra de Deus, só pode ser lavagem de dinheiro, né não?
Com dois dês
Uma coisa ainda não foi esclarecida nas investigações sobre a quebra de sigilo da filha do Serra na Receita Federal: a funcionária Adeildda, da Agência do Fisco de Mauá (SP), dobrou o "d" de seu nome por influência da numerologia?
Imagina só!
Marta Suplicy, ao menos ela no PT, deveria admitir publicamente que esse negócio de quebrar sigilo de filho é complicado. Já pensou se, amanhã, um aloprado qualquer cismar com o Supla? 

GOSTOSA

ESCÂNDALO: ERENICE GUERRA - REVISTA VEJA - REINALDO AZEVEDO


A MÃE DE TODOS OS ESCÂNDALOS 4 - Israel recobra a memória

Na VEJA:
Na sexta-feira, Israel Guerra parece ter recobrado a memória. Por e-mail, ele admitiu ter feito o “embasamento legal” para a renovação da licença da MTA na Anac, em dezembro. Disse que recebeu o pagamento por meio da conta da empresa do irmão - que no dia anterior ele nem se lembrava que existia - e confirmou que ate “emitiu notas fiscais. Israel também admitiu ter apresentado o empresário Fábio Baracat à mãe-ministra, mas apenas “na condição de amigo”. O fato é que a vida do filho da ministra mudou significativamente desde que a mãe ascendeu na hierarquia federal. Depois de vagar por vários empregos públicos, sempre por indicação de alguém, ele parece ter se estabilizado financeiramente. Na garagem de sua casa, podem-se ver sinais de que a vida como lobista está lhe fazendo bem: Israel tem dois carrões, um Golf preto e uma caminhonete Mitsubishi L200 - somente a caminhonete está avaliada em 100.000 reais. Os carros estão em nome da ministra Erenice.
Israel Guerra: Lula tem o seu "Ronaldinho"; lembram-se? Erenice tem o dela...
Israel Guerra: Lula tem o seu "Ronaldinho", lembram-se? Erenice tem o dela...

ESCÂNDALO: ERENICE GUERRA - REVISTA VEJA - REINALDO AZEVEDO


A MÃE DE TODOS OS ESCÂNDALOS 3 – “Está na hora de você conhecer a doutora”

contrato-filho-de-ereniceNa Veja:
VEJA localizou um empresário que participou de reuniões com o filho, os funcionários da Casa Civil e Erenice. Em abril do ano passado, o paulistano Fábio Baracat, dono da Via Net Express, empresa de transporte de carga aérea e então sócio da MTA Linhas Aéreas, queria ampliar a participação de suas empresas nos Correios. A idéia era mudar as regras da estatal, de modo que os aviões contratados por ela para transportar material também pudessem levar cargas de outros clientes. Isso elevaria o lucro dos empresários. Baracat também desejava obter mais contratos com os Correios. Ele chegou ao nome do filho de Erenice por indicação de um diretor dos próprios Correios. Diz Baracat: “Fui informado de que, para conseguir os negócios que eu queria, era preciso conversar com Israel Guerra e seus sócios”.
O empresário encontrou-se com o filho da então secretária executiva de Dilma e o assessor Vinícius Castro. Explicou a eles o que queria - e ouviu a garantia de que poderiam entregar ali o que se encomendava. “Bastava pagar”, lembra Baracat. Nos encontros que se seguiram, Israel disse que poderia interceder por meio do poder da Casa Civil: “Minha mãe resolve”. Conta o empresário: “Impressionou-me a forma como eles cobravam dinheiro o tempo inteiro. Estavam com pressa para que eu fechasse um contrato”.
Após algumas conversas de aproximação, segundo o relato de Baracat, os sócios da Capital informaram: “Está na hora de você conhecer a doutora”. Os dois levaram o empresário para o apartamento funcional onde Erenice morava até março deste ano. Para entrar, Baracat teve de deixar do lado de fora celulares, relógio, canetas - qualquer aparelho que pudesse gravar o encontro. Erenice foi amável, abriu um vinho. “Ela conversou sobre amenidades e assuntos do governo. Erenice não mencionou valores ou acordos. Deixou evidente, porém, que seu filho e o sócio falavam com o aval dela”, diz. “Depois que eles me apresentaram a Erenice, senti que não estavam blefando”, admite Baracat, em conversas gravadas. “Israel e Vinícius passaram a me cobrar um pagamento mensal e exigiam que somente eles me representassem em Brasília.”
Por Reinaldo Azevedo

ESCÂNDALO: ERENICE GUERRA - REVISTA VEJA - REINALDO AZEVEDO


A MÃE DE TODOS OS ESCÂNDALOS 2 - Israel Guerra, o desmemoriado. Ou:A empresa “Capital” e a teia petista

Na Veja:
A empresa do filho da ministra chama-se Capital Assessoria e Consultoria e foi aberta oficialmente em julho do ano   passado.   No papel, constam como sócios Saulo Guerra, outro filho da ministra, e Sônia Castro, mãe de Vinícius Castro, assessor jurídico da Casa Civil. São dois laranjas. Sônia Castro é uma senhora de 59 anos que reside  no interior de Minas  Gerais  e  vende queijo. A reportagem entrevistou empresários, lobistas, advogados,  funcionários de estatais para tentar entender a história de sucesso da Capital. Na junta comercial, informa-se que ela encerrou suas atividades recentemente. No endereço onde deveria funcionar, na periferia de Brasília, existe um sobrado residencial, e, numa primeira visita, ouve-se do morador que ali é uma casa de família. Uma verificação mais minuciosa, porém, revela que no endereço registrado oficialmente como sede da Capital mora Israel Guerra.
Na última quinta-feira, VEJA localizou Israel em sua casa - ou melhor, na sede da empresa. Empresa? Segundo ele, não havia empresa alguma funcionando ali. Capital? Nunca ouviu falar. Vinícius? Não se lembrava ao certo do nome. Stevan? Este, salvo engano, era amigo de um amigo. O Vinícius, de quem ele não se recordava, era Vinícius Castro, funcionário da Casa Civil, parceiro dele no escritório de lobby. O advogado Stevan Knezevic, o amigo do amigo, o terceiro parceiro, é servidor da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, cedido à Presidência da República desde setembro de 2009. Os três se conheceram quando trabalharam na burocracia de Brasília  se tornaram amigos inseparáveis - amizade que voou a jato para o mundo dos negócios.
Como a sede da empresa funciona em uma residência, quando precisam despachar com os clientes, os três lobistas recorrem ao escritório da banca Trajano & Silva Advogados, que fica num shopping de Brasília. O escritório não tem placa de identificação, mas, em cima da mesa de reunião, há vários cartões de visita que indicam que lá trabalha gente famosa e importante. Um dos sócios é o advogado Márcio Silva, ninguém menos que o coordenador em Brasília da banca que cuida dos assuntos jurídicos da campanha presidencial de Dilma Rousseff. Quem mais trabalha lá? Antônio Alves Carvalho, irmão de Erenice Guerra e, portanto, tio de Israel Guerra. Há um terceiro sócio, Alan Trajano, que dá expediente no gabinete do deputado mensaleiro João Paulo Cunha. Eles admitem que a turma do filho da ministra usa as dependências do escritório - e até que já tentou intermediar negócios com a banca. “O Israel tinha sido procurado por uma construtora mineira, que queria contratar um escritório de advocacia, mas acabou não dando certo”, disse Márcio Silva.
Por Reinaldo Azevedo

ESCÂNDALO: ERENICE GUERRA - REVISTA VEJA - REINALDO AZEVEDO


A MÃE DE TODOS OS ESCÂNDALOS 1 - FILHO DE ERENICE, QUE É SOMBRA DE DILMA, COMANDA INTERMEDIAÇÃO MILIONÁRIA DE VERBA PÚBLICA. PIOR: ERENICE PARTICIPA DE REUNIÕES. COMISSÃO: 6%


Dilma (à dir.) também tem a sua criatura: Erenice Guerra. Uma manda, a outra obedece
Dilma (à dir.) também tem a sua criatura: Erenice Guerra. Uma manda, a outra obedece
Veio à luz a mãe de todos os escândalos do governo Lula-Dilma. É muito mais grave do que o mensalão. Israel Guerra, filho da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra — sucessora de Dilma na pasta e seu braço-direito, como todos sabem —, montou um grupo para fazer a intermediação de verbas públicas. Ele cobra uma taxa de sucesso: 6%. É pouco? Erenice, que já andou metida em outros casos nada republicanos do governo Lula, participou de reuniões. IMPORTANTE: a um empresário com o qual o grupo fez negócios, Erenice deixou claro: a dinheirama cobrada era para “saldar compromissos políticos”.
A matéria de  capa da VEJA é de estarrecer. Posts abaixo, reproduzo trechos da reportagem de Diego Escosteguy, que contou com a colaboração de Rodrigo Rangel, Daniel Pereira, Gustavo Ribeiro e Paulo Celso Pereira. Ainda que espantosos, dão uma idéia pálida do que vai na revista. Eis um exemplar que se deve ter à mão como documento de um tempo.
A “Carta ao Leitor” de VEJA, que segue abaixo, faz uma síntese do caso. Leiam:
“A reportagem desta edição de VEJA revela que Israel Guerra, filho de Erenice Guerra, braço direito de Dilma Rousseff enquanto ela foi a incontrastável ministra-chefe da Casa Civil e sua sucessora na pasta, comanda um escritório de lobby em Brasília que trabalha azeitando negócios de empresários com o governo. A Casa Civil fica no 4° andar do Palácio do Planalto, exatamente acima do gabinete do presidente da República. Fossem os tempos que correm menos relativos em termos éticos, isso bastaria para deixar clara a inadequação do arranjo familiar montado no ministério mais próximo de Lula e mais poderoso da hierarquia administrativa do país.
Existem evidências de que a ministra, pessoa da intimidade e da mais estrita confiança de Dilma Rousseff, é responsável pelo sucesso dos negócios do filho com órgãos públicos. Empresários que desfrutaram da confiança de Israel e Erenice contam que a ministra participa de reuniões com clientes do filho e se compromete a abrir portas. O caso assume feições nigerianas de gestão pública quando a reportagem desce a detalhes do que se passa logo acima da cabeça do presidente. Um empresário do setor aéreo contou como conseguiu contratos de 84 milhões de reais nos Correios mediante a intervenção direta de Erenice Guerra, a cuja presença ele foi levado pelo filho. O negócio só saiu depois de assinado compromisso de pagamento de uma “taxa de sucesso” de 6% do valor dos contratos, cujo destino manifesto pelos lobistas-familiares-assessores-militantes petistas seria saldar “compromissos políticos”‘.
Dois assessores montaram um balcão de negócios na Casa Civil. Eles foram nomeados funcionários públicos, mas atuam como lobistas, recebendo ordens do filho de Erenice Guerra. A publicação da reportagem a vinte dias do primeiro turno das eleições fará brotar acusações de que o objetivo é prejudicar a candidata oficial, Dilma Rousseff. São especulações inevitáveis. Mas quais seriam as opções? Não publicar? Só publicar depois das eleições? Essas não são opções válidas no mundo do jornalismo responsável, a atividade dedicada à busca da verdade e sua revelação em benefício do país.
Por Reinaldo Azevedo

ESCROTO

JOSÉ SIMÃO

Ueba! Voto no Pirolito do Amor!

JOSÉ SIMÃO
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/09/10
Indecisos e indecentes, votem em mim pra presidente. Prometo fazer na vida pública o que faço na privada!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O Esculhambador-Geral da República! Ereções 2010! Twitter do Dia: Quebraram o sigilo de todas as SERRAlherias do Brasil!
Manchete do Sensacionalista: "Dilma anuncia quebra de sigilo de maridos e dispara nas pesquisas". E mais uma bombástica: "Nelson Ned multado pela lei da cadeirinha". E outra bomba: "Serra anuncia que vai adotar cinco sobrinhos". Só pra quebrarem o sigilo deles! Aí já é quinto turno! Rarará!
E a Marina? A Marina Silva não precisa do meu voto, precisa duma costureira pra ajustar aquele tailleur. Cor de cipó!
E o Otário Eleitoral?! A Galera Medonha! Tô adorando o PSOL de Minas: Reginaldo Tristeza, Jorge da Carroceria e João Rasgado. E aí aparece uma voz no fundo: "MEU FEDERAL É RASGADO!". Rarará.
E pelo Acre: Pirolito do Amor. O quê? E quem vai fazer boca de urna no Pirolito do Amor?!
Indecisos e indecentes, votem em mim pra presidente. Prometo fazer na vida pública o que faço na privada! Vou criar o Bolsa Proteína: toda mulher terá direito a um Homem Filé! E vou aumentar o rolo do papel higiênico para 50 metros. Bolsa Piriri!
E adorei o slogan da Ana Júlia do PT: ACELERA PARÁ! Acelera pra pará e aí acelera de novo!
E adorei a agenda dos candidatos do chargista Paixão: comer pastel na rodoviária, apertar fruta na feira e dar mão pra pobre. Dá mão pra pobre e depois esfrega aquele gel da gripe suína. E dá adeusinho pra roupa no varal. Eles dão adeusinho até pra roupa no varal!
E o Serra Vampiro Anêmico é o candidato da oposição: "vou ampliar o Minha Casa, Minha Vida, dobrar o Bolsa Família e estender o Bilhete Único pra todo país". Então eu vou votar na Dilma e na Marta. Rarará!
E eu adoro a Marta falando: "Presidente Luuuu-la", bate com a língua no céu da boca: Luuuu-la. E Sapopeeeemba! E Vila Nova CachoEIrinha! "Estive com o presidente Luuu-la em Sapo-peeeemba e Vila Nova CachoEIrinha!" Rarará!
E a Dilma na hora de brigar chama o homem da casa: "LUUULA! Tão me xingando! Bate neles!". Rarará.
Dilma e Serra: dou um pelo outro e não quero troco! E o Chik Jeitoso? Tem candidato chamado Chik Jeitoso? Tem sim! Eu vou votar no Chik Jeitoso! Rarará!
A situação tá ficando psicodélica. Ainda bem que nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

SERRA E AGRIPINO

MÔNICA BERGAMO

OLHO NO CURINGA
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/09/10 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu aumentar o cerco contra a publicidade de agrotóxicos. A lei determina que os anúncios desses produtos sejam restritos a programas e publicações específicos para agricultores, mas as empresas têm usado formas "alternativas" de promovê-los: distribuem brindes, como camisetas, bonés e até jogos de baralho, com a marca dos defensivos. Duas empresas já foram notificadas para que apresentem seu material de divulgação para análise da agência. 

ASAS DO CRIME 
A parceria que os governos do Brasil e da Itália negociam para combater o turismo sexual prevê que, além de uniformizar as campanhas sobre o tema, aumente a fiscalização sobre as agências de viagem. Segundo o ministro Luiz Barretto (Turismo), o foco são "os voos fretados, com público totalmente masculino, na faixa de 25 a 40 anos, que saem de lá para o Nordeste brasileiro". A ideia é penalizar os promotores dessas viagens e criar mecanismos para barrar a entrada dos turistas no Brasil. 

TRICICLO 
Robinho vai ser pai pela segunda vez. A mulher dele, Vivian, está grávida de dois meses. Ela, que perdeu 15 kg no spa Casa Grande, no Guarujá, embarca neste fim de semana para Milão, onde vai procurar casa para morar com o craque, recém-contratado pelo A.C. Milan. 

NOSSO LAR 
Ana Carolina, filha de Marco Aurélio Costa, dono do restaurante Piantella, célebre reduto de políticos em Brasília, se casa amanhã na capital federal com Marcelo Matos, em uma cerimônia "zen". A família, que é espírita, pediu aos convidados para vestirem branco. "Mas nada de terno. Bata, camisa", diz o pai da noiva. Entre os convidados, José Dirceu, José Antonio Dias Toffoli e Guilherme Palmeira. 

PORTA-RETRATO 
José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, arrematou três fotografias de Cláudia Melli, anteontem, no estande da galeria carioca H.A.P, na feira SP-Arte/Foto. As obras, com técnica de nanquim sobre vidro, têm preço entre R$ 5.000 e R$ 6.000. 

PAREDE BONITA 
E a galeria Arte 57 vendeu, no primeiro dia da feira, duas fotos de Massimo Vitali de R$ 80 mil cada uma. 

BAIXO AUGUSTA VERDE 
A presidenciável Marina Silva (PV) vai falar sobre cultura, na segunda-feira, em um encontro no Studio SP com o cineasta Fernando Meirelles, o escritor José Miguel Wisnik, o chef Alex Atala e o rapper Xis. Ale Youssef, candidato a deputado federal pelo PV e dono do clube, será o mestre de cerimônia. 

BOSSA ROCK 
A cantora Bebel Gilberto, que vai cantar ao vivo no desfile de Carlos Miele em Nova York, na segunda, escolheu para a apresentação a música "Another Brick in the Wall", da banda de rock Pink Floyd. Vai interpretá-la em ritmo de bossa nova. 

ENTRE ASTROS 
Também em Nova York, a modelo brasileira Michelle Alves, mulher do empresário de Madonna, Guy Oseary, vai fechar um restaurante para comemorar, amanhã, seu aniversário de 31 anos . Além da rainha do pop, confirmaram presença na festa os atores Chris Rock e Demi Moore e os cantores Lenny Kravitz e Gwen Stefani. 

PRA DAR E VENDER 
A modelo Marcelle Bittar inaugurou anteontem um centro estético e terapêutico, no Jardim Paulista. O evento contou com discotecagem da DJ Liana Padilha. Entre os convidados, a apresentadora Sarah Oliveira e o empresário Kadu Paes. 

JARDINEIROS FIÉIS 
Os franceses Maro Avrabou e Dimitri Xenakis estão no Brasil para o Festival de Jardins do MAM, no Ibirapuera. No evento, que abre no dia 22, nove jardins projetados por paisagistas e artistas serão montados em volta da marquise. 

CURTO-CIRCUITO 

Carlos Vergara inaugura exposição individual, hoje, das 11h às 17h, na galeria Bergamin, na rua Rio Preto. 

Helena Sicupira faz venda da coleção de verão da marca Etoiles amanhã, a partir das 12h, na galeria Mendes Wood. 

A exposição "Das Naturezas", será inaugurada hoje, às 15h, na galeria Mezanino. 

André Vasco e Marcos Maria fazem festa fechada de aniversário, hoje, na Disco. 

A banda Holger faz show hoje, às 23h30, no Estúdio Emme. Classificação: 18 anos. 

A estilista Carina Duek fecha o clube Alberta # 3, na av. São Luís, para uma festa para 200 convidados na terça-feira, em comemoração à inauguração de sua nova loja no shopping Iguatemi. As bandas Copacabana Club e The Polainas se apresentarão. 

com DIÓGENES CAMPANHA (interino), LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA