segunda-feira, dezembro 13, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Por eliminação 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 13/12/2010 

A legalização dos bingos, que poderá ser votada na Câmara já nesta semana, voltou à pauta porque o governo decidiu abraçar o que lhe pareceu ser o menos ameaçador dos "jabutis" colocados na árvore pelo deputado Paulinho da Força (PDT-SP).
Principal patrocinador da ideia, o deputado também encabeça o lobby da PEC 300, que estabelece piso para o salário de policiais. O governo não pode modificar propostas de emenda à Constituição aprovadas pelo Congresso. Já no caso de projetos de lei, como o dos bingos, a palavra final é sempre do Executivo, que pode vetar artigos ou até a proposta inteira.

Enviados Aliados do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) tentavam ontem um meio de campo com integrantes da Mensagem ao Partido, segunda maior corrente petista, em busca de um acordo para evitar disputa, amanhã, na reunião que escolherá o candidato do partido para concorrer à presidência da Câmara.

Nada contra Marco Maia, um dos postulantes petistas ao comando da Câmara, contesta relatos segundo os quais ele e a presidente eleita, Dilma Rousseff, não teriam boa relação.

É oficial Geraldo Alckmin Alckmin confirma hoje à tarde a nomeação do deputado federal Emanuel Fernandes para a Secretaria de Economia e Planejamento e a recondução de Elival da Silva Ramos à Procuradoria-Geral do Estado, cargo que ocupou entre 2001 e 2006. Outro nome deve ser oficializado no pacote, mas o tucano ainda dependia de uma conversa para bater o martelo.

#prontofalei De FHC, sobre as declarações de Lula em defesa do Wikileaks: "Desta vez ele acertou. A internet veio para dar mais acesso às informações e mais transparência às decisões. Mas talvez Lula venha a se arrepender deste momento de lucidez. Quanto mais as pessoas se informarem, menos acreditarão no refrão "nunca antes neste país".

Zigue-zague Presidente da Apex, Alessandro Teixeira é cotado para assumir a secretaria executiva de Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Há quem diga que Dilma tende a deixar a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa para mais tarde, devido às dificuldades de formatar uma pasta com a transição em curso.

Magoei Aliados de Michel Temer relatam que o vice-presidente eleito ficou para lá de contrariado com o ressurgimento da possibilidade de Ciro Gomes (PSB), principal desafeto público do PMDB, integrar o primeiro escalão do governo.

Trombada De um integrante do PSB, sobre a reentrada de última hora de Ciro como opção do partido para a composição ministerial: "É como se a Dilma estivesse negociando a compra de um teco-teco e aí de repente aterrissa um Boeing".

Encrenca Depois do assassinato do prefeito de Jandira, Braz Paschoalin, dirigentes do PSDB tentam garantir escolta para a sucessora, Anabel Sabatine.

Histórico Na década passada, São Paulo registrou uma série de homicídios de prefeitos petistas no exercício do mandato: Toninho Costa Santos (Campinas), Celso Daniel (Santo André) e Geraldo Souza Dias (São Bento do Sapucaí). Em comum, a autoria nebulosa e a suspeita de motivação política, embora os inquéritos dos dois primeiros tenham afastado tal hipótese.

tiroteio

"Alguns setores do PT insistem em não entender que são do mesmo partido da presidente da República".

DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PR), secretário de Comunicação do partido, sobre as críticas da seção mineira à direção nacional do PT, que tenta construir consenso em torno de um candidato à presidência da Câmara.

Contraponto

Apoio moral

Em caminhada pelo centro paulistano durante a campanha deste ano, Geraldo Alckmin foi saudado por um eleitor que, além de lhe desejar sucesso nas urnas, sugeriu que tirassem uma foto conjunta. Pedido atendido, o eleitor quis tirar foto também com aquele a quem chamou de "segurança" do tucano.
Tratava-se, na verdade, do assessor Felipe Sigollo, 1,60 m de altura, o que levou Alckmin a comentar:
-Só se for segurança psicológica...

Nenhum comentário: